Voltar

O Que é Liderança Cognitiva?

Publicado em | 0 comentários

Santiago Cornejo/Shutterstock A Liderança Cognitiva diz que o líder deve perceber o modo de agir, sentir e pensar de seus liderados e criar as condições necessárias aos bons resultados

Liderança Cognitiva é aquela que busca perceber as pessoas ao redor do líder, sua forma de pensar, sentir e agir e, por meio disso, criar estratégias efetivas para motivar, inspirar e estimular os liderados continuamente. O termo é proveniente da palavra Cognição, que por sua vez, exemplifica esta conexão, que segundo o dicionário, pode ser definida pela junção de: memória, percepção, associação, pensamento, juízo de valor, imaginação, raciocínio, atenção e linguagem.

Este modelo de liderança defende que para conseguir estimular seus profissionais e fazê-los ir à direção que acredita ser a melhor, o líder precisa criar um ambiente apropriado, seguro, onde as pessoas sintam-se confiantes, motivadas, empoderadas em decorrência disso. Assim, entende-se que a liderança cognitiva conecta os pontos e tem como objetivo criar um clima favorável para a execução das tarefas e alcance das metas diárias.

Como a Liderança Cognitiva Funciona

Esta liderança, baseada no modelo cognitivo, funciona tendo como princípios três elementos importantes, complementares e distintos: Reconhecimento, Regras e Resultados. Vamos destrinchar cada um, dar dicas de liderança, e entender como funcionam.

Reconhecimento – Segundo a hierarquia das necessidades de Abraham Maslow, todo ser humano precisa ser reconhecido, na essência, para sentir-se motivado. O mesmo ocorre com a equipe de profissionais de uma empresa, por isso a liderança cognitiva prega o reconhecimento ao trabalho, às competências, coletivas e individuais, dos indivíduos e, claro, aos seus resultados.

Regras – As normas servem para regular o trabalho, direcionar as ações, ditar o ritmo de trabalho e delimitar a área de ações, de cada um, no ambiente corporativo. Servem como o guia do líder para seus liderados que, ao segui-las, tem o suporte que precisam para fazer seu trabalho do modo correto, com ética, respeito valores e da forma acordada.

Resultados – Sem resultados não há avanços e se, não há avanços, todos perdem, retrocedem. Por isso, o líder cognitivo deve estar sempre atento, acompanhar seus liderados, gerenciar as tarefas e assegurar que as metas e objetivos sejam plenamente alcançados. Pensando nisso, deve também propor momentos produtivos, reuniões mais práticas e objetivas, onde todos possam compartilhar ideias, soluções e disponibilizarem-se para conquistar resultados positivos.

Como podemos perceber, este é mais um modelo de liderança inovadora, que vai além ao que tange à forma de gerir os processos e liderar as pessoas. Isto é exatamente o que ocorre com a liderança baseada nos princípios do Coaching, onde os liderados são constantemente convidados a ir além, sair da caixa, da zona de conforto e dar o seu melhor em prol dos resultados e da inspiração do líder.

O que está esperando, então? Invista em sua formação como líder. Faça a formação Leader Coach Training; aprimore e desenvolva suas competências de liderança, aumente sua cognição como líder e conquiste o extraordinário em sua gestão.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!