Leader Coach é o líder que une ferramentas e práticas do Coaching, uma metodologia única e humanista de aceleração de resultados, através do autoconhecimento, desenvolvimento de competências e novas habilidades, no sentido de agregar as qualidades ideais, para que este desempenhe de forma assertiva o seu papel transformador dentro de uma organização.

O Leader Coach é um gerador de conexão entre as pessoas, pois utiliza o Coaching como filosofia de liderança, uma vez que acredita nos resultados a partir do desenvolvimento, de forma contínua, do potencial dos profissionais que estão sob sua tutela.

Quer saber mais sobre o assunto? É só continuar a leitura!

Conheça os passos que vão te tornar um Líder Extraordinário!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

Saiba mais sobre o Leader Coach e seus diferenciais

O Leader Coach dispõe de qualidades essenciais para a condução exata dos seus liderados, tais como:

  • Autoconfiança para delegar as tarefas, monitorar e conduzi-las;
  • Ouvir seus colaboradores na essência;
  • Dar feedbacks realistas;
  • Compartilhar suas experiências e conhecimentos;
  • Respeitar as opiniões divergentes e conciliá-las;
  • Inspirar e motivar seus liderados no alcance das metas.

São líderes aperfeiçoados através do processo de Coaching, o que os torna diferenciados em relação aos demais. Eles não priorizam apenas os resultados, mas também a qualidade das relações interpessoais, uma boa comunicação, e veem sempre novas possibilidades de evolução para si e para seus liderados.

Neste tipo de liderança, o liderado coordena o processo, pois o Leader Coach tem as perguntas e o liderado tem as respostas. O primeiro encoraja o segundo a descobrir soluções ao invés de impô-las, o que gera o desenvolvimento. O liderado é responsável pelo resultado, já o Leader Coach o apoia no processo de busca dos objetivos e ainda propõe desafios que geram motivação e aceleram o processo.

PSC

É um ser inspirador, assertivo, confiante, flexível, motivador e exemplo que todos querem seguir, ainda consegue construir relacionamentos construtivos e duradouros. O Leader Coach também tem estratégias de sucesso, eficientes e eficazes, é responsável por grandes realizações, além de ser empreendedor, criativo, ousado, resiliente.

Tem a capacidade de ensinar e acompanha, delega responsabilidades, conduz, mobiliza e mantém o equilíbrio. É o líder do futuro que age no tempo presente promovendo RESULTADOS EXTRAORDINÁRIOS!

Uma pesquisa realizada com 266 gestores e profissionais das áreas de Treinamento & Desenvolvimento e Educação Corporativa das maiores empresas do país, apontou que 100% desses profissionais consideram o processo de Coaching como uma metodologia efetiva para o desenvolvimento de lideranças. Essa pesquisa foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC durante o 27º Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD), que se realiza todos os anos em Santos – SP.

O que é Liderança?

Liderança é a arte de conduzir pessoas, profissionais, grupos e equipes a alcançar, com êxito, os resultados planejados, tanto na vida pessoal como no ambiente organizacional. O líder atual deve assumir novos comportamentos, estar atento, buscar o desenvolvimento contínuo, tanto seu como de seus colaboradores, equipes e organização. Líderes são um retrato da cultura organizacional das empresas.

Para ser um líder eficaz é preciso ter mais do que habilidades técnicas, que são realmente muito importantes, mas que não são tudo. É necessário saber como lidar com pessoas para inspirá-las e incentivá-las a trilharem um caminho de desenvolvimento. Assim, unindo as chamadas soft e hard skills, ou seja, as ligadas à parte técnica e ao comportamento, é possível se tornar um líder completo.

10 Habilidades de um Leader Coach

Veja, a seguir, quais são as dez habilidades essenciais de um Leader Coach, um profissional completo e preparado para estar à frente de equipes dos mais diferentes setores.

  1. Agilidade mental e percepção cognitiva – As coisas acontecem com uma rapidez impressionante e o bom líder deve estar pronto para perceber essas mudanças e tomar as decisões necessárias.
  2. Pensamento estratégico, considerando a competição global – Dentro de uma empresa, existem muitas demandas a serem atendidas e apenas com pensamento estratégico é possível dar conta de todas com eficiência e eficácia.
  3. Habilidade analítica, especialmente a de classificar o que é mais importante entre fontes diversas de informação – A capacidade de analisar é indispensável para que um líder saiba priorizar e manter o foco no que é verdadeiramente relevante.
  4. Tomar decisões em ambientes de ambiguidade e incertezas – Por mais que o cenário não esteja se mostrando favorável, o líder deve ter confiança para tomar decisões e manter o barco navegando em direção ao destino desejado.
  5. Habilidades organizacionais e pessoais de comunicação – A comunicação é tudo dentro de uma empresa, especialmente entre um líder e seus liderados.
  6. Ser influente e persuasivo com grupos diferentes – O verdadeiro Leader Coach influencia não apenas a sua equipe como também qualquer grupo por onde ele passar.
  7. Delegar com eficácia – Um bom líder conhece profundamente cada um dos seus liderados, o que o permite delegar tarefas para as pessoas certas, visando sempre obter o melhor resultado possível.
  8. Identificar, atrair, desenvolver e reter pessoas talentosas – O Leader Coach deseja ter ao seu lado pessoas que tenham talento e estejam dispostas a se desenvolver. Por isso, possui habilidades que os permite identificá-las.
  9. Aprender com todas as experiências – Todas as experiências têm algo de positivo para oferecer, se não for um êxito é um aprendizado e os grandes líderes sabem utilizar isso a seu favor e de sua equipe.
  10. Manter o foco nas soluções e não nos problemas – O problema está lá, já aconteceu, e remoê-lo não fará com que desapareça. Ciente disso, o Leader Coach busca sempre focar nas soluções, assim consegue entender o ocorrido e evitar que se repita.

Em meu livro “Leader Coach – Coaching como Filosofia de Liderança”, eu dou ainda mais exemplos de habilidades, além de técnicas e ferramentas que esse tipo de líder precisa utilizar para conduzir equipes e empresas ao sucesso.

Agora que você já conhece grande parte das características de um Leader Coach, invista em uma formação em Coaching e torne-se um exemplo de liderança!

Aproveite para deixar o seu comentário abaixo e compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!