Trio de profissionais abraçados, unidos, sorrindo, feliz e mostrando sua inteligência social

George Rudy/Shutterstock A inteligência social ajuda a construir bons relacionamentos dentro e fora do trabalho

Para construir um relacionamento interpessoal positivo é necessário que sejam desenvolvidas as habilidades de relacionamento e comunicação, ou seja, a inteligência social. A inteligência social nada mais é do que ter a capacidade de se relacionar, compreender e interagir com outras pessoas.

Necessariamente para se ter uma inteligência social desenvolvida o indivíduo deve saber se relacionar com o mundo externo de maneira harmônica, coesa e positiva para ambos os lados. Em suma, a essência da inteligência social são a empatia e a compreensão, sendo essas duas características fundamentais para que se estabeleça um bom relacionamento interpessoal.

Como Desenvolver a Inteligência Social?

Ter Inteligência social não necessariamente significa que você deva ser amigo de muitas pessoas, ser expansivo ou acessível a todos ou até mesmo afetar intimidade com quem você pouco conhece. Quer dizer, antes de tudo, certa capacidade de socializar-se minimamente com diferentes indivíduos, em variados contextos, mantendo sempre uma convivência razoavelmente harmônica, isto é, pouco propensa a conflitos.

Relacionar significa criar laços, estabelecer ligações com diferentes pessoas. Mas isso não pressupõe amizades estreitas ou mesmo uma convivência bastante aproximada com todos. Pode, aliás, representar o exato oposto disso, ou seja, uma característica muito apurada para selecionar os diferentes níveis de relações que devem ser mantidas com as pessoas à sua volta.

Amizades à Parte!

Nossa vida cotidiana testa, a todo instante, nossa in­teligência social. Ela é colocada à prova tanto em situações corriqueiras quanto em casos únicos e sem paralelos. Nosso “bom dia” muitas vezes é dada para qualquer desconhecido no elevador, no balcão da farmácia onde somos atendidos ou na poltrona ao lado quando sentados nos ônibus ou no avião.

Mas a facilidade com que cumprimentamos esse de­sconhecido não permite inferir que você irá convidar o ilustre desconhecido para a sua festa de casamento. Nesse instante, está em ação o nosso filtro seletivo programado pela nossa inteligência social. Isso é o que faz com que mesmo tendo uma boa rede de relacionamentos e muitas pessoas ao nosso redor, não quer dizer que tenhamos que trazer todos para a nossa intimidade e tornar todos nossos melhores amigos.

PSC

Saber fazer esta distinção é uma grande amostra de inteligência social, pois mostra que além de saber construir boas afinidades, a pessoa sabe também compreender quais delas são realmente agregadoras ou não. Ter este filtro é importante para não ser o mais popular, porém não ter amizades ou relações verdadeiras.