Você sabe o que é Inovação Aberta? Já ouviu falar nesse conceito? Pois bem, ele foi criado pelo professor e diretor do Centro de Inovação Aberta, da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, Henry Chesbrough, que também é PhD em administração de empresas.

Neste artigo, vamos compreender melhor esse conceito e investigar como ele pode ser adotado dentro das organizações e quais são os benefícios que ele pode gerar nos resultados das empresas. Ficou curioso? Então, continue a leitura a seguir para saber mais sobre o tema!

O que é “open innovation” ou inovação aberta?

Segundo a teoria do “Open Innovation”, que também é o nome do livro lançado pelo professor, as empresas podem se beneficiar, e muito, de estudos, abordagens, pesquisas e ideias externas e tê-las como suporte do seu próprio processo de inovação.

Para isso, a organização realiza parcerias com universidades, escolas e outras empresas, que são especializadas em trazer as inovações, para melhorar os seus processos internos, incorporar novas práticas e reduzir os custos, por exemplo. Assim, a inovação aberta é aquela em que não apenas os colaboradores da organização, como também parceiros externos podem contribuir com ideias que gerem inovações, melhorias e soluções aos desafios identificados.

Como a inovação aberta surgiu?

Chesbrough analisou como as empresas americanas gerenciavam os seus processos de inovação ao longo do século XX e percebeu que eles eram insipientes e, por vezes, muito fechados. Até então, as organizações não davam abertura para que outras empresas conhecessem as suas lacunas e pudessem ajudá-las a resolver esses desafios.

Acreditavam que possuíam os melhores talentos e todos os recursos necessários e que, por isso, não precisavam recorrer a terceiros. Ledo engano! Atualmente, com a expansão dos conhecimentos e informações, as ideias e pessoas inovadoras estão espalhadas pelo mundo e, com certeza, muitas delas podem ser de grande valia para o crescimento do seu empreendimento.

PSC

É por isso que as empresas estão se abrindo à contribuição de pessoas que não trabalham nelas, mas que desejam compartilhar as suas ideias e gerar melhores resultados. O conceito, como o conhecemos, surgiu em 2003 e se popularizou desde então.

Quais são os benefícios e oportunidades que esse processo oferece?

O diferencial das empresas que apostam na inovação aberta é ir à procura das ideias desses pensadores modernos e trazê-las para dentro do seu espaço de cocriação. Isso não quer dizer, porém, que o inovar esteja restrito ao ambiente externo e que os profissionais da empresa perdem o seu espaço com ela.

Quanto mais a organização demonstra que está disposta a evoluir e reconhece as suas dificuldades, em diversos aspectos, maiores também são as chances de os seus próprios colaboradores, aqueles que a conhecem tão bem, desenvolverem ideias criativas e inovadoras, que ajude a empresa a superar qualquer tipo de problema — técnico, estrutural, processual ou humano.

O interessante no modelo de inovação aberta é o nascimento de outro tipo de empresa, aquele realmente especializado em resolver os dilemas específicos dos seus clientes. Com essa abertura, pessoas que oficialmente não fazem parte da organização podem pensar como parte dela e desenvolver soluções efetivas para abolir os seus problemas e incrementar os resultados do negócio. Confira as principais vantagens específicas que esse processo oferece.

1. Novas oportunidades

Muitas vezes, o olhar de empresas parceiras e de investidores externos complementa a visão de quem já está dentro da empresa há algum tempo. Essa combinação favorece o desenvolvimento de novos produtos, serviços, marcas, processos, projetos e parcerias, permitindo que haja mais sucesso e melhores resultados.

2. Aceleração das inovações

Essas parcerias externas permitem que haja uma troca, ou seja, um compartilhamento de conhecimentos e tecnologias. Dessa forma, os projetos e inovações que surgirem poderão ser adotados com mais facilidade e rapidez.

3. Amenização de riscos e redução de custos

As contribuições externas, de certa forma, “diluem” os riscos, pois evitam que toda a responsabilidade por uma inovação esteja sempre sobre as mesmas pessoas. Além disso, quando executamos os projetos de forma organizada e com a combinação de diferentes conhecimentos, há uma diminuição dos riscos existentes.

4. Melhorias financeiras

Com a combinação de conhecimentos e tecnologias, esse compartilhamento de fatores diminui os custos da implantação dos processos, ao mesmo tempo em que eleva as chances de sucesso. Consequentemente, há maiores possibilidades de a empresa elevar o ROI e o seu lucro.

5. Valorização do conhecimento

Além dos benefícios tangíveis e financeiros, a inovação aberta gera reconhecimento e valorização da democratização do conhecimento, ou seja, das trocas entre diferentes grupos, que podem beneficiar os envolvidos.

6. Networking

Outra consequência muito positiva é o fortalecimento do networking. As empresas e os seus colaboradores expandem as suas redes de contatos, fazendo parcerias de diferentes áreas, que podem se tornar duradouras.

7. Aumento na capacidade de aprender

Por fim, podemos ressaltar que a inovação aberta amplia a própria capacidade de aprender. Abrir-se aos novos conhecimentos ajuda as empresas a divulgar essa cultura de aprendizado contínuo, o que é essencial para manter a competitividade no dia a dia.

Concluindo, a inovação aberta favorece a cultura da troca de dados, conhecimentos, tecnologias e projetos. Esse tipo de parceria oferece todos os benefícios acima. Não é à toa que não para de crescer e se popularizar entre organizações de diferentes portes e segmentos em todo o mundo.

Isso, com certeza, é maravilhoso, pois, além de abrir um nicho no mercado, estimula a inovação nas universidades e escolas e fomenta a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias — mais baratas e também mais compatíveis com os tempos atuais. Reflita sobre os benefícios da inovação aberta e verifique se essa também não é uma boa alternativa para a expansão da sua empresa!

E você, ser de luz, já teve alguma experiência com a inovação aberta? O que pensa sobre essa característica de muitas empresas da atualidade? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!