Voltar

O Que é Inovação Aberta e Como se Beneficiar Dela?

Publicado em | 0 comentários
Inovação Aberta

Stock- Asso/Shutterstock A Inovação Aberta permite que  outras empresas possam pensar em soluções para os problemas do seu negócio

Você sabe o que é Inovação Aberta? Já ouviu falar neste conceito? Pois bem, ele foi criado pelo professor e diretor do Centro de Inovação Aberta, da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, Henry Chesbrough, que também é Ph. D. em administração de empresas.

Segundo a teoria do “Open Innovation”, que também é o nome do livro lançado pelo professor, às empresas podem se beneficiar e, muito, de estudos, abordagens, pesquisas e ideias externas e tê-las como suporte de seu próprio processo de inovação. Para isso, a organização realiza parcerias com universidades, escolas e outras empresas, que são especializadas em trazer as inovações para melhorar seus processos internos, incorporar novas práticas e reduzir os custos, por exemplo.

Inovação Aberta – Benefícios e Oportunidades!

 Inovação Aberta

PureSolution/Shutterstock A troca de ideias e conhecimentos é essencial no processo de inovação aberta

Chesbrough analisou como as empresas americanas gerenciavam seus processos de inovação ao longo do século XX e percebeu que eles eram insipientes e, por vezes, muito fechados. Até então, as organizações não davam abertura para que outras empresas conhecessem suas lacunas e pudessem lhes ajudar a resolvê-las.

Acreditavam que possuam os melhores talentos e todos os recursos necessários e que não precisavam recorrer a terceiros. Ledo engano, atualmente, com a expansão dos conhecimentos e informações, as ideias e pessoas inovadoras estão espalhados pelo mundo e, com certeza, muitas delas podem ser de grande valia para o crescimento do seu empreendimento.

O diferencial das empresas que apostam na inovação aberta é ir à procura dessas ideias, destes pensadores modernos e trazê-las para dentro de seu espaço de cocriação. Isso não quer dizer, porém, que o inovar esteja restrito ao ambiente externo e que os profissionais da empresa perdem seu espaço com ela.

Quanto mais a organização demonstra que está disposta a evoluir e reconhece suas dificuldades, em diversos aspectos, maiores também são as chances de seus próprios colaboradores, aqueles que a conhecem tão bem, desenvolverem ideias criativas e inovadoras, que lhe ajude a superar qualquer tipo de problema, seja ele técnico, estrutural, processual ou humano.

O interessante no modelo de inovação aberta é o nascimento de outro tipo de empresa, aquele realmente especializado em resolver os dilemas específicos dos seus clientes. Com esta abertura, pessoas que oficialmente não fazem parte da organização podem pensar como parte dela e desenvolver soluções efetivas para abolir seus problemas e incrementar os resultados do negócio.

Isso, com certeza, é maravilhoso, pois além de abrir um nicho no mercado, estimula a inovação nas universidades e escolas e fomenta a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias, mais baratas e também mais coesas com os tempos atuais. Reflita sobre os benefícios da inovação aberta e veja se esta também não é uma boa alternativa para a expansão da sua empresa.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!