Ao longo de nossa jornada, pessoal e profissional, para que consigamos realizar nossos sonhos e desejos, precisamos, invariavelmente, contar com determinadas características, caso contrário permaneceremos estacionados na vida, sem conseguir conquistar absolutamente nada. 

Digo isso, pois ainda existem muitas pessoas que acreditam que as mudanças que desejam ver realizadas em suas vidas podem simplesmente cair do céu e acontecer de uma hora para outra, sem que haja a menor necessidade de realizar qualquer tipo de esforço neste sentido. Talvez isso realmente aconteça, no entanto o tempo pode ser bem maior, do que se a pessoa praticar o TBC e verdadeiramente agir em prol de seus próprios sonhos

O que quero dizer é que, se queremos nos tornar pessoas cada vez mais realizadas, seja no âmbito pessoal ou no profissional, precisamos ousar ir além e todos os dias agir com certa dose de ímpeto, que são elementos capazes de nos impulsionar e nos colocar cada vez mais próximos de nossas metas e objetivos

E é exatamente por esta razão que no artigo de hoje resolvi falar sobre a forma como o ímpeto pode ser positivo nas nossas vidas, se utilizado da maneira correta. Convido você a me acompanhar nesta poderosa leitura e conferir!

O que é ímpeto?

Ímpeto pode ser definido como sinônimo de impulso ou de ato repentino que nos move a fazer alguma coisa. Uma pessoa impetuosa é aquela tida como forte, intensa e, às vezes, até um pouco “agressiva”. Por isso, é importante saber como usar esta energia, de forma positiva, e não deixar que sua impetuosidade extrapole os limites da convivência e da harmonia com as pessoas a seu redor.

Líderes impetuosos são aqueles destemidos, que não têm medo de enfrentar as dificuldades e os momentos de crise e que, usam esta força interior, para resolver os problemas e alcançar o sucesso. Entretanto, por terem uma personalidade forte, esses gestores também tendem a ser inflexíveis com os liderados que não conseguem acompanhar o seu ritmo.

PSC

Conheça os passos que vão te tornar um Líder Extraordinário!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

Por isso, é muito importante aprender a usar esta impetuosidade, de forma assertiva e positiva, ou seja, para motivar e desenvolver o potencial dos profissionais e levá-los a maximizar o seu próprio desempenho. Neste sentido, podemos dizer que um líder, com traços impetuosos, sobressai-se ainda mais quando também é criativo, empreendedor, respeitoso, justo e centrado, pois serve como uma inspiração ainda maior para os seus colaboradores.

Como o ímpeto pode ser positivo na sua vida?

Quando falamos sobre ímpeto, algo que é comum acontecer é logo surgir na mente das pessoas ações e reações de cunho negativo, que podem acabar atrapalhando a evolução de qualquer indivíduo. Entretanto, como eu disse no início do texto, se aplicado no dia a dia de forma correta, na medida certa, ele com certeza pode contribuir para o crescimento e o sucesso de todo e qualquer tipo de pessoa e profissional. 

Continue comigo nesta leitura e entenda como o ímpeto pode ser verdadeiramente positivo em sua vida. 

Tira você da zona de conforto

Conforme explanei no começo deste artigo, se não nos policiamos constantemente acabamos nos deixando cair uma das maiores armadilhas que podem existir na vida de qualquer pessoa, que é a zona de conforto. Neste contexto, o ímpeto é algo bastante positivo, pois nos ajuda a fugir dela, colocando-nos sempre em ação e movimento, para que, dessa maneira, tenhamos sempre a oportunidade de evoluir e conquistar aquilo que almejamos para a nossa felicidade. 

Ajuda a tirar projetos do papel

O ímpeto da ação também nos permite e nos ajuda a tirar do papel aquele projeto com o qual sempre sonhamos, mas nunca conseguimos concretizar, seja por não nos sentirmos prontos ou por pura falta de coragem mesmo. 

O que acontece bastante nestes casos é que vivemos em uma busca constante pela perfeição, o que se torna um fator impeditivo quando o assunto é tirar da gaveta aquilo que vai nos tornar pessoas mais completas e realizadas. Assim, quando adicionamos um pouco mais de impetuosidade neste cenário, passamos a entender que “feito é melhor do que perfeito” e, dessa maneira, criamos a coragem necessária para agir em prol de nós mesmos. 

E por falar em tirar projetos do papel, no vídeo abaixo eu compartilho com você dicas poderosas para que você finalmente comece a dar vida aos seus sonhos. Confira:

Transforma-nos em pessoas mais ousadas

Outra grande vantagem e benefício do ímpeto é que ele faz com que ousemos sempre ir além em nosso dia a dia, tanto na vida pessoal quanto no trabalho, ajudando-nos constantemente a vencer o medo, que tem o poder de nos paralisar. 

Quando utilizamos o ímpeto da melhor maneira possível, colocamos em prática aquilo que eu sempre faço questão de incentivá-los a fazer, que é ousar ir além, ousar fazer diferente, para que assim o poder para que você mesmo transforme a sua história seja colocado em suas mãos. 

Faz com que sejamos inspiração para quem nos cerca

Por nos transformar em pessoas verdadeiramente realizadoras, o ímpeto faz com que sirvamos de inspiração para as demais pessoas que nos cercam. Isso acontece porque a maioria, como mencionei ao longo do texto, tem muito medo de ousar e quando veem alguém caminhando nesta direção, ou seja, na direção da realização dos próprios sonhos, elas sentem que também podem e começam agir neste sentido. 

Por estas e diversas outras ações é que vale a pena levar em consideração o ímpeto na hora de tomar determinadas decisões e agir, já que ele não nos deixa paralisados diante de nossos próprios receios. 

Experimente colocar este processo em ação em sua vida e depois compartilhe comigo, aqui nos comentários, os resultados !

O Poder da Impetuosidade na Vida Pessoal

Em âmbito pessoal, ter um perfil impetuoso também pode ser bastante benéfico quando esta energia é positiva e motiva a pessoa a buscar as realizações que sempre sonhou para a sua vida. É o ímpeto que nos faz ir além, que nos impulsiona a correr atrás de nossos sonhos, desejos, metas e objetivos.

Sem este impulso para a ação, corremos o risco de ficar sentados na beira da estrada, reclamando e vendo nossa vida passar. Por isso, o ímpeto pode ser considerado como nossa chama interior, como uma espécie de leitor de pensamentos e emoções, que nos faz reagir ao que incomoda e nos dá força para seguir em frente.

É a partir deste sentimento de transformação que as mudanças ocorrem e que nos permitimos ir além. Por isso, podemos dizer que uma pessoa impetuosa é aquela que não tem medo de dizer não ao que lhe machuca e aos indivíduos que lhe causam mal.

Ser impetuoso é acreditar que é possível, não ter medo de cair, de errar, de não dar certo, pois seu ímpeto vencedor o faz sempre confiante na vitória. Ao usarmos essa vontade de fazer diferente, a nosso favor, podemos ter uma vida mais feliz e equilibrada, pois ela passa a ser guiada por nossos desejos e objetivos reais. E tomar as rédeas de nossa própria vida é fundamental!

Ouse ir além também e aprenda a usar seu ímpeto para promover mudanças e realizações extraordinárias em sua jornada evolutiva. Permita-se!

Gostou do texto? Compartilhe em suas redes sociais!

Copyright: https://www.shutterstock.com/