Voltar

O que é identidade profissional?

Publicado em | 0 comentários
profissional fazendo sinal de positivo

© Depositphotos.com / feedough A identidade profissional é um conjunto de características próprias e exclusivas, que fazem com que um indivíduo se destaque entre os demais.

A identidade profissional é um conjunto de características próprias e exclusivas, que fazem com que um indivíduo seja diferente dos demais. Estas características são moldadas de acordo com as relações sociais, profissionais e contextos cotidianos, que vão moldando a identidade ao longo do tempo.

Trata-se de uma conceituação que dá enfoque aos atributos que consideramos importantes e ideais para nos representar. Este é um tipo de identidade que indica quem somos profissionalmente, não estando necessariamente atrelada à ocupação profissional ou área de atuação, mas à maneira que gostaríamos de ser percebidos e a imagem que queremos passar.

Uma identidade profissional bem estruturada auxilia no alcance da notoriedade e credibilidade de um indivíduo perante o meio em que está inserido, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de sua carreira.

Dicas para construir uma identidade profissional de destaque

Conheça preceitos fundamentais para construção de sua identidade profissional, um fator estratégico que auxilia fortemente a impulsionar sua carreira:

Autoconhecimento

Antes de desenvolver sua identidade profissional, é necessário primeiro olhar para si mesmo e se conhecer. Isso porque a construção deste conceito representativo está muito além de sua formação acadêmica ou profissão que exerce.

É preciso se compreender suas aptidões, atribuições, características, competências e habilidades. A partir deste esclarecimento, é possível ter uma percepção mais ampla e precisa de si mesmo, orientando melhor seus objetivos e planos de carreira.

Visão, missão e valores

As chances de alcançar o sucesso aumentam substancialmente quando você sabe claramente quem você é e quem deseja ser, bem como o motivo, quando e como pode chegar a este estado desejado.

O estabelecimento da visão, missão e valores ajudam a definir estratégias efetivas para orientação das ações necessárias durante sua trajetória profissional.

  • Missão: Razão, motivo de sua existência no mercado em que atua;
  • Visão: Declaração, expressão das metas e objetivos almejados;
  • Valores: Crenças e princípios que regem suas atitudes e comportamentos.

Marketing pessoal

O marketing pessoal é uma eficiente ferramenta, utilizada para promover o fortalecimento da imagem do profissional, de modo que seja reconhecido e valorizado pelo meio do qual faz parte. Esta estratégia leva em conta a ideia de que “quem não é visto, não é lembrado”.

Este é um método que vai muito além das aparências, e é um meio efetivo de fazer-se notado por suas competências, habilidades e qualidades. Trata-se de um modo de apresentar cuidadosamente seus diferenciais em cada ambiente e situação, favorecendo a abertura de portas e oportunidades.

Este artigo foi útil para você? Comente e compartilhe as dicas com seus amigos.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!