Voltar

O que é identidade profissional?

Publicado em | 0 comentários

Opolja/Shutterstock Ter uma identidade profissional bem definida ajuda a guiar a carreira

Qual é a sua identidade profissional? Como você se define no ambiente de trabalho? E como, a escolha de sua carreira interfere em sua vida? Estas reflexões trazem à tona a importância da nossa profissão como um fator de integração social e autorrealização.

Identidade profissional são as características que definem como uma pessoa é em seu contexto de trabalho. Dedicado, autêntico, criativo, líder, dinâmico, calmo, atencioso, empreendedor, proativo, automotivado, bagunceiro, falastrão, desatento, reativo, bom ouvinte, colega, gestor, comunicador: são alguns dos predicados que são usados para definir quem somos em nossa carreira.

Formando a Identidade Profissional

Que tipo de profissional você é ou deseja ser? Saiba que nossa identidade profissional está diretamente relacionada à nossa formação familiar, religiosa, cultural, educacional e social. Por isso, também levamos para o ambiente de trabalho, nossos comportamentos e crenças e, estes, espelham nosso caráter, profissionalismo e o modo de pensar e agir.

Quando estas influências são positivas, podemos perceber profissionais comprometidos, respeitosos, autoconfiantes, apaixonados pelo que fazem e que se dedicam, verdadeiramente, à sua profissão. Do contrário, vemos indivíduos que tendem a agir de modo nocivo, criando sempre atritos com os colegas, desrespeitando os horários e prazos e fazendo seu trabalho, sem nenhum compromisso, com os resultados e com as pessoas que dependem dele.

Profissionais de destaque se tornam referência em sua área de atuação, conquistam respeito, prestígio e dinheiro, mas isso não acontece por acaso.  Para chegar ao topo é preciso foco, empenho, investir em capacitação e aprimoramento continuamente, e especialmente, no desenvolvimento de habilidades emocionais e comportamentais.

Entretanto, não basta ser apenas bom, se todo o sucesso faz com que a pessoa se torne grosseira, cruel e inacessível. Neste sentido, além de conhecimento técnico, é essencial que o profissional procure evoluir como ser humano, e deste modo, se torne alguém melhor.

Por isso, é muito importante salientar que para construir uma boa identidade profissional, a pessoa deve estar atenta aos seus comportamentos e atitudes, tanto dentro, como fora da empresa onde trabalha. Lembre-se que a todo tempo estamos sendo observados e que, nossas atitudes, podem tanto facilitar como também prejudicar, o nosso sucesso na carreira.

Bons profissionais sabem disso e, por isso, investem na melhoria contínua de seus relacionamentos interpessoais, na comunicação, nos processos de liderança e na gestão efetiva das tarefas e do tempo. Além disso, procuram colaborar para a qualidade do clima organizacional, são mais criativos, empreendedores e, por isso mesmo, as empresas procuram investir em seus talentos.  E ai, que tipo de profissional você é?

Reflita, responda esta pergunta e compartilhe o texto em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!