O termo idade mental é utilizado para se referir a indivíduos que têm um comportamento diferente do padrão para a sua idade cronológica. Nesse sentido, um jovem de 15 anos que tem a maturidade de um adulto é considerado como alguém com uma idade mental mais avançada. Assim como um idoso de 70 anos que tenha um estilo de vida ativo, é visto como mentalmente jovem.

Basicamente, a idade mental se refere à maturidade e ao estado de espírito de uma pessoa. Afinal, a quantidade de aniversários que se fez é parte importante da história de cada um, contudo, não determina o que alguém pode ou não fazer. Dessa maneira, um profissional de 25 anos pode ter tanta experiência quanto um de 50. Assim como um indivíduo de 50 pode ter a mesma motivação que um de 25 para começar uma nova carreira, fazer uma faculdade, recomeçar.

A Influência da Idade Mental na Sua Vida

Aqueles que permitem que a sua capacidade seja resumida a um número acabam abrindo espaço para a criação de crenças limitantes do tipo: sou velho ou jovem demais para isso. E a realidade é que a capacidade de cada um vai muito além disso. Basta fazer uma breve pesquisa na internet para encontrar inúmeros casos de jovens profissionais que são brilhantes mesmo com pouca idade e de pessoas maduras que abriram um negócio, mudaram de profissão ou encontraram um novo amor.

É importante ter em mente que os seres humanos não são como produtos em uma prateleira que têm data de validade. Enquanto houver vida e energia, você pode ser o que quiser e o que se propuser a realizar. Para isso, é necessário desapegar de ideias que limitam, de preconceitos sociais e se apegar aos seus objetivos, transformando-os em metas que podem se tornar reais. Desapegue-se da sua data de nascimento e ouse ir além!

7 Dicas Poderosas Para Rejuvenescer a Sua Idade Mental e Ir Além

Depois de conhecer a influência da idade mental em sua vida, confira dicas poderosas para se manter sempre jovem e acreditar no seu potencial de ir além.

1 – Elimine a Palavra Velho do Seu Vocabulário

Independente de quantas primaveras tenha completado, evite se classificar como velho. Esse tipo de rótulo é ruim porque te limita a uma idade e sabemos que você é muito mais do que isso, pois possui qualidades extraordinárias que se tornaram cada vez melhor com o tempo, conforme foi adquirindo mais experiência. Lembre-se sempre que a juventude é um estado de espírito, uma forma de ver a vida, e, portanto, é uma questão de escolha e não de destino.

2 – Reconheça o Seu Potencial

PSC

Ao invés de pensar em coisas que acredita não ser capaz de fazer, que tal mudar o foco para os seus talentos? Tenho a certeza de que possui habilidades fantásticas e que fazem de ti uma pessoa especial e única. Faça isso e, naturalmente, irá adquirir consciência em relação ao seu potencial para realizar coisas novas, aprender, evoluir e se superar. A motivação é algo que apenas você pode fazer por si mesmo, pois trata-se de um sentimento que vem de dentro e, então, é externalizado através de atitudes positivas.

3 – Enxergue Além das Aparências

Se tem o costume de julgar as pessoas pela aparência e fazer comentários como: “fulano não tem mais idade para isso” ou “ela é muito jovem para ele”, que tal repensar essa atitude? Enquanto diz esse tipo de coisa em relação aos outros, reforça cada vez mais a ideia de que a idade é determinante para a vida e as decisões de uma pessoa, o que não é verdade. Desprenda-se das aparências, sinta o universo ao seu redor com o coração, pois ele irá permitir que enxergue além do que os seus olhos podem ver.

4 – Exercite o Corpo e a Mente

Para que você tenha energia e disposição para fazer as coisas que tem vontade e realizar as suas metas, é fundamental que cuide com carinho do seu corpo e da sua mente, mantendo-os ativos. Encontre uma atividade física que seja prazerosa e torne-a parte da sua rotina, mas, claro, consultando-se com o seu médico antes para que seja algo que venha realmente para agregar. Além disso, procure sempre manter a mente ativa, dando tarefas para o seu cérebro processar, como memorizar telefones, trajetos, jogando xadrez, entre outras possibilidades.

5 – Elimine o Estresse da Sua Vida

Não temos como controlar situações externas, mas podemos escolher como reagir em relação a elas. Dessa maneira, sempre que algo te incomodar, pense o que pode fazer para mudar a sua postura em relação a aquilo. Se não estiver ao seu alcance fazer nada, aceite, encontre o lado positivo da situação e siga em frente. Quanto menos estresse sentir, mais leve e feliz será a sua vida, o que irá impactar na sua saúde e na sua disposição.

6 – Valorize as Amizades

Manter bons relacionamentos com outras pessoas é fundamental para se sentir jovem e disposto. Portanto, procure manter boas amizades, de preferência com indivíduos que sejam positivos, animados e saibam aproveitar o lado bom da vida, independente da idade cronológica que possuam. Assim, terá sempre boas influências ao seu redor para se inspirar a cuidar de si, realizar os seus sonhos e ir em busca da sua felicidade.

7 – Sorria!

Por fim, a última dica para rejuvenescer a sua idade mental é que se permita sorrir, gargalhar e se divertir. Afinal, a alegria é um sentimento que não tem prazo de validade e, quanto mais presente ela estiver em sua vida, mais energia você terá. Permita-se rir das situações e de si mesmo, fazer programas que te divirtam, enfim, ter momentos de leveza e descontração com amigos e familiares, pois isso ajudará a manter a chama da jovialidade acesa em seu interior.

Espero que este artigo tenha te mostrado que sempre é tempo de mudar de comportamento e adotar uma postura mais positiva, que te permita viver novas experiências sem se prender à sua data de nascimento. Lembre-se que a idade que conta é aquela que você sente e escolhe ter.

 

Copyright: 673672549 – https://www.shutterstock.com/pt/g/agsandrew