Wakebreakmedia/Shutterstock A hipnose por meio de sugestões ajuda em processos de relaxamento, diminuição da ansiedade e no aumento do bem-estar

Hipnose é um procedimento em que um profissional, devidamente for­mado para essa prática, sugere para um cliente que este experimente mu­danças em sensações, percepções, pensa­mentos ou comportamentos. Essas suges­tões são plantadas durante um processo de atenção focada ou transe conversacional.

O contexto hipnótico é geralmente estabelecido por um procedimento de in­dução que leva ao transe. Apesar de exis­tirem muitas formas diferentes de indução hipnótica, a maioria inclui sugestões para relaxamento, para acalmar ou ter uma sen­sação de bem-estar, como por exemplo, a hipnose para tratamento de ansiedade.

Hipnose e Linguagem Ericksoniana

As induções, no caso do uso da linguagem ericksoniana, se ca­racterizam pelas metáforas, uma forma de linguagem que faz o elo entre a indução ao transe e as sugestões plantadas nesse estado durante o processo.

Instruções para imaginar ou pensar em experiências agradáveis também são inclu­ídas comumente em induções hipnóticas. Elas são essenciais para que o paciente/clien­te/coachee esteja devidamente desarmado, bastante sereno e até mesmo disposto a se deixar entregue nas mãos do coach/terapeu­ta que o conduzirá na hipnose.

Histórias sobre a Hipnose

No passado, consta que personalidades como Albert Einstein e membros da realeza britânica recorreram à hipnose com frequência. Na atualidade, ela é buscada por pessoas de maneira geral com os mais diferentes fins. O fato é que essa prática, antes restrita e muito pouco acessível, cada vez mais aumenta seu número de seguidores e adeptos.

Até hoje poucos métodos se mostraram eficientes na eluci­dação dos tortuosos caminhos da mente humana. Nesse quesito, a hipnose é seguramente uma das abordagens mais eficientes de que se tem notícia. Embora de origem bastante antiga, somente a partir da passagem de Milton Erickson pelo tema, por volta das décadas de 1960 e 1970, a hipnose alcança um patamar de ferra­menta terapêutica mais maleável e respeitável.

Como a Hipnose Funciona

PSC

Por ser uma experiência única, intransferível e muito pessoal, as pessoas respondem à hipnose de maneiras diferentes. Algumas descrevem a experiência como um estado alterado de consciência. Outras a descrevem como um estado normal de atenção focada, no qual se sentem muito calmas e relaxadas.

O mais comum, contudo, são os relatos que dão conta de uma expansão da consciência, uma percepção diferenciada da realidade, de situações do passado ou do momento presente, ou seja, é uma experiência comumente associada a uma anormalidade psicológica ou sensorial.

Independentemente de como e em qual grau eles respondem, a maior parte dos indivíduos descreve que a experiência é muito agradável. Algumas pessoas respondem facilmente a sugestões hipnóticas, ao passo que outras respondem menos.

É curioso notar que pessoas acima dos 60 anos demonstram uma facilidade bem maior para entrar em transe. A habilidade de uma pessoa para experimentar sugestões hipnóticas pode ser inibida por medo e preocupações sobre alguns preconceitos comuns.

Ao contrário de algumas descrições sobre hipnose em livros, filmes ou na televisão, pessoas que são hipnotizadas não per­dem o controle sobre o seu comportamento. Elas tipicamente permanecem conscientes sobre quem elas são e onde estão, e a menos que seja sugerida especificamente uma amnésia, elas usualmente se lembram com clareza do que transcorreu durante a hipnose.

Hipnotizar não significa roubar de alguém, mesmo que momentaneamente, a consciência de seus atos ou da sua realidade, retirando do indivíduo a sua autonomia. Antes de tudo, é conduzir a uma condição mental análoga ao relaxamento psíquico, em uma linha de frequência da mente que tem suas peculiaridades e particularidades, situada entre o nível consciente e inconsciente.

Interessantes este tema, não é mesmo? Aproveite e compartilhe estas fantásticos conhecimentos com seus amigos.