Jacek Dudzinski/Shutterstock Um headhunter é um profissional que busca identificar e contratar os talentos executivos no mercado e direcioná-los às empresas

Headhunters o que é isso? Esta é uma dúvida frequente, pois muitos não sabem qual é o seu verdadeiro papel. Para simplificar, podemos dizer que headhunter é o nome dado ao profissional especializado em identificar, selecionar, mediar e recrutar novos executivos para as empresas.

O “caçador de cabeças”, segundo a tradução do Inglês, é um tipo de intermediário entre a organização e os profissionais de seu interesse e pode trabalhar de maneira individual ou em uma agência ou consultoria especializada. Além disso, também atua como uma das alternativas mais utilizadas e efetivas na recolocação de executivos no mercado.

A Importância do Headhunter para as empresas

O headhunter é de suma importância para as empresas, pois trabalham numa parceria estratégica com as instituições, conhecendo bem suas necessidades, metas e objetivos e também os perfis de profissionais que mais atendem as demandas do alto escalão. Por isso, é sua a função de sair à caça de talentos, sondar, identificar, propor, negociar e atrair os nomes mais capacitados para a empresa e, com isso, ajudá-la a crescer continuamente com seus líderes.

Para isso, este profissional precisa desenvolver bem o seu feeling e ter experiências que lhe ajudem a contatar as pessoas certas para a empresa certa.  Também deve ser um profundo conhecedor do mercado e muito bem relacionado. Ter um bom networking é fundamental a qualquer headhunter, pois seus contatos maximizam as chances de encontrar novos talentos ou mesmo de contratar um grande executivo, em exercício, para a empresa.

O Headhunter na Recolocação Profissional

Não apenas as organizações contratam os serviços de headhunters, muitos executivos, que estão em busca de uma nova colocação, também utilizam seus serviços para encontrar uma nova empresa para trabalhar.  Utilizam este meio porque o headhunter faz um trabalho discreto, buscando oportunidades sem expor diretamente o profissional, que muitas vezes pode estar buscando, transição de carreira, novos desafios, mas sem sair de seu emprego atual.

O headhunter faz esta sondagem do mercado, pesquisa oportunidades, áreas e empresas mais promissoras e que se encaixem nos objetivos profissionais do executivo.  Como em todas as profissões, estes líderes também buscam crescimento, expansão e atuar em instituições com valores, metas, missão, visão congruentes com os seus alvos e onde possam ter a chance de demonstrar, na prática, todos os seus conhecimentos, experiências, habilidades, expertises, ajudar no crescimento da empresa e fazer valer o seu potencial profissional.

PSC

Agora que você já sabe o que faz um headhunter, o que achou desta carreira? Comente e deixe sua opinião abaixo!