De-V/Shutterstock A Grafologia identifica traços e tendências comportamentais por meio da forma de escrever das pessoas e é muito utilizada em processos seletivos

A Grafologia é o estudo da nossa forma de escrever. Consiste na análise psicológica do indivíduo a partir de sua letra. Serve para avaliar o tipo de personalidade da pessoa e revelar traços de suas crenças e comportamentos que podem se refletir em seu caráter e forma de agir.

O método, criado no século XIV, na Espanha, foi e ainda é utilizado por muitas empresas em seus processos de seleção e contratação de profissionais. Entretanto, por não ter nenhuma base científica, esta técnica também foi amplamente criticada, pois defendia leituras da personalidade associadas com outras técnicas, também sem fundamentação.

Em outras palavras, para os críticos, fazer uma análise do colaborador, apenas com base em sua letra, não seria o suficiente para definir suas tendências comportamentais. Para isso, existem métodos realmente testados e comprovados e, com 99% de efetividade, a exemplo do Coaching Assessment, metodologia desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC.

Conheça Mais sobre a Grafologia

Segundo os defensores da Grafologia, por meio deste método, é possível identificar mais de 200 traços de personalidade diferentes.  A análise é feita por meio de um teste, onde a pessoa escreve 20 linhas de texto. Após a leitura das letras e formas de escrever é possível identificar os aspectos positivos e de melhoria do indivíduo analisado.

Aplicado ao contexto da organização e, dentro de uma entrevista de emprego, por exemplo, a técnica é utilizada para avaliar: a capacidade dos candidatos em trabalhar em equipe, lidar com a pressão, respeitar a hierarquia como também para medir o nível de seu engajamento e confiabilidade.

Entretanto, este tipo de avaliação precisa ser feita por um profissional especializado em Grafologia, pois sua aplicação está diretamente relacionada aos resultados da empresa. Digo isso porque, como todo método que envolve análise comportamental, se for feita sem nenhum conhecimento prévio, pode levar a erros que tanto podem prejudicar o candidato como a organização.

PSC

Assim, ter todo o cuidado ao aplicar a técnica é fundamental. Este preparo além de permitir fazer uma investigação mais assertiva das tendências comportamentais, permite ainda descobrir qualidades que o próprio candidato desconhecia ou não reconhecia em si.

Polêmicas e questionamentos a parte, o certo é que Grafologia é uma especialidade de muitos profissionais de RH e selecionadores. Acredito que, se utilizada de forma assertiva, pode colaborar para o enriquecimento dos processos de seleção e para a contratação efetiva de grandes talentos.

E você, o que acha da Grafologia? Compartilhe sua opinião abaixo!