Voltar

O que é Gestão de Pessoas e qual a sua importância?

Publicado em | 0 comentários

Monkey Business Images/Shutterstock Uma empresa é a junção de pessoas e processos. Por isso, a Gestão de Pessoas é fundamental ao seu sucesso

Você sabe o que é Gestão de Pessoas? Entende bem o que um profissional desta área faz?  Segundo Abílio Diniz, um dos empresários mais bem-sucedidos do Brasil, este é um dos departamentos mais importantes das empresas e deve ser o primeiro a ser contratado.

A Gestão de Pessoas compreende todos os processos relativos à contratação, atração, retenção, motivação e maximização dos resultados dos funcionários em seu ambiente profissional.  Está diretamente relacionada ao desenvolvimento da cultura organizacional, ao gerenciamento dos recursos humanos e de todos os demais procedimentos pertinentes à empresa.

Por isso, quando pensamos numa organização temos que pensar na GP como um mecanismo efetivo, agregador e que estrategicamente deve estar alinhado aos demais objetivos e metas da empresa. Isso explica em parte sua importância, porém sua atuação vai além.

 A Importância da Gestão de Pessoas

A Gestão de Pessoas começou a ganhar espaço a partir da década de 1920, com a criação da Escola das Relações Humanas, que passou a estudar quais eram os fatores que levavam a motivação do homem em seu ambiente de trabalho. Até então, a satisfação dos funcionários não era objeto de estudo, muito menos de atenção dos empregadores, que achavam que pagar um salário já era mais que suficiente.

Abraham Maslow (1908-1970), famoso e importante psicólogo americano, foi um dos pioneiros no estudo da autorrealização e satisfação profissional. Criador da Psicologia Humanista, também conhecida como Psicologia do Ser, ele desenvolveu a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas; que apresentava e destacava a importância de alguns elementos básicos à satisfação de todo ser humano em sua vida pessoal e também em seu laboro.

As pesquisas de Maslow ajudaram muito na maior valorização da Gestão de Pessoas nas empresas, uma vez que uma organização é basicamente formada por – pessoas e processos. Entender quais são as necessidades dos profissionais e também identificar as melhorias processuais faz total diferença para a construção de uma organização de alto desempenho.

Benefícios da Gestão de Pessoas

A qualidade dos processos de contratação, retenção de talentos, o desenvolvimento dos colaboradores e líderes, o atendimento de suas expectativas financeiras, planos de carreira, treinamento, benefícios-sociais diretos e indiretos, salubridade do ambiente, as possibilidades de crescimento e especialmente o reconhecimento faz toda diferença.

Essas práticas se tornaram mais frequentes graças ao crescimento da Gestão de Pessoas e da sua proximidade com alto escalão; o que até pouco tempo era incomum. Hoje, muitos presidentes de empresas vieram do RH, e esta participação maior deu a eles uma visão sistêmica do negócio, o que torna os processos mais efetivos, a gestão de pessoas melhor e mais próxima da realidade.

Tudo isso demonstra que as empresas estão valorizando mais seu capital humano e dando a devida importância à sua equipe. Na prática, esta atitude, foi o que tornou a Gestão de Pessoas uma área estratégica em qualquer organização. Também fez e faz com que, a cada dia que passa, as empresas evoluam um pouco mais em sua forma de pensar as pessoas e os processos e, com isso, possam criar formas mais dinâmicas, inclusivas e efetivas para desenvolve seus profissionais e conquistar resultados extraordinários para o negócio.

E se o seu objetivo como empresário é fazer sua empresa se desenvolver e crescer cada vez mais; inclua o Coaching como uma ferramenta de expansão de competências para seus colaboradores e líderes. Invista em formações em Coaching para seus funcionários e para seu RH. Invista em Gestão de Pessoas e Coaching.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!