Voltar

O Que é Gestão de Conhecimento?

Publicado em | 0 comentários

Everthing possible/Shutterstock A Gestão do Conhecimento ajuda a renuir informações importantes sobre a empresa e seus profissionais e, com base nestas, permite aos líderes tomarem decisões mais assertivas

Como profissional você acumula experiências e habilidades que tornam você um colaborador importante para os resultados da empresa. Esta expertise, em conjunto com a dos demais profissionais, gera mais conhecimento, que para ser bem aproveitado e aplicado, de forma assertiva, precisa ser gerido corretamente.

Daí vem à pergunta – O que é Gestão do Conhecimento? Como ela funciona e por que é tão importante para as organizações? Como eu posso me beneficiar dela? E por que as empresas devem investir neste tipo de gerenciamento?

Com certeza, estes questionamentos são válidos e pertinentes, pois a gestão do conhecimento é fundamental para que as empresas consigam crescer e aprimorar seus processos internos e externos e evoluir. Em outras palavras, esta ação compreende fazer pesquisas relativas a diversas áreas organizacionais importantes, tais como: Psicologia, Gestão da Tecnologia, da Informação, Administração e Marketing.

Como a Gestão do Conhecimento Funciona

A Gestão do Conhecimento visa o desenvolvimento constante dos profissionais, por meio da identificação e potencialização de seus pontos fortes (conhecimentos, experiências e habilidades), de modo a usar tudo isso para maximizar sua performance, melhorar continuamente o seu desempenho e os resultados da empresa.

Ao conhecer os talentos de seus colaboradores e os conhecimentos que cada um domina, a organização tem mais condições de estimular seu trabalho, de forma assertiva e coesa. Este gerenciamento permite também identificar os gaps, ou seja, aqueles conhecimentos e competências que tem um déficit entre os profissionais.

Isso ajuda a definir planejamentos de treinamento e desenvolvimento realmente adequados às necessidades da empresa e que sejam realmente eficazes no sentido de desenvolver as habilidades técnicas, comportamentais e emocionais que os profissionais precisam ter para alavancar os resultados.

Além disso, esta coleta de informações deve ocorrer; de modo sistêmico, abrangendo assim, todos os seus processos e não apenas o capital humano. Isso permite reunir um grande número de referências, num banco de dados central, onde os líderes e gestores podem ter acesso e consultar os conhecimentos reunidos para tomar decisões mais assertivas e promover uma melhor gestão empresarial.

A Gestão do Conhecimento é uma poderosa aliada da inovação também, pois permite mapear a organização como um todo e promover mudanças, transformações e melhorias importantes em cada área indicada pelo estudo.

Este autoconhecimento organizacional permite desenvolver produtos e serviços diferenciados, investir na capacitação correta dos colaboradores, o que consequentemente, aumenta a sua produtividade, valorização e engajamento e é um caminho cheio de possibilidades.

Assim, se estas informações são bem geridas e aplicadas, com certeza, a Gestão do Conhecimento é um bom caminho para o sucesso de toda empresa.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!