fobia social

Piotr Marcinski/Shutterstock A Fobia Social faz com que a pessoa sofra com ansiedade e mal – estar quando está em situações públicas onde precisa se relacionar com outras pessoas

Nos dias atuais cada vez mais vemos o ser humano sofrer com doenças e transtornos de ordem psicológica e uma delas é a fobia social.  Este é um distúrbio que faz com que o indivíduo sinta completa aversão em estar em eventos sociais, locais públicos, onde normalmente há sempre outras pessoas.

Esta vontade de isolamento se dá pelo fato de a pessoa acreditar que quando está em locais assim são observadas e avaliadas da cabeça aos pés. Neste caso, a angústia só de pensar em estar em situações como estas, leva o indivíduo a ter crises sérias que, muitas vezes, deixam de ser específicas e pontuais, e passam a ser de ansiedade generalizada.

Por isso, quem tem fobia social geralmente evita situações comuns do dia a dia para não ter que lidar com seu “medo de gente”. Assim, deixam de passear com os amigos, evitam fazer apresentações públicas (escola, trabalho, faculdade) e até mesmo entrevistas de emprego. Todos estes exemplos ilustram os tipos de limitações causados por este distúrbio e como eles podem afetar a vida pessoal e profissional em todos os sentidos.

Tipos de Fobia Social

Também chamado de Transtorno de Fobia Social, a doença é classificada segundo dois tipos específicos. Cada nível indica um nível de ansiedade específico, quanto maior ele é; maior também é a dificuldade da pessoa estar em público, o que lhe traz muito sofrimento emocional e até mesmo físico.

Continue lendo e conheça quais as duas vertentes deste tipo de transtorno:

Generalizado – Onde o indivíduo rejeita veementemente todo e qualquer tipo de situação social em que se sinta exposto, como, por exemplo, estudar, falar, dançar, escrever, comer, sair ou namorar em lugares públicos e movimentados.

PSC

Restrito ou Não Generalizado – Este é um tipo mais brando e menos limitador, pois é onde a pessoa evita apenas algumas situações específicas e consegue ter relacionamentos interpessoais e uma vida mais normal.

Sintomas de Fobia Social

Ansiedade – desencadeia sintomas físicos como: tontura, suadouro, tremor, taquicardia, visão embaçada, desmaio e a famosa vermelhidão de vergonha.

Ansiedade Situacional – Este tipo como o nome diz, refere-se à fobia causada por situações específicas em que a pessoa tem medo de estar em público, fazer uma apresentação para seus colegas, escrever e falar sendo observado. Nestes exemplos o corpo da pessoa simplesmente entra em colapso: a língua trava, a pessoa começa a gaguejar, a esquecer do que vai dizer e até mesmo a ter dor de barriga.

Todos estes sintomas são mecanismos de fuga que o sistema da pessoa encontra para que ela saia daquela situação pública, onde está sentindo-se desconfortável e insegura. Tanto na vida pessoal como no trabalho, isto tudo é um fator de grande limitação e pode levar a pessoa a sentir-se incapacitada e com a estima baixa.

Por isso, assim que sentir que a sua ansiedade está tomando uma proporção anormal é fundamental buscar auxílio especializado e tratar o problema imediatamente. Quanto mais adiar a resolução da questão, maiores são os prejuízos que a fobia social trará a sua vida. Não deixe isso acontecer, trate-se e liberte-se do problema. Permita-se!