Viver em sociedade é algo que requer bastante esforço e flexibilidade por parte de cada um de nós, para que tudo dê certo e caminhe de acordo com o planejado. Isso porque cada indivíduo tem a sua própria forma de pensar, agir, tomar decisões, entre outros fatores, o que, muitas vezes, traz algumas dificuldades à convivência social conforme conhecemos atualmente.

Estas diferenças de pensamento e também culturais, precisam ser levadas em consideração no dia a dia, no contato que tivermos com quaisquer tipos de pessoas em nossa convivência, pois somente assim conseguiremos seguir as regras e princípios morais e éticos, o que vai contribuir significativamente para que haja ainda mais respeito entre todos os indivíduos que compõem a sociedade.

Nas empresas esta realidade e não é nem deve ser diferente. As pessoas que fazem parte do ambiente empresarial, sejam empresários, empreendedores, líderes, gestores e demais colaboradores, precisam agir com ética, para que assim tudo o que cada um se propõe a fazer tenha o efeito positivo esperado.

Diante disso, hoje vou abordar um assunto que vai contribuir bastante para que os resultados dentro de uma empresa sejam alcançados com maestria, que é a ética empresarial e profissional. Acompanhe-me nesta leitura e saiba do que se trata cada um destes conceitos e como eles podem ser aplicados no dia a dia dentro de uma empresa.

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O que é ética?

Primeiro, antes de falarmos sobre este conceito aplicado especificamente ao ambiente empresarial, acho importante saber, de fato, mais sobre o conceito mais amplo, entendendo melhor o que significa ética de uma maneira geral. O termo ética vem do grego ethos, que diz respeito àquilo que faz parte do caráter humano e direciona o seu comportamento, ou seja, são basicamente regras e normas criadas para que a convivência social seja mais respeitosa e harmônica ao mesmo tempo. Assim, o seu significado varia conforme muda o contexto social, cultural e econômico.

PSC

No mundo corporativo, ela está presente como definição de ética profissional e empresarial.  A primeira está ligada ao conjunto de normas que formam a consciência do colaborador, enquanto a segunda relaciona-se diretamente com o comportamento e valores da empresa e sua atuação dentro da sociedade.

As empresas são feitas de pessoas para pessoas, por isso, o seu sucesso depende diretamente do bom relacionamento entre aqueles que as compõem. A interação entre líderes, colaboradores, fornecedores, clientes e sociedade deve ser baseada em princípios éticos que garantam o respeito e a confiança de todas as partes envolvidas.

Definindo ética empresarial e profissional

Já que agora compreendemos melhor o conceito de ética, vamos afunilar ainda mais nossos conhecimentos, entendendo mais sobre a ética empresarial e profissional, bem como suas aplicações e implicações no dia a dia dentro e fora de uma empresa.

Conceito de ética empresarial

A ética empresarial envolve os valores de uma empresa e seus princípios morais dentro da sociedade. Esse conceito é fundamental para uma organização que pretende construir uma boa imagem perante seus clientes internos e externos, parceiros e concorrentes. Nesse sentido, uma empresa ética é aquela que pratica os preceitos coletivos e se preocupa com as demandas da população, tendo sua conduta orientada pela responsabilidade social e ambiental.   

Prezar pela ética empresarial é importante para qualquer empresa, independentemente do seu porte, ou se é do setor público ou privado. Ao demonstrar que é uma organização transparente, esta será reconhecida por todos pela sua credibilidade e responsabilidade. Assim, essa postura ajudará a companhia a ser apontada como referência no mercado, atraindo clientes, investidores e bons profissionais.

A ética empresarial deve estar presente nas atividades internas e externas de uma organização, sendo que as empresas devem prezar pela boa conduta de todos os seus funcionários. Quando o relacionamento interpessoal é baseado em atitudes e valores positivos, há a construção de um ambiente de trabalho agradável para todos, já que os colaboradores passam a respeitar as regras e normas da organização e ficam mais abertos a cooperar uns com os outros. Todos esses fatores influenciam no aumento da produtividade.

Mas, em nenhum outro campo a ética empresarial está tão envolvida quanto na obtenção do lucro. Ter uma boa rentabilidade é objetivo de praticamente todas as organizações, mas os ganhos devem ser baseados em um trabalho honesto e que satisfaça as necessidades dos clientes, sem prejudicar as pessoas ou o meio ambiente.  

Além das atitudes morais que devem nortear todas as suas atividades, a empresa pode demonstrar que é ética à sociedade por meio de ações que promovam o bem-estar da comunidade em que está inserida ou que ajudem a preservar o meio ambiente. Esse senso de responsabilidade social e ambiental revela que a companhia não está alienada aos problemas que a rodeiam e se interessa em contribuir para combatê-los. Iniciativas empresariais, como programas que beneficiam a população em geral e de sustentabilidade são alguns exemplos disso.

Definição de ética profissional

A definição de ética profissional, por sua vez, está associada a um conjunto de preceitos éticos e morais que guiam as atitudes e ações de colaboradores e determinam os princípios em que devem pautar sua conduta durante o exercício da profissão.

Ter uma postura ética como profissional é cumprir as suas obrigações de acordo com os princípios determinados pelo seu grupo de trabalho, ou seja, cada categoria profissional tem seu próprio Código de Ética, um conjunto de normas elaboradas pelos Conselhos que representam e fiscalizam cada área de atuação. Para obter o diploma, o recém-formado precisa fazer um juramento de que seguirá todas essas normas durante toda a sua carreira.

Apesar disso, muitos elementos se repetem em Códigos de Ética de variadas profissões. Em sua maioria, são princípios universais, que buscam valorizar as pessoas com as quais o profissional se relacionará ao desempenhar suas atividades. Entre eles estão: honestidade, responsabilidade, competência, respeito, entre muitos outros.

Ética como diferencial competitivo

Em tempos em que os valores humanos estão cada vez mais sendo colocados de lado em nome de maiores lucros, a ética no ambiente corporativo tem se tornado um grande diferencial competitivo. Isso porque as empresas referências de boa conduta no mercado conseguem agregar valor à sua marca e imagem e usufruem de maior credibilidade ao pautar suas ações em princípios éticos socioambientais, principalmente.

Já os profissionais que têm uma conduta ética destacam-se por ajudarem a construir bom relacionamento interpessoal em seu ambiente de trabalho, uma vez que sabem assumir seus erros e têm uma postura flexível, tolerante e humilde com seus colegas. Por isso, são muito procurados no mercado e fazem um bom networking.


Antes de tudo, é sempre bom compreender a ética empresarial e profissional como formas de manter a consciência positiva ao exercer suas atividades sem prejudicar os demais ao seu redor. Esse fator é indispensável para o nosso desenvolvimento enquanto seres e empresas em constante evolução. Sendo assim, para que tenhamos resultados cada vez mais expressivos e alcancemos o sucesso, tanto empresarial, quanto em nossas carreiras, é importante pensarmos e agirmos de forma ética antes de tudo.

E você, já conhecia a definição de ética profissional e empresarial e sabia distinguir os dois conceitos? Conte-me mais sobre a sua experiência nos comentários e lembre-se sempre de de compartilhar o artigo com seus amigos, em suas redes sociais!

 

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