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O que é ética e responsabilidade social nas organizações?

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certo e errado

© Depositphotos.com / ivelin As instituições devem se portar de maneira ética, buscando ser um exemplo por suas ações e não apenas pelo sucesso.

“A ética está em nossa conduta”, já dizia o famoso pensador Aristóteles. Desde a Grécia Antiga, as discussões acerca deste tema vêm sendo desenvolvidas e ampliadas, uma vez que a ética — ou a falta dela — é responsável por pautar nossos comportamentos e atitudes em qualquer âmbito da vida.

Esse é um conjunto de “regras” universais, que devem ser aplicadas na sociedade como um todo — como cidadãos, pessoas, profissionais, líderes ou donos de empresa. Portanto, quando falamos em ética e responsabilidade social nas organizações, estamos apenas aplicando os mesmos conceitos no ambiente empresarial.

7 fatores que levam a organização à falta de credibilidade

  • Falta de transparência organizacional;
  • Falta de coerência nas informações fiscais;
  • Falta de ações internas e externas que comprovem seu compromisso social;
  • Incongruência entre discurso, condutas e práticas;
  • Desrespeito às leis vigentes;
  • Desrespeito aos colaboradores, fornecedores e ao meio-ambiente;
  • Práticas obscuras e negócios ilícitos.

Empresas éticas inspiram bons exemplos

As instituições devem se portar de maneira ética e, por meio de práticas e ações, buscar ser um exemplo não apenas de sucesso, mas pelas formas com que isso realmente foi alcançado. Muitas empresas, por exemplo, assumem o compromisso público de ser sustentável e ter uma conduta correta, mas não agem de acordo com a imagem que passam.

Por trás dos holofotes, há muitas organizações que não se preocupam verdadeiramente com as condições de trabalho de seus colaboradores e fornecedores, e tampouco com a forma de extração da matéria-prima empregada na produção de seus itens de consumo. Esse tipo de ação, considerada tão negativa quanto trabalho escravo ou infantil, não é mais perdoado pelos consumidores e nem pela mídia.

Entretanto, as empresas não devem adotar um comportamento ético apenas para conquistar clientes e uma boa imagem, mas porque realmente têm compromisso com a natureza e com a sociedade.

Como conquistar respeito e credibilidade?

Mais do que discursos e palavras de efeito, ética e responsabilidade social partem de um compromisso público assumido com os stakeholders e com sociedade em geral. Empresas que apresentam uma condita que realmente condiz com aquilo que pregam são mais respeitadas e conquistam maior destaque e credibilidade no mercado.

Cada vez mais atentos, os consumidores desejam consumir produtos e serviços que tenham coerência com aquilo que acreditam. Se as formas de produção são incoerentes, as empresas são rapidamente excluídas de sua lista de preferências. Neste contexto, as organizações que não se adequarem a esta nova realidade estão fadadas ao fim.

Avalie se a conduta da sua empresa é ética e pertinente com a sua missão de vida, reflita se é coesa e se seus procedimentos mostram verdadeiro respeito aos profissionais, fornecedores e clientes. Lembre-se que ser ético é uma prática diária, em que reafirmamos nossos comportamentos e mostramos quem somos na essência. Fique atento!

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