A ergonomia é uma ciência que se ocupa de estudar a relação do ser humano com diferentes sistemas e está dividida em 3 ramos: ergonomia cognitiva, física e organizacional.

As duas últimas já foram amplamente discutidas, sendo a ergonomia física referente aos esforços do corpo em âmbito físico e psicológico e a ergonomia organizacional relacionada à qualidade da comunicação e o seu uso na interação com as pessoas nas empresas.

Neste artigo, vamos conhecer melhor um tipo não tão discutido da ergonomia: a ergonomia cognitiva. Você vai conhecer os seus impactos nos resultados dos colaboradores. Ficou curioso? Então, continue a leitura para saber mais sobre o tema!

O que é a ergonomia cognitiva e qual é a sua importância?

Esse ramo de estudo da ciência da ergonomia se ocupa em observar o conjunto de fatores que determinam as respostas emocionais e intelectuais que um indivíduo apresenta no seu ambiente de trabalho. Dentre os objetivos que essa área apresenta, estão: contribuir para que a pessoa trabalhe com mais eficiência e apresente resultados mais significativos, bem como tenha mais segurança na tomada de decisões.

O desenvolvimento da ergonomia cognitiva pode ser usado para fazer com que os colaboradores de uma empresa se tornem mais satisfeitos e empenhados ao realizar as suas tarefas. O seu campo de ação se estende do relacionamento do ser humano com as máquinas até a sua relação com outras pessoas. Nesse sentido, a criação de um ambiente de trabalho saudável é essencial para melhores resultados.

A ausência da ergonomia cognitiva, por sua vez, pode desencadear uma série de problemas as organizações, como: carga de trabalho elevada, perda de foco, dificuldade de aprendizado, indecisão, transtornos psicológicos, ansiedade, estresse, fadiga mental e demissões.

Quais são as principais aplicações e benefícios da ergonomia cognitiva?

PSC

Agora que você já sabe o que é ergonomia cognitiva vai gostar de conhecer as suas principais aplicações no ambiente organizacional.

1. Treinamento e capacitação

Já que o objetivo da ergonomia cognitiva é melhorar o desempenho emocional e intelectual das pessoas nas organizações, nada responde melhor a essa meta do que os treinamentos de capacitação. Aqui, estamos falando não apenas de cursos e treinamentos de competências técnicas, mas também de formações e eventos voltados ao desenvolvimento de competências comportamentais, como a inteligência emocional, a criatividade, a organização e o planejamento estratégico.

2. Avaliação de desempenho e feedback

Cognição significa aprendizado. Nesse sentido, as avaliações de desempenho são fontes valiosas de aprendizado para os colaboradores de uma organização. Elas relatam os fatores positivos da performance do funcionário, bem como os aspectos em que é preciso melhorar. Assim, as reuniões de feedback, desde que sejam conduzidas com clareza e empatia, ajudam o indivíduo a progredir nos seus conhecimentos, crenças, habilidades, atitudes e motivações.

3. Pausas para descanso

É consenso na comunidade científica que os períodos de descanso são tão importantes para o corpo e para a mente quanto o próprio período produtivo. Por isso, as empresas realmente focadas na ergonomia cognitiva devem oferecer aos seus colaboradores períodos e espaços para descanso e descompressão. Salas de jogos, espaços de repouso, sessões de meditação no trabalho, ginástica laboral e respeito aos direitos essenciais do trabalhador (limite de carga de trabalho, folgas semanais e férias) são meios de promover essa ergonomia.

4. Organização nos processos diários

Por fim, é importante ressaltar que a organização geral de uma empresa tem impactos significativos no bem-estar intelectual e emocional dos colaboradores, bem como na sua produtividade. Por isso, as empresas precisam de espaços organizados, departamentos adequadamente equipados, funções distribuídas de acordo com as competências dos colaboradores e processos bem-definidos. Tudo isso facilita o dia a dia e faz com que as atividades sejam executadas com mais facilidade e rapidez.

Quais são os benefícios desse tipo de ergonomia nas organizações?

Confira as vantagens que o desenvolvimento da ergonomia cognitiva promove nos ambientes organizacionais.

1. Colaboradores com maior retenção de conhecimento

A palavra “cognição” significa adquirir conhecimento, de forma que uma das aplicações mais importantes do conceito de ergonomia cognitiva se refere a tornar o indivíduo mais preparado para reter o que foi aprendido. Criar um ambiente confortável para a mente do colaborador é fundamental para que ele esteja preparado para desenvolver, por completo, um bom trabalho.

2. Atenção às atividades realizadas

Seguindo esse conceito, é possível propiciar um ambiente em que os funcionários dediquem mais a sua atenção para as suas atividades. Quando se está em um local que oferece boas condições para o trabalho da mente, podemos obter também profissionais bem mais atentos à realização das suas tarefas e bem mais motivados e positivos.

3. Tomadas de decisão mais precisas e eficazes

Os processos de ergonomia cognitiva também se referem a possibilitar que os integrantes de uma equipe se tornem mais seguros nos momentos em que for exigida deles uma tomada de decisão e maior participação. A mente precisa estar em uma situação de adaptação ao ambiente para que possam pensar com mais clareza e segurança.

4. Redução da rotatividade profissional

Pode parecer curioso, mas saiba que, ao incluir na rotina de trabalho da sua empresa os conceitos e práticas de ergonomia cognitiva, é possível reduzir significativamente o número de demissões. Em um ambiente em que as pessoas se sentem mentalmente desconfortáveis é mais fácil que haja o desejo de sair. Já ao criar melhores condições, os colaboradores tendem a ficar, pois percebem o seu desenvolvimento emocional e intelectual naquele ambiente.

A ergonomia cognitiva, portanto, consiste em uma série de ações que devem ser promovidas em um ambiente para que as pessoas que nele estiverem tenham um bom desempenho intelectual e emocional. Em outras palavras, consiste em uma série de medidas que facilitam o aprendizado, o raciocínio estratégico e a inteligência emocional nas organizações.

E você, ser de luz, o que pensa a respeito da ergonomia cognitiva? Esse conceito já faz parte da sua empresa? Como? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!