Voltar

O Que é o Ensino?

Publicado em | 0 comentários

Alexander Raths/Shutterstock O ensino compreende a transferência de conhecimentos de uma pessoa à outra

Ensinar é uma atividade que a rigor deixamos para os professores, mas que na prática é assumida por todo pai, mãe, ou qualquer outra pessoa que simplesmente ame. Ensinar pressupõe um desapego com a ideia de deter um saber específico, mas por outro lado só existe quando há um apego ao ser humano a quem transmitimos uma informação nova, e que vem de quem já alcançou um nível mais elevado por se dar conta de que todo conhecimento deve ser passado adiante.

Ensino é todo aquele saber, conteúdo, prática ou conhecimento que é passado para frente, independentemente da forma. É uma atividade que só existe em cooperação com a ideia de aprendizado. Só está pronto para ensinar quem verdadeiramente tem o coração aberto para aprender. A recíproca é de fato genuína e todos nós que já estivemos dos dois lados dessa linha sabemos do que se trata.

O ato de ensinar é em si uma prerrogativa daquele que manuseia a mais nobre das artes, a arte do ensino. Mas a um coach cabe exercer esse papel desenvoltura e propriedade porque no fundo o que fazemos nada mais é do que ensinar. Ensinar a um coachee que ele pode, sim, achar a saída; que ele tem potencial e capacidades adormecidas dentro de si; e que ele é o maior promotor das mudanças que sonha em ver executadas.

Diferenças entre Coaching e Ensino

Como coach já tive que ensinar lições básicas, tais como: desvendar uma habilidade que está diante do nariz de um coachee relutante em percebê-la. Também me vi diante de situações em que fui obrigado a ministrar árduos ensinamentos, como o de demonstrar que há benefícios e melhorias que só são descobertos nos momentos de máxima adversidade. Falar em ensino para um coach, pois, é como tratar de algo corriqueiro, que lhe diz respeito por completo.

Entretanto o ensino caro a um coach não é o ensino tradicional. Isso porque esse requer uma sistemática, uma prática continuada e reutilizada, um passo a passo que é diferente do que é estabelecido pelo Coaching. A única cartilha obedecida à risca pelo coach é aquela que melhor se adequar ao coachee, o que só deixa claro que as sistemáticas adotadas podem ser tão vastas quanto os clientes e indivíduos a serem desenvolvidos neste método.

Quando se fala em ensino é corriqueiro que pensemos que há um conteúdo a ser ensinado. Isto é, pode inferir que há um conhecimento que estabeleça uma nítida divisão entre o que é certo e o que é errado, deixando bem claro qual caminho deve ser seguido e de que forma é possível fazê-lo.

Ora, não pode haver distância maior entre esse modelo e o que praticamos com o Coaching. Todos os ensinamentos de um coach estão voltados para o fato de que não pode haver uma única maneira de acertar, afinal todos podemos chegar ao lugar desejado por vias diferentes. Em matéria de desenvolvimento humano, o que o Coaching nos ensina, de inúmeras maneiras, é que o jeito de cada um é o jeito certo!

É correto dizermos que o ensinamento a que o Coaching se propõe é um ensinamento em seu método clássico. Não é algo do tipo ensino à distância, como hoje é comum em muitos lugares. É um ensinar do tipo que só se faz no tête-à-tête, olho no olho, onde não há espaço para forjar sentimentos ou aparências. E nem faz mal se houver uma distância física real, já que o que não pode existir mesmo é um distanciamento emocional, quando não há envolvimento de cabeça, mente e coração.

Mas a ideia de ensino, por mais que esteja contemplada dentre as características do Coaching, é ainda uma demonstração rasa daquilo que um coachee pode experimentar. Por que o ensinar pode ser o mero repasse de uma informação e conhecimento, enquanto na verdade a experiência do Coaching é vivida, sentida na pele, e nunca simplesmente contada ou inoculada com a passividade de quem a recebe.A didática com que o coach se apresenta é a da vivência real, sem intermediários, sem pular etapas, e na qual o maior risco que o coachee corre é o de se descobrir professor e aluno de si mesmo.

Gostou de saber a diferença entre ensino e Coaching? Curta, comente e compartilhe!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!