Voltar

O que é empreendedorismo corporativo?

Publicado em | 0 comentários

© Depositohotos.com / AndreyPopov O empreendedorismo corporativo é um ótima ajuda para organizações que buscam o crescimento de seu negócio através da evolução de suas atividades e de seu time de profissionais.

Com a competitividade cada vez mais latente e um mercado em constate mudança, torna-se cada vez mais importante que as empresas repensem suas estratégias e criem maneiras diferenciadas e criativas de oferecer seus serviços para se destacar diante da concorrência e conquistar clientes.

Nesse sentido, o empreendedorismo corporativo pode ser um excelente apoio para organizações que buscam o crescimento de seu negócio por meio do aprimoramento de suas atividades e de seu time de profissionais.

O empreendedorismo corporativo nada mais é do que a ação de empreender dentro da empresa em que o profissional está inserido. Nesse contexto, o empreendedor pode ser qualquer colaborador, desde o dono da organização aos líderes, gestores ou mesmo os funcionários que não possuem um cargo de chefia.

O que é necessário para colocar em prática o empreendedorismo corporativo?

Para empreender, é necessário ter uma visão ampla e estratégica do negócio para, assim, sugerir mudanças nos processos e no dia a dia de trabalho, além de avanços que aumentem a produtividade dos profissionais e os lucros, entre outros bons resultados.

O empreendedorismo corporativo permite enxergar, de forma assertiva, os pontos fortes e aqueles a serem melhorados, bem como as atividades que precisam ser aprimoradas e as possíveis soluções para resolver os problemas, de forma a minimizar erros e acelerar resultados positivos.

Perfil do empreendedor corporativo

São os colaboradores empreendedores que colocam em prática o empreendedorismo nas empresas. Eles ajudam a organização a alcançar o sucesso e ampliar o seus negócios, porque sabem identificar as oportunidades de crescimento, independente da situação, investem em inovações, incentivam o lançamento de mais produtos no mercado, utilizam a tecnologia a seu favor e exploram novas possibilidades de consumo.

Esses profissionais se destacam por serem criativos e ousados, além de não terem medo de errar, pois sabem aprender com as suas falhas. Mesmo que sejam apenas funcionários, eles agem como se fossem os próprios donos da empresa, contribuindo para que ela seja bem-sucedida em seus negócios. Eles são ainda responsáveis por desenvolver uma gestão organizacional que permite às organizações se renovar e se recuperar mais rapidamente após quedas e desvios, garantindo a sua sobrevivência em um mercado competitivo.

Confira as principais características do empreendedor corporativo:

  • Foco e inteligência emocional;
  • Visão sistêmica e estratégica;
  • Curiosidade e ousadia;
  • Determinação e comprometimento;
  • Criatividade e organização;
  • Comunicação e liderança;
  • Motivação e autodesenvolvimento contínuo.

O empreendedor corporativo é um profissional raro no mercado e precisa ser valorizado pelas empresas. Mas muitas ainda não estão abertas para esse tipo de perfil, já que ficam muito apegadas a tradições. Como esses colaboradores, na maioria das vezes, têm um comportamento diferente das regras definidas pelo ambiente corporativo, fogem de processos rígidos e se incomodam com excesso de burocracias, são poucas as organizações que estão preparadas para ouvir seus questionamentos, ideias e opiniões.

Como incentivar o empreendedorismo corporativo

Para usufruir do empreendedorismo corporativo em sua empresa, é necessário incentivar a exploração de novos negócios e investir em renovação estratégica. Os processos e sistemas organizacionais devem ajudar a construir um ambiente corporativo em que os profissionais sintam-se motivados a propor melhorias e novas ideias.

Além disso, também é sempre importante investir na construção ou aquisição de novas competências, capacitando frequentemente os seus colaboradores, de modo que eles fiquem constantemente alinhados ao que está acontecendo no mercado.

Manter vivo o espírito empreendedor em sua empresa é uma forma de conquistar o seu espaço, mesmo diante das mais bruscas mudanças do mercado.

Este artigo foi útil para você? Então não deixe de compartilhar o conhecimento!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!