Voltar

O Que é Empowerment e Como Funciona?

Publicado em | 0 comentários

Alexander Supertramp/Shutterstock O Empowerment é um sistema de gestão cuja liderança e descentralizada e mais participativa

Empowerment é uma palavra derivada da língua inglesa, que traduzida para o nosso idioma significa: empoderamento. O termo é muito utilizado no universo organizacional para designar “descentralização da liderança” cujo modelo de gestão é mais aberto e participativo.

No dia a dia das empresas, o empowerment confere maior autonomia no trabalho para que os profissionais possam realizar suas tarefas sem a constante interferência do gestor. Esta liberdade abre caminho para a construção de um ambiente mais engajado, onde as responsabilidades são mais bem divididas e os colaboradores podem mostrar seus talentos.

Normalmente, todas as decisões e responsabilidades de uma empresa são centralizadas no líder, que além de gerir pessoas também precisa garantir que todos os processos estejam sendo seguidos e realizados de modo correto. Nas organizações onde o empowerment é o modelo de gestão, as demandas são delegadas, a autoridade dividida, todos fazem parte dos processos decisórios, e participam ativamente da construção das melhores estratégias.

Empowerment na Retenção dos Jovens Talentos

Para adotar este modelo de liderança descentralizada, as empresas devem contar com lideranças modernas, atualizadas com as tendências e disponíveis a compartilhar as responsabilidades deste tipo de gerenciamento com os liderados. Os colaboradores, por sua vez, também precisam ter um alto grau de maturidade profissional, de modo que isso lhes permita entender seu papel neste processo, manter seu comprometimento e fazer uma autogestão do trabalho eficaz.

Os jovens talentos geralmente gostam do empowerment porque este modelo além de descentralizar o poder, também lhes permite assumir uma liderança situacional, ou seja, mesmo sem uma posição oficial, experimentar o que é ser líder na prática. Esta experiência é essencial para o desenvolvimento de novas competências técnicas, emocionais e comportamentais, a exemplo de controle emocional, visão estratégica, gestão do tempo e comunicação assertiva.

Empresas que criam este espaço colaborativo e descentralizado ganham profissionais mais engajados, felizes, empreendedores e produtivos, pois eles se sentem realmente parte do processo e não mais apenas “fazedores de tarefas”. Esse envolvimento traz o sentimento de pertencimento, redimensiona as possibilidades na carreira e faz com que os talentos sejam retidos com mais facilidade. Maravilhoso!

Podemos concluir, por tudo, que este empoderamento é também do colaborador que passa a conhecer-se melhor, aprimorar novas capacidades, como também a desenvolver habilidades até então não exigidas. Sair da zona de conforto profissional é outro benefício deste modelo, que estimula as equipes a participarem ativamente da construção dos resultados e o crescimento coletivo e individual de todos. Experimente o empowerment!

E você, gostaria de trabalhar com este modelo de gestão? Comente e compartilhe sua opinião.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!