O sonho de todo e qualquer empreendedor é ver sua empresa crescer e alcançar grandes resultados. Isso se faz com boas ideias, infraestrutura e pessoas dispostas a construir esse futuro vencedor. No entanto, uma boa ideia sozinha e um grupo de pessoas, por mais bem-intencionadas que estejam, não farão milagre.

Para evitar erros, definir processos, corrigir e melhorar os processos que já existem e integrar as áreas de uma empresa, a gestão empresarial é a solução.

O que é a gestão empresarial?

Gestão empresarial é o conjunto de ações e estratégias aplicadas em um negócio, utilizando de seus recursos financeiros (capital), estruturais (espaços, máquinas, equipamentos, tecnologias) e humanos (funcionários, fornecedores, investidores, parceiros, clientes).  O sistema de uma organização é elaborado a partir de diferentes partes que a compõem, sempre com foco em crescimento e alcance de resultados maiores e melhores.

Assim, compreende-se que a gestão empresarial é uma maneira de organizar os processos da instituição, incluindo a administração financeira, os recursos humanos, a infraestrutura, enfim, tudo aquilo que for necessário para que a empresa sobreviva, cresça e expanda seus negócios.

Toda empresa precisa compreender sua própria estrutura como uma máquina composta por diferentes componentes (as vendas, o marketing, o financeiro, o jurídico, a produção, enfim, todos os seus departamentos). O bom funcionamento dessa máquina depende do bom desempenho de cada “peça” e da maneira harmônica como elas se inter-relacionam.

Em um mercado cada vez mais competitivo, dinâmico e em constante mudança, é indispensável que a gestão empresarial seja assertiva para que as diretrizes e decisões gerem o impacto positivo, necessário para a sustentação do negócio. Ela é item primordial para a superação da concorrência e das instabilidades de seu segmento de mercado.

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Qual é a importância da gestão empresarial?

A gestão é um fator que precisa ser aplicado em todas as áreas de uma empresa para sistematizar seus processos e para que todos os departamentos estejam alinhados uns com os outros. Os diretores da empresa precisam ter em mente e transmitir às suas equipes a missão, a visão e os valores da empresa, de modo que todos saibam qual é o seu papel na organização.

Depois, cabe a cada departamento, em consonância com a diretoria, organizar seus processos, de modo que a empresa como um todo cresça e alcance seus objetivos.

  • Recursos humanos: deve definir as melhores estratégias de desenvolvimento e capacitação de seus funcionários, processos eficazes de seleção e recrutamento, programas de valorização do funcionário e retenção de talentos, construção de um ambiente de trabalho organizado e harmônico.
  • Marketing: deve definir o desenvolvimento de produtos e serviços, as estratégias mais adequadas de sua precificação, o monitoramento das ações da concorrência, as estratégias de divulgação da empresa aos públicos de interesse, a rede de distribuição dos produtos e um apoio à área de recursos humanos na comunicação interna.
  • Financeiro: deve controlar todas as finanças da empresa, promover auditorias, selecionar fornecedores avaliando o seu custo x benefício, analisar e atualizar os dados de recebimentos e pagamentos, monitorar as despesas da empresa, adquirir equipamentos e tecnologias compatíveis com as atividades executadas e desenvolver estratégias para manter sempre um saldo financeiro positivo.
  • Jurídico: deve conhecer todas as leis que, de alguma maneira, estejam relacionadas ao trabalho, de maneira geral, e especificamente à área de atuação da empresa, oferecendo apoio, consultoria e defesa diante de questões legais.
  • Vendas: deve otimizar e sistematizar os processos de vendas, desde o primeiro contato com o cliente, incluindo a manutenção desse relacionamento, a fidelização do cliente e o acompanhamento pós-venda.

Esses são alguns dos exemplos de tarefas de diferentes áreas de uma empresa, mas podem existir vários outros departamentos e funções, dependendo da natureza das atividades da corporação.

As falências de uma empresa dificilmente são provocadas por um único motivo, mas, frequente, por um somatório de fatores que só ocorrem por total falta de gestão. Sem a gestão empresarial em cada departamento, muitas falhas ocorrem, incluindo:

  • Insatisfação de funcionários;
  • Perda de clientes;
  • Desconhecimento sobre o público-alvo ou sobre os concorrentes;
  • Seleção ineficaz de colaboradores e fornecedores;
  • Falhas no controle financeiro.

 

4 pilares da gestão empresarial

Há quatro itens elementares da gestão empresarial que as organizações de todos os nichos e portes devem possuir e desenvolver:

  1. Planejamento estratégico

Toda empresa precisa ser iniciada a partir de um plano de negócios. Depois que a empresa já estiver solidificada, esse plano deve ser desenvolvido, conforme novos projetos sejam implementados. Em cada nova ação da empresa (mesmo as mais difíceis, como demissões, por exemplo), devem ser definidos objetivos, metas e prazos, de modo que cada departamento entenda o seu papel nos projetos. O departamento de vendas depende do marketing, que depende do financeiro, que depende do jurídico, e assim todos precisam coexistir em perfeita harmonia.

Sem planejamento, cada departamento pode partir para um lado diferente, sem prazos, sem metas e sem qualquer organização. Assim, dificilmente a empresa conseguirá progredir.

  1. Métricas e monitoramento

O papel do planejamento estratégico é definir o que será feito. No entanto, depois que os departamentos estiverem desenvolvendo suas atividades, é preciso monitorar cada etapa do processo para verificar se as metas estão sendo alcançadas e se os prazos estão sendo respeitados. Sem indicadores de desempenho, não dá pra saber se as finanças estão indo bem ou se a campanha de marketing está dando resultados, por exemplo.

Além disso, o dinamismo dos mercados, as oscilações da economia e as ações da concorrência podem exigir que os planos iniciais sejam alterados. Recalcular a rota às vezes é preciso.

  1. Recursos humanos

O principal recurso de uma empresa são as pessoas que nela trabalham. Cada indivíduo tem capacidades, habilidades e talentos a serem postos em prática em seus respectivos departamentos. A formação constante de diretores, gestores e funcionários deve ser incentivada para que a empresa disponha sempre de um time talentoso à frente de seus projetos.

  1. Recursos tecnológicos

Você já deve ter percebido que a gestão empresarial possui diversos desafios, não é mesmo? A boa notícia é que a tecnologia tem se desenvolvido cada vez mais para ajudar os gestores a acompanhar o desempenho de suas ações, de modo que decisões cada vez mais planejadas e estratégicas possam ser tomadas.

Os ERPs (Enterprise Resource Planning) ou sistemas integrados de gestão empresarial são softwares que integram as diferentes áreas da empresa de forma automatizada. Uma venda, por exemplo, deve ser registrada pelo time de vendas, pelo departamento financeiro e pela administração de estoques. Com programas do tipo, esses dados são compartilhados em segundos e ainda geram relatórios.

4 dicas de sistemas para a melhor gestão

A missão de gerenciar uma organização é bastante desafiadora: são inúmeras tarefas, demandas e atribuições que devem ser administradas simultaneamente. Para atingir o resultado desejado, é necessário ter precisão nas atividades diárias. Nesse sentido, vale a pena contar com ferramentas que auxiliem a condução desses diversos afazeres.

Confira, abaixo, algumas dicas de aplicativos excelentes para apoiar sua gestão:

Evernote

Com o Evernote, todas as suas anotações, pesquisas e arquivos estarão sempre à mão e com fácil acesso. Você pode até mesmo transformar suas notas em slides de apresentação com layout amigável em apenas um clique.

Baixe aqui: https://evernote.com/intl/pt-br/download/

DropBox

O DropBox é um excelente aplicativo para compartilhar documentos e arquivos com sua equipe. Funciona em formato de nuvem, podendo ser acessado de qualquer lugar, e possui a opção de controlar quem vê o que.

Baixe aqui: https://www.dropbox.com/

Finance

O Finance é um sistema repleto de recursos para simplificar a gestão financeira, desde supervisão de entradas e saídas de caixa, até tirar fotos de recibos e notas.

Baixe aqui: https://www.financedesktop.com.br/download

CamScanner

Para quem precisa digitalizar documentos com frequência, este é o aplicativo ideal. De fácil utilização, oferece diversas ferramentas para manuseio, sincronização e arquivamento dos documentos. Além de poder compartilhar via bluetooth ou exportar em pdf, se preferir.

Baixe aqui: https://www.camscanner.com/user/download

MBA Internacional para uma Gestão Empresarial de Alta Performance

De olho na constante necessidade de aprimoramento por parte dos empresários e executivos, no sentido de se tornarem cada vez melhores em gerir seus negócios, o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC idealizou e criou o mais renomado MBA Executivo Internacional em Gestão Empresarial e Coaching.
Mais do que uma especialização, é um programa completo que desperta o potencial pleno de sua empresa por meio dos profissionais que a integram, unindo a mais poderosa metodologia de desenvolvimento humano do país — o Coaching — aos mais modernos conceitos de estratégias organizacionais.
Trata-se de uma graduação altamente eficiente para a maximização e aceleração de resultados em espaço de tempo menor. No MBA Internacional, você adquire extraordinária experiência multicultural e estabelece networking de alto nível.

Permita-se! Potencialize sua performance como gestor empresarial e impulsione o crescimento de seu empreendimento.

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