Wakebreakmedia/Shutterstock Counseling é um processo de aconselhamento que consiste em orientar e dizer à pessoa o que ela deve fazer em sua carreira ou mesmo na vida pessoal

 Aconselhamento é uma aproximação da ideia de Counseling, embora não seja ainda uma definição considerada abrangente para o termo. O termo designa um processo de acompanhamento e interação entre alguém que busca respostas e sugestões, bons conselhos e alguém que se propõe a fornecê-los.

A origem está muito ligada à área médica e psicológica e suas formas de suporte e auxílio a pessoas emocionalmente fragilizadas. A apropriação de termo, no entanto, mostra que houve uma adaptação.

Definir um profissional de counseling como sendo um conselheiro não é algo inadequado, haja vista a associação imediata que a tradução do termo em inglês nos dá. O counselor na prática faz exatamente o papel de um conselheiro, que aponta caminhos, aponta soluções, discute possibilidades e sugere alternativas a quem lhe procura.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa
metodologia!

Como o Counseling Funciona?

Profissionalmente falando, ele tem por obrigação dar a quem um procura um modelo ou roteiro para desviar dos obstáculos e alcançar o sucesso buscado. Suas intervenções são muito apreciadas em tempos de crise, quando a pessoa se vê em um beco sem saída e precisa de respostas imediatas para problemas que não podem esperar.

Há neste exercício, portanto, certo imediatismo vindo da parte de quem recorre ao counseling por acreditar que não tem tempo para um processo mais prolongado do qual poderia advir uma solução. Esta característica de representar um apoio para um momento pessoal de dificuldade é uma qualidade que aproxima o Counseling do Coaching por fazer com que mudanças reais aconteçam em nossas vidas.

Diferenças entre Counseling e Coaching

PSC

Por outro lado, isso também faz guardar uma distância significativa do Coaching, afinal o imediatismo do counsenling não dá ao indivíduo nenhum desenvolvimento dos seus dons, habilidades pessoais, superação de limites autoimpostos ou mesmo a remoção das crenças limitantes que obstruem o caminho.

Por mais bem feita que seja uma sessão de counseling, essas são atribuições que continuam sendo exclusivamente pertencentes ao universo do Coaching. Dar-nos opções para desviarmos das pedras que surgem pelo caminho é algo muito bem-vindo.

Mas investigar a origem e a motivação dessas pedras, bem como despertar e exercitar competências que nos impeçam de ser parados por outros obstáculos do futuro é algo bem diferente, que cabe ainda ao Coaching aplicar.

Similaridades Entre os Processos

Em comum com o campo de desenvolvimento de pessoas por excelência, o Coaching, o counseling tem a filosofia que lhe dá sentido. Assim como para todo coach, o counselor adota como premissa a tese de que todos nós reunimos dentre de nós mesmos os recursos de que necessitamos para a superação dos problemas.

Descobrir quais são esses recursos e como usá-los é que permanece sendo a grande questão. Diferentemente do Coaching, no qual temos objetivos e metas claramente delimitados; com prazos determinados; olho fixo no calendário e foco total no resultado, o counseling é uma atividade aberta em certa medida, pois não necessariamente trabalha com um tempo específico a ser cumprido e pode se estender em um processo com tempo indeterminado.

Quer saber como está a sua felicidade nas áreas: profissional, pessoal, qualidade de vida e relacionamento?
Clique aqui e faça nosso teste.

Ter começo, meio e fim, essa característica tão imprescindível ao Coaching, é para o counseling um luxo dispensável e mais constantemente um dado ausente. Outro aspecto que diferencia bastante as duas ferramentas se dá porque o aconselhamento significa na prática dizer ao outro o que fazer, em um posicionamento mais impositivo.

Assumimos no Coaching que essa estratégia não fortalece o desenvolvimento pessoal que deve ser buscado com as próprias pernas, sem que sejamos teleguiados a seguir um curso previamente desenhados. Somos por excelência os arquitetos do nosso próprio destino, de modo que fórmulas prontas, por bem – sucedidas que sejam, podem negar a cada indivíduo o toque particular de que sua história precisa para ser exclusivamente sua.

Na perspectiva que adotamos no Coaching, aconselhar pode significar restringir opções, enquanto o que nos interessa é dar condições para que o coachee descubra por si só o seu caminho, bem como a melhor forma de percorrê-lo.

Gostou do texto? curta, comente e compartilhe em suas redes sociais!