Coping

ConstantinoZ/Shutterstock   Enfrentar os problemas e não deixar que eles afundem o nosso barco é uma boa metáfora para representar o que é o Coping !

 

A palavra Coping significa lidar, em inglês. Na prática representa uma postura, um comportamento no qual mesmo sem saber ao certo como proceder, a pessoa decide enfrentar seus desafios, medos, limitações e dificuldades e ir além. Podemos dizer que é uma espécie de programação mental para o enfrentamento de situações que causam algum tipo de dor ou desconforto.

Se trouxermos esta ideia para o nosso próprio contexto, podemos refletir sobre a quantidade de vezes que tivemos que lidar com algum tipo de problema ou momento de dor, perda ou angústia. Em muitos casos, a melhor escolha é realmente enfrentar aquilo que nos desafia e buscar uma resposta que nos ajude a lidar com tudo que está nos acontecendo.

Coping – Foco Emoção e Problema

 

Neste sentido, à Psicologia da Saúde são atribuídos os estudos sobre o Coping, especialmente nos contextos das famílias e, em momentos onde precisam enfrentar a doença grave de um parente, seu tratamento agressivo ou mesmo o risco de sua morte eminente. Neste sentido, as estratégias de coping se dividem em dois focos – problema e emoções.

No que tange o Coping focado nas emoções, a abordagem tem como objetivo o enfrentamento, ou seja, eliminar o incômodo físico causado pelo estresse de uma determinada situação com algo que traga algum tipo de alívio emocional à pessoa. Para isso, as suas âncoras podem ser, por exemplo: comer um chocolate, doce, fumar um cigarro, gritar, chorar ou rezar.

PSC

Já o Coping concentrado no problema quer dizer que a pessoa ou busca algum tipo de subterfúgio externo para lidar com a situação difícil (medicamento que lhe ajude a acalmar a mente, aliviar o estresse, adormecer) ou então decide olhar para dentro de si mesma, para seu eu interior,  na esperança de por meio do autoconhecimento achar as respostas que busca para vencer sua dificuldade.

Coping e Coaching

 

Podemos dizer quem esse tratando do Coping o processo de Coaching é um poderoso aliados das pessoas que desejam libertar-se definitivamente de situações que lhe causam sofrimento ou mesmo aprender a lidar de forma melhor e mais positiva com estes acontecimentos.

Para isso, a metodologia incentiva a que o indivíduo vivencie um importante processo de autoconhecimento, de modo a evitar fugas, o uso de subterfúgios, de mecanismos externos que apenas atenuam, mas na realidade não resolvem seu problema.

Por meio do Coaching a pessoa tem a oportunidade de se fortalecer, enfrentar seus medos e limitações, vencer suas crenças limitadoras e aprender a utilizar suas capacidade e habilidades para enfrentar seus problemas de frente.

Isso é importante para que o ser humano possa entender que embora não possa mudar o lhe aconteceu, ele pode sim escolher formas melhores de lidar com seu dilema. Portanto, se você também deseja ter um auxilio para desenvolver sua capacidade de enfrentamento, invista em Coaching!