Representação de uma família, pais e filhos pequenos, dentro de um Constela

Tom Wang/Shutterstock Veja o que é Constelar e como este processo se dá para o melhor entendimento das questões de família!

 

Em se tratando do ato de constelar, primeiro quero dizer que há, no Brasil, uma formação de consteladores muito importante, feita por institutos ligados a Bert Hellinger. Acredito que seja uma formação completar extraordinária para qualquer coach. No entanto, acho que podemos fazer pequenos movimentos de constelação quando esses forem necessários, como, por exemplo, em sessões de Coaching Group, tomando consciência de alguns princípios.

Constelar é criar, num campo de energia formado pelo grupo, uma rede de “personagens” que serão, literalmente, outra pessoa e, a partir dos “movimentos de alma”, curar situações do passado que influenciam em nossa vida, nas nossas relações intra e interpessoais e nos impede de crescer e sermos cada dia pessoas melhores e mais potencializadas.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

Processo de Constelação – O Constelar!

Quando se pensa em constelar não se pensa em “atuação” como no Psicodrama. As pessoas do grupo, quando são designadas para viverem outra pessoa, naquele momento ela será verdadeiramente aquela outra pessoa e não um ator fazendo uma encenação. Para dar certo é preciso que cada participante  verdadeiramente se coloque no lugar daquele indivíduo que você irá representar algum aspecto da vida, seja ela pessoal ou profissional . Como isso é possível?

Eu te diria que é necessário viver uma constelação. Quem já passou pelo PSC pode já ter tido a chance de ver esse processo. É sempre um momento de muita comoção e cura, para todas as pessoas. Aqui posso apenas explicar como acontece. Posso, por exemplo, explicar para uma pessoa como é estar na floresta amazônica. Posso até trazer para ela uma planta amazônica, mas ela só saberá as sensações quando estiver lá.

PSC

No campo da constelação as coisas simplesmente acontecem, porque ali reconstruímos o sistema familiar no qual nascemos e ao qual verdadeiramente pertencemos. Esse sistema familiar existe há milênios e muitas gerações deixaram sua energia impregnada nele. Isso quer dizer que geração após geração somos impactados por este ciclo de energia familiar que nos acompanha em nosso DNA e que, muitas vezes, se manifesta de forma inconsciente em nossas ações, forma de pensar e agir em diversos momentos.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Nós somos, portanto, o resultado dessas energias acumuladas, que agem sobre nós nessa trama maravilhosa e surpreendente que é a vida. Praticar a constelação é uma forma de ver, conscientemente, os como essa rede familiar afeta nossa vida. É olhar para os problemas e forma consciente e lidar com eles para resolvê-los.

Constelar é então um meio de avançarmos nesta direção e de conhecermos tantos as energias boas quanto aqueles influências familiares não boas que nos acompanham ao longo do tempo.