O método psicoterápico conhecido como Constelação Sistêmica foi desenvolvido pelo psicoterapeuta alemão, Bert Hellinger. Tem como foco estudar as emoções que vamos acumulando ao longo da vida e que contribuem para a forma como tomamos decisões e reagimos a diferentes estímulos e também para o nosso sucesso.

É uma ciência importante, pois nos ajuda a compreender quais são os sentimentos e energias que enfraquecem nosso equilíbrio emocional e nossa paz interior. Por isso mesmo, tanto no campo pessoal como profissional, é uma auxílio bastante efetivo para resolver questões pendentes e dar um passo adiante.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente e na Essência!

Mas o Que é Constelação Sistêmica?

Bert Hellinger trabalhou muitos anos como missionário e com terapia de grupos e casais. Ao longo desse tempo, ele percebeu que existiam algumas características que, a princípio, estavam invisíveis nos indivíduos, mas que eram perfeitamente explicáveis a partir do conhecimento das emoções e energias que eles acumularam desde a infância.

A psicoterapia que recebeu o nome de Constelação Sistêmica tinha como objetivo acessar essas informações de maneira a conseguir ajudar as pessoas a resolverem seus assuntos mal resolvidos de forma completa. Nesse conceito, compreende-se que as experiências que acumulamos ao longo da vida nos tornam parte de inúmeros sistemas, que tanto podem nos ajudar como também limitar nosso crescimento e felicidade.

Outro tipo de método que segue esta linha é a Constelação Familiar!

Âncoras Negativas

PSC

Acredita-se que as emoções que herdamos da nossa família podem funcionar como âncoras negativas, tanto para nosso desenvolvimento pessoal como profissional. Se na história do indivíduo há separações traumáticas, situações conflituosas, tragédias e perdas, por exemplo, ele poderá apresentar reflexos disso em suas decisões, sentimentos, crenças, comportamentos, relações e resultados.

Como o Processo Funciona?

O processo pode ser conduzido por um psicoterapeuta ou por um constelador sistêmico e, geralmente, consiste em fazer uma dramatização de situações que marcaram a vida do indivíduo. São convidadas algumas pessoas para realizar essa representação com o objetivo de reavivar essas memórias e sentimentos na pessoa que se torna a protagonista da situação.

A felicidade é imprescindível para um bom desempenho pessoal e profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

O Papel da Constelação Sistêmica no Desenvolvimento Profissional!

O objetivo da aplicação da Constelação Sistêmica no âmbito profissional é ajudar o indivíduo a superar traumas e limitações que o impedem de crescer na carreira. O método traz um aprofundamento das questões, para que haja o esclarecimento necessário para avançar em questões pendentes. Além disso, se busca a superação de eventos que podem se tornar incapacitantes em algumas situações.

Por tudo isso, a compreensão de quais são as emoções que estão mais bem guardadas em seu interior contribui para melhorar aspectos importantes como: autoconfiança, foco, sentimento de merecimento, liderança, organização do tempo e a comunicação desse profissional com os seus colegas, clientes e líderes.

A grande dificuldade que as pessoas têm para superar esse tipo de emoção é que não sabem que ela está lá. O papel da Constelação Sistêmica é trazer à tona algo que o indivíduo mantém muito bem camuflado em seu inconsciente. A partir do momento que se tem a compreensão que esse sentimento existe, se torna mais fácil trabalhá-lo em sua profundidade e tratá-lo definitivamente.

Por fim, entender e praticar o método faz com que o indivíduo reviva as emoções mais profundas e bem-guardadas que foram herdadas de sua família e história, buscando resolver situações limitantes e traumas e ter uma vida mais positiva e produtiva dali em diante em todos os sentidos e, claro, profissionalmente também.