O que é Comportamento Reflexo? - JRM Coaching

O que é Comportamento Reflexo?

Por: José Roberto Marques | Blog | 20 de fevereiro de 2015

© Depositphotos.com / SIphotography Entenda o que significa comportamento reflexo.

Também conhecido como respondente, o comportamento reflexo é o tipo de ação que chamamos de involuntária, ou seja, são atitudes e reações que executamos sem o nosso próprio controle e de forma automática como bocejar ou piscar os olhos, por exemplo.

Ele obedece a uma associação bastante conhecida como estímulo e resposta, isso quer dizer que, toda vez que acontecer uma mudança no ambiente, acontecem mudanças no comportamento de uma pessoa também.

Um bom exemplo disso são as nossas pupilas dilatadas quando uma luz muito forte incide sobre os nossos olhos. Isso significa que um determinado estímulo provoca mudanças nas respostas do nosso próprio organismo, mesmo que de forma inconsciente.

Este tipo de comportamento pode ser dividido em duas importantes categorias. Veja abaixo:

Comportamento reflexo inato

O comportamento reflexo inato é o que chamamos de natural e instintivo, que executamos sem controle como a boca salivar ao ver um determinado tipo de alimento, por exemplo.

Comportamento reflexo aprendido

São comportamentos que, a partir de um estímulo, aprendemos a executar uma determinada resposta. Exemplo disso são as nossas reações físicas e emocionais ao ouvir uma música, como o coração acelerado ou o frio na barriga, por exemplo.

Isso quer dizer que toda aprendizagem reflexa produz respostas e sensações emocionais, principalmente no que se refere aos comportamentos reflexos aprendidos.

Além disso, o reflexo, independente do tipo, produz dois tipos de efeitos:

Habituação

Quando um comportamento reflexo acontece do mesmo jeito e variadas vezes, em um determinado momento, este comportamento para de acontecer, pois o indivíduo já se habituou a ele.

Ex: quando você fica exposto a muito barulho por muito tempo, a tendência é você se acostumar com os ruídos de forma a não te incomodar mais.

Potenciação

Quando o estímulo acontece de várias formas e várias vezes seguidas, provoca um comportamento reflexo com muito mais intensidade.

Ex: Quando pessoas discutem por muito tempo próximo a você, a sua tendência é se exaltar com a situação.

Este artigo foi interessante para você? Então lembre-se de contribuir com o seu comentário!