Coaching Literário

SabelSkaya/Shutterstock O Coaching Literário apoia escritores no desenvolvimento e lançamento de seus projetos editoriais

 

Cada vez mais o processo de Coaching ganha espaço e uma amplitude de vertentes que traz ao mercado a possibilidade de pessoas, das mais diversas áreas e, com os mais distintos objetivos, se beneficiarem com o seu auxílio. Este é o caso do Coaching Literário, voltado para escritores e futuros escritores e todos aqueles que desejam projetar seu trabalho e carreira neste segmento.

Além da formação em Coaching, o profissional que atua como coach literário também deve dominar todos os conhecimentos pertinentes (editoriais, textuais, ortográficos e de mercado, por exemplo) e ter cursos e experiências práticas, que confiram ao seu coachee (cliente) a possibilidade de desenvolver trabalho de ficção e não ficção ou qualquer projeto editorial com sucesso.

Benefícios do Coaching Literário

Muitas pessoas são apaixonadas por literatura, amam escrever e sonham em se lançar no universo editorial, mas não sabem como construir seu livro ou a melhor forma de se inserir neste mercado. O trabalho do Coaching Literário é dar subsídios quanto à construção do seu conteúdo, orientações específicas, textuais e feedbacks que ajudem o futuro escritor a organizar suas ideias.

Para isso, este coach especializado em literatura precisará conhecer o material da pessoa, ter acesso ao seu esboço para poder analisar o manuscrito ou documento. A intenção é verificar quais são seus diferenciais, atrativos, bem como os pontos onde precisa ser melhorado.

Outro diferencial deste processo de Coaching é que além de trabalhar no desenvolvimento dos objetivos e metas profissionais que o literato tem e, em seu aprimoramento sistêmico, ele também atua sobre o documento original, dando todo o suporte à sua estruturação correta e completa.

PSC

Mais voltado para os escritores independentes, àqueles que ainda não se lançaram oficialmente, o Coaching Literário é ainda uma poderosa alternativa para quem está escrevendo uma monografia, tese e artigo, por exemplo. Também atua como um processo importante de autoconhecimento e autodesenvolvimento para as pessoas que sonham em escrever, mas que ainda não se sentem confiantes e seguras, o suficiente, para dar os primeiros passos e mostrar ao mundo suas ideias.

Este empoderamento proporcionado pelo processo de Coaching é essencial para que o indivíduo possa definir seus alvos profissionais e trabalhar seus componentes emocionais, técnicos e comportamentais em déficit, fortalecer sua autoestima, determinação, resiliência e criatividade, avivar outros pontos fortes e eliminar as crenças limitantes que o impendem de se lançar na carreira de escritor.

Invista em Coaching

Portanto, se você também deseja investir em sua produção literária e realizar seu desejo de colocar no papel suas ideias e levar ao público suas histórias, o Coaching Literário pode ser uma alternativa para você realizar este sonho.

Por outro lado, se você quer ser conhecer mais de perto esta metodologia, aproveitar seus conhecimentos editoriais e literários e tornar-se um coach deste segmento, faça a formação Professional & Self Coaching – PSC e obtenha os recursos e conhecimentos e especialize-se neste nicho.