Coaching Interno

Baranq/Shutterstock O Coaching Interno é feito por coaches que são colaboradores e atuam dentro de suas empresas

Coaching Interno é o Coaching feito dentro das empresas e para as empresas por um ou vários coaches profissionais internos também. Tem como objetivo atuar junto aos seus colaboradores visando seu desenvolvimento técnico, emocional e comportamental, como também a melhoria contínua de seus processos.

O coach interno é um colaborador ou líder que a organização escolheu para fazer uma formação em Coaching e para se especializar nesta metodologia. A intenção é que assim, ao invés de contratar coaches externos, a empresa possa contar internamente com seus próprios profissionais com expertise no assunto.

Atuação e Benefícios do Coaching Interno

Muitas empresas preferem formar seus coaches a contratar um Coaching Externo porque acreditam que por estes profissionais terem mais familiaridade com sua cultura organizacional e processos de gestão, estão mais aptos a oferecer o apoio que precisam para eliminar seus gaps e potencializar seus resultados.

De fato, esta é uma das grandes vantagens de formar seus especialistas. Como conhece mais a fundo os pontos fortes e de melhoria da sua instituição, o coach interno tem mais condições de propor melhorias, engajar seus colegas e ajudar a implementar novos projetos e ações.

A presença destes profissionais é muito positiva já que agrega um valor diferenciado para todos os envolvidos direta e indiretamente com eles. Digo isso porque é impossível ficar indiferente à cultura de Coaching, uma vez que ela prega a valorização do ser humano e o desenvolvimento contínuo de seu potencial infinito.

Então, se, por exemplo, um líder evolui por meio de um treinamento de Coaching, consequentemente a sua liderança, comunicação e a relação com os seus liderados será melhor também. Do mesmo modo, se um colaborador aprimora suas habilidades comportamentais e técnicas e vence suas crenças limitantes, com auxílio do método, mais condições ele tem de lidar com os desafios e sair-se bem em seu trabalho e vida pessoal também.

PSC

Enfim, os benefícios de implantar um programa de Coaching interno são inúmeros. Para isso, as empresas devem buscar instituições realmente reconhecidas no mercado e qualificadas para formar seus profissionais com a excelência necessária para torná-los seus coaches internos.

Neste sentido, o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, que é a maior e melhor escola de Coaching do Brasil, por meio de sua formação Professional & Self Coaching – PSC; é a escolha certa de empresas de todo o país. O IBC já formou mais de 10 mil coaches e se destaca pela alta qualidade de seus treinamentos, ou seja, aqui é o lugar certo para seus profissionais irem além.