Profissionais, sentados à mesa,  durante uma sessão de Coaching em Grupo na empresa

Konstantin Chagin’s/Shutterstock Conheça a estrutura de uma sessão de Coaching Group e seus benefícios

O Coaching em Grupo é uma ferramenta que vem ganhando espaço nos últimos anos. Diferente do que muitos à primeira vista podem imaginar uma sessão de Coaching em Grupo não é apenas uma versão estendida do atendimento individual. O Coaching Group é uma modalidade do Coaching na qual todas as práticas são voltadas a um grupo. Estas práticas não se resumem a simplesmente uma sessão de Coaching comum com mais pessoas. As necessidades, técnicas e os tipos de aprendizado são bem diversos daqueles presentes numa sessão particular.

O processo envolve a interação de um grupo em que os seus componentes tenham um objetivo profissional, or­ganizacional ou pessoal em comum. Todas as atividades são monitoradas por um profissional coach capacitado para esse tipo de modalidade. Dessa forma a troca de experiências e conhecimentos entre os envolvidos nessa atividade grupal, mediada por um coach preparado e capacitado propicia desen­volvimento humano e social entre os participantes do grupo.

Há uma diversidade de possibilidades para que se crie um grupo para atendimento Coaching. O que determina os moldes para a criação dos grupos são os objetivos e metas que os indivíduos participantes pretendem alcançar, por exemplo: a abertura e ampliação dos canais de comunicação, confiança mútua, competências, aumento do foco, disciplina, identifi­cação de metas etc.

Estruturação da Sessão Coaching em Grupo

Em um mesmo grupo vamos encontrar participantes de diversos perfis que almejam diferentes resultados. Porém, sempre há interesses em comum, que são as realizações pes­soais e profissionais através do Coaching. Todavia, objetivos específicos e particulares guiam cada um dos coachees. Convido você agora  a entender como estruturar uma sessão:

Aprendizado em Grupo

A grande vantagem do Coaching Group é que o apren­dizado entre participantes é expandido devido à troca de ex­periências. De forma coletiva, propicia-se que cada integrante amplie seu nível de conhecimento baseado nas diferentes vivências e das diversas formas de analisar e lidar com o mun­do e com as situações que vivemos ao longo de nossas vidas.

Avaliação Individual

PSC

É importante ressaltar que o foco do Coaching Group é sempre no indivíduo e não no grupo como um todo. O coach sempre estará preocupado em ver a evolução do indivíduo, primeiramente enquanto ser individual e, posteriormente nas suas vivencias em grupo.

Antes da formação dos grupos é interessante que o coach faça uma sessão individual, a finalidade dessa sessão é a de detectar e estabelecer da forma mais assertiva possível os objetivos individuais e globais do coachee. Essa sessão indi­vidual permite ao coach analisar de forma sistêmica em qual grupo o coachee se encaixará melhor, possibilitando o melhor aproveitamento das sessões em grupo.

Dinâmicas/ferramentas em Grupo

As dinâmicas desenvolvidas em grupo se configuram como poderosas ferramentas. Essas dinâmicas podem ser utilizadas pelo coach como um instrumento que propicia aos coachees participantes de um grupo momentos de reflexão e motivação.

Há diversos modelos e tipos de aplicação de dinâmicas grupais, cabe ao coach decidir a mais pertinente para cada grupo. Há também muitas ferramentas do Coaching que podem ser usadas para sessões de Coaching Group. Esses exercícios trazem momentos enriquecedores que podem auxiliar na melhora dos relacionamentos, comunicações interpessoais gerando uma série de insights extraordinários sobre a vida de modo geral.

Suporte ao Coachee

Não basta apenas criar o grupo, é necessário ter todo um planejamento e suporte para que o mesmo se desenvolva da melhor forma possível, trazendo resultados extraordinári­os para os seus participantes. A maioria dos coaches está acostumada a fazer suas sessões com o contato direto com seus clientes, ou seja, “zoinho no zoinho”.

Antes de começar um Coaching Group o coach deve se preparar muito, ler livros, artigos, propostas metodológicas, reflexões etc, para então montar o seu próprio formato de aten­dimento. O suporte ao coachee é um diferencial no Coaching Group, pois ele agregar um valor maior ao produto vendido.

Livros

Sem dúvidas a leitura é uma fonte incontestável de ad­quirir e aprimorar conhecimentos. Nos últimos anos o aces­so a livros se tornou mais fácil, muito em decorrência da globalização e das novas formas de leitura. Hoje podemos ler nos livros físicos e tradicionais, ou se preferir podemos ler nos celulares, computadores, tablets.

Sessões individuais

Sim, podemos falar que, mesmo em grupo, o coach ob­serva individualmente todos os coachees participantes do grupo. Esse acompanhamento individual é muito importante também, primeiramente, o contato individual é fundamen­tal para saber em qual grupo o coachee se encaixará e terá melhores resultados.

No desenvolvimento das sessões é fundamental deixar um canal aberto para que quando necessário o coachee pos­sa chegar até o coach individualmente para sanar possíveis dúvidas, problemas ou para ter um feedback.

Feedback particular

O feedback é uma ferramenta fundamental no proces­so de coachee. Deve-se utilizar o feedback como um meio construtivo na intenção de promover através de uma orien­tação e auxílio o desenvolvimento de determinada pessoa.

Jamais é recomendado fazer uso do feedback como um meio punitivo ou para expor as falhas da pessoa publi­camente. Essa atividade deve ser feita e avaliada individual­mente, mostrando os pontos fortes e os de melhoria.