Coaching Externo

Rawpixel.com/Shutterstock O Coaching Externo potencializa os programas de treinamento e desenvolvimento dos profissionais nas empresas

Coaching Externo é um processo ou treinamento contratado pelas empresas com o objetivo de oferecer aos seus líderes e profissionais um maior desenvolvimento de suas capacidades por meio desta metodologia. Diferente do Coaching Interno, que é representado por um coach que atua continuamente dentro da organização, neste modelo, ela contrata o trabalho de um profissional de fora e por um período determinado.

Oferecer processos de Coaching em grupo ou individual, por meio de um coach externo, tem sido uma forma de as empresas impulsionarem o crescimento de seus colaboradores em assuntos como – liderança, gestão de pessoas, visão estratégica, motivação, comunicação e relacionamento interpessoal, por exemplo. Para isso, a empresa pode tanto oferecer sessões dentro de suas instalações, como também permitir que elas sejam feitas fora de seu ambiente.

Por tudo isso, podemos afirmar que mesmo não atuando de forma fixa, o coach externo também traz todo o suporte necessário ao alcance efetivo das metas e objetivos que a organização almeja. Para isso, ele usa de seus conhecimentos, experiências, competências e habilidades técnicas para extrair o melhor de seus coachees, ajudá-los a eliminar seus gaps e desenvolver seu potencial profissional de forma rápida, planejada e efetiva.

Benefícios do Coaching Externo

Ao implantar um programa de treinamento e desenvolvimento, por meio do Coaching, a empresa também está reconhecendo que pode maximizar sua performance e melhorar determinados aspectos processuais e humanos. Ter esta consciência é muito importante para se criar uma verdadeira cultura de Coaching, onde os funcionários sintam-se realmente valorizados e queiram fazer parte da conquista de resultados extraordinários.

Outro ponto forte desta abordagem é a possibilidade de trabalhar exatamente em prol dos alvos que a empresa deseja atingir. Ou seja, o Coaching Externo tem um foco determinado e, tanto nos cursos como nos processos, a intenção é otimizar o desempenho dos profissionais e fazê-los ir além em suas funções.

Eu pessoalmente, já ministrei processos e cursos de Coaching para líderes e funcionários das maiores empresas do país. Por isso, posso dizer, sem nenhuma dúvida, que ao vivenciar esta metodologia, além de desenvolvê-los também conseguimos formar poderosos coaches internos.

PSC

Na prática, isso quer dizer que os benefícios e transformações não ficam resumidos a quem passa pelas sessões, pois estas pessoas evoluem, passam adiante o que aprenderam e os insights que tiveram. Assim, a empresa, os liderados e colegas de trabalho são sempre diretamente beneficiados também.

Isso cria uma corrente positiva, melhora a qualidade do ambiente, dos relacionamentos interpessoais, a efetividade da liderança e da comunicação, por exemplo. Como consequência, a equipe fica mais engajada, otimista, produtiva e os resultados podem ser alcançados com a contribuição de todos.

Então, quer se tornar um coach externo também? Conheça a formação Professional & Self Coaching – PSC; maximize suas habilidades, torne-se um coach profissional e apoie pessoas e empresas em seu crescimento contínuo.