Diante de um mercado cada vez mais competitivo, muitas empresas estão sendo obrigadas a encontrar constantemente mecanismos que contribuam para manterem-se bem posicionadas no segmento em que atuam. Neste sentido, é fundamental estar sempre bem preparada para lidar com este grande desafio, que faz com que empresários e empreendedores estejam a todo momento em busca de novas soluções para atender às necessidades de seu público-alvo, bem como de estar sempre à frente da concorrência.

As empresas que não investem na superação deste desafio no dia a dia, podem sofrer bastante em seu processo de crescimento, uma vez que deixam em segundo plano a necessidade de atualização constante, de adaptação às mudanças, de valorização de seus colaboradores, entre outros fatores, pois continuam realizando sempre as mesmas ações e tendo os mesmos comportamentos, na tentativa em vão de alcançar o sucesso tão sonhado no mercado.

Com base nisso, hoje vou falar sobre uma ferramenta que pode ser utilizada pelos mais diversos tipos de negócios, para que estes sejam impulsionados constantemente e conquistem cada vez mais resultados extraordinários em sua trajetória. Continue a leitura do meu mais novo artigo e conheça o Coaching Empresarial!

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

O Coaching Empresarial para o sucesso nos negócios

Coaching Empresarial é um poderoso método de soluções para instituições que buscam atingir seu potencial pleno, a partir do aproveitamento máximo dos talentos do capital humano que a compõe.

Este segmento de Coaching é voltado para um crescimento macro da organização e não somente para profissionais específicos, conquistando assim, alinhamento de valores entre colaboradores e empresa, e uniformidade de ações pautadas em resultados cada vez melhores.

O Coaching empresarial se baseia no crescimento sistêmico, envolvendo todas as áreas e níveis hierárquicos, como: recrutamento e seleção de talentos, treinamento e desenvolvimento de equipes, gestão por competências, desenvolvimento de líderes, executivos, CEOs, entre outros.

Empresas do Brasil e do mundo fazem do Coaching uma cultura organizacional, indo além de processos, adotando-o como uma forma de filosofia de vida e de trabalho. Com isso, os resultados se tornam consistentes e duradouros, devido à criação de um ambiente colaborativo, humanizado, focado e engajado.

Entre as empresas que se apóiam nesta eficaz metodologia, estão: Unimed, Volkswagen, Banco do Brasil, Receita Federal, Bayer, Unilever, Itaú, Petrobras, Gol, Magazine Luiza, entre muitas outras referências do mercado.

Benefícios do Coaching Empresarial

Para que você compreenda de forma mais aprofundada de que maneira o Coaching Empresarial pode contribuir para o crescimento de empresas e profissionais, confira quais benefícios são obtidos a partir do momento que o processo é implementado na organização.

  • Assertividade no processo de recrutamento e seleção, através do Coaching Assessment;
  • Aumento do índice de satisfação e qualidade de vida no trabalho;
  • Rotina corporativa de alta performance;
  • Senso de pertencimento e fidelização dos colaboradores;
  • Melhora no planejamento estratégico e visão sistêmica;
  • Definição de objetivos e metas claras e precisas;
  • Feedbacks e delegação de responsabilidades, de maneira mais assertiva;
  • Redução substancial do turn-over;
  • Aumento do comprometimento para o alcance de resultados;
  • Resultados acelerados e consistentes.

Diferença entre Coaching Empresarial, Executivo e de Liderança

PSC

No Coaching, existem variadas áreas de aplicação, cada uma com um foco específico. No universo corporativo, é comum confundir as definições das seguintes segmentações do Coaching: Empresarial, Executivo e de Liderança. Saiba quais são os objetivos de cada um deles para, assim, definir qual o mais adequado para que você atinja os resultados desejados:

Coaching Empresarial

Visa desenvolvimento sistêmico da empresa, envolvendo todas as áreas e níveis hierárquicos. O processo é longo e o resultado é macro, atingindo objetivos variados.

Coaching Executivo

Desenvolvimento de executivos e CEOs para melhorar a performance dentro de um contexto empresarial. Pode ser um processo longo, por conta da rotina acelerada da alta gestão. É um treinamento que envolve tomadas de decisões estratégicas de maior responsabilidade e, sendo assim, o ideal é que o Coach (profissional) tenha mais experiência, tanto em processos de Coaching, quanto em áreas relacionadas à gestão.

Coaching de Liderança

Focado no desenvolvimento de novos e futuros líderes, este processo possui característica de aperfeiçoamento de competências, voltado para resultados em curto espaço de tempo. O Coach não precisa, necessariamente, ser experiente na área de atuação do coachee (cliente), uma vez que não trabalhará com questões técnicas. Os aspectos trabalhados são apenas comportamentais, que levarão o profissional a se tornar um
líder de alta performance por meio do aprimoramento de seus talentos.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Como implementar a cultura do Coaching Empresarial em meus negócios?

Tenho certeza que após ler o conteúdo até aqui, você deve estar exatamente com esta pergunta martelando em sua cabeça, não mesmo?! Bom, acredito, verdadeiramente, que uma forma eficiente de implementar a cultura do Coaching Empresarial em sua organização é por meio de treinamento, cursos e formações em Coaching.

Digo isso, pois, como este é um processo mais abrangente, que, dependendo dos objetivos a serem alcançados, necessita de um prazo maior para ser aplicado, uma formação voltada para o aprimoramento dos colaboradores de uma forma geral, realizada em etapas e de maneiras variadas, bem como para a implementação de melhorias nos processos organizacionais, pode trazer resultados muito mais duradouros e permanentes para os negócios.

Assim, o ideal é a contratação de uma formação como é o caso do Coaching Corporativo, que trata-se de um curso que pode ser realizado nas próprias dependências da empresa, ou seja, não há a necessidade de arcar com custos de deslocamento dos colaboradores, e tem como principal objetivo desenvolver equipes de alta performance, para a obtenção de resultados ainda mais positivos para todos os envolvidos.

Além disso, o Coaching Corporativo também tem como grande diferencial o fato de ser uma formação desenvolvida de forma personalizada, ou seja, levando em consideração o diagnóstico e os pontos exatos que precisam de atenção e melhorias dentro da empresa, para que os negócios e os profissionais que dele fazem parte sejam impulsionados constantemente.

Convido você a conquistar mais através de sua empresa, investindo no Coaching Empresarial e no desenvolvimento do maior ativo de sua organização: os colaboradores. Afinal, “Empresas são Resultados de Pessoas!”.

Como eu disse no início deste artigo, com a disputa entre empresas cada vez mais acirrada no mercado, se você é empresário ou empreendedor, você não pode perder oportunidades de fazer com que os seus negócios cresçam e lhe tragam o retorno que você espera desde que deu início a eles. Sendo assim, se após esta leitura você identificou que precisa mudar, que os seus processos necessitam de melhorias, não perca tempo e comece agora mesmo a fazer algo pela permanência de sua marca no mercado.

Agora me conte: como você pretende melhorar os resultados de sua empresa nos próximos anos? Deixe o seu comentário, falando mais sobre suas experiências e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e contribuir também com o conhecimento de seus amigos.

 

Copyright:  275410169 – https://www.shutterstock.com/pt/g/rawpixel