Docstockmedia/Shutterstock Coaching é uma extraordinária metodologia de desenvolvimento humano e aceleração de resultados

Coaching é um processo que visa aumentar o desempenho de um indivíduo (grupo ou empresa), trazendo efeitos positivos através de metodologias, ferramentas e técnicas conduzidas por um profissional (coach) em uma parceria sinérgica e dinâmica com o cliente, o coachee.

Trata-se de arte e ciência, pois é um conjunto de conhecimentos que visam facilitar o alcance de resultados extraordinários utilizados por um profissional denominado coach, devidamente habilitado. É um processo que proporciona expansão significativa da performance profissional e pessoal. O objetivo é utilizar todo esse arsenal para sair de um ponto – estado atual – e chegar a outro ponto – estado desejado.

Os elementos-chave desse processo de Coaching são: foco, ação, sentimento/sensação, evolução contínua e resultados. A metodologia é focada nas ações do coachee/ cliente para a realização de suas metas e desejos. Para isso, é necessário realizar uma investigação detalhada do que o coachee realmente deseja, para que sejam operadas verdadeiras transformações de sua vida, bem como levá-lo a um estado de reflexão e conscientização sobre si mesmo.

O Processo de Coaching na Prática

Ao longo desse caminho, o indivíduo será levado a descobrir seus pontos de melhoria e as qualidades que o farão modificar as atitudes e comportamentos que precisam ser transformados em virtude de um bem maior que é a sua própria felicidade. Com isso, o indivíduo terá a capacidade de responsabilizar-se por sua vida, percebendo que para acontecer a real e verdadeira transformação, é preciso se responsabilizar pelos atos que realiza ao longo de sua jornada, pois tudo o que fazemos agora, nós colheremos mais tarde.

Outro grande benefício que o Coaching traz para ser incorporado definitivamente na vida da pessoa é fazer com que ela estruture, planeje e tenha foco para colocar em prática as ações rumo à concretização de seus sonhos, e possa, enfim, tornar tangível o que tanto deseja.

Realizando todas essas ações, é importante que o coach siga dando apoio ao coachee em tudo o que for feito, e é essencial muni-lo de informações sobre o andamento do processo, se está havendo progresso ou não, dando feedback mais realista possível, deixando o cliente sempre ciente do que precisa ou não ser feito em cada etapa do processo.

PSC

Uma das grandes funções do Coaching é liberar o potencial do indivíduo para que este maximize seu desempenho. Ralph Waldo Emerson já dizia que “Nosso principal objetivo é encontrar alguém que nos motive a fazer tudo que somos capazes”. E é exatamente isso que o Coaching faz.

Dessa maneira, percebemos que tudo depende somente de nós para que a mudança de fato aconteça, para que consequentemente descubramos que todas as respostas estão dentro de nós. O Coaching é o suporte que precisamos para encontrar tais respostas.

Podemos defini-lo de diversas maneiras. A sua essência é apoiar uma pessoa, grupo ou empresa a realizar mudanças necessárias para ir em direção ao que se quer. O Coaching apoia pessoas em todos os níveis para que se tornem quem elas querem ser, e para que elas sejam o melhor que podem ser.

Inspire-se, invista em você, Faça o Professional & Self Coaching – PSC!