O que é Coaching escrito numa pequena lousa que está em cima da mesa, ao lado de um monte de lápis e uma planta

Adha Ghazali/Shutterstock Conheça quais são os conceitos e princípios do Coaching e inspire-se a ser coach também!

Sei que talvez você seja um coach, que já saiba bastante ou o suficiente sobre o que é o Coaching e também sua história, mas vamos relembrar alguns pontos importantes, para que todos que ainda não conhecem esta metodologia possam conhecer os princípios teóricos e filosóficos do Coaching – pois é importante para que todos esses conceitos estejam sempre frescos em suas memórias.

O Coaching é um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais, psicológicas e emocionais direcionado à conquista rápida de objetivos para a obtenção de resultados planejados. Na prática, pode ser comparado à bem-sucedida união entre um técnico desportivo (coach) e seus atletas (coachees). Como tal, um coach utiliza técnicas, ferramentas e recursos de diversas ciências para potencializar os resultados.

Mas afinal, o que é Coaching?

Algumas pessoas dizem que Coaching é ciência, mas na realidade é formado por um conjunto de ciências e seus recursos e técnicas, especialmente as que abrangem as ciências do comportamento (Psicologia, Sociologia, Antropologia, Medicina, Neurociências), por exemplo.

Também agrega ferramentas da Administração de Empresas, Economia, Esportes, Gestão de Recursos Humanos, Planejamento Estratégico e de recursos espiritualidade – que você pode nomear como Deus, Força Maior ou o nome que fizer mais sentido para você. É um processo que produz mudanças positivas e duradouras.

Conduzido de maneira confidencial, individualmente ou em grupo, o Coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas. Ele é dinâmico e, principalmente integrativo. Ele nos ensina a conhecer nossas partes e integrá-las.

Aliás, essa é uma das metáforas dessa ferramenta extraordinária que é a Roda da Vida, a metáfora da integração de nossas partes. Ocasionalmente confundido com terapia, o Coaching vai bem além desta, na medida em que dá ao cliente a autonomia e o mérito pelos resultados obtidos, objetivando o acúmulo de experiências automotivadoras e a conquista da independência o mais cedo possível. Contudo, ele tem poderoso efeito terapêutico, uma vez que resolve vários processos internos das pessoas, promovendo curas em nível sistêmico.

PSC

De maneira sintética e objetiva, Coaching pode ser caracterizado como: • O processo conduzido e sistematizado por um profissional coach, visando identificar o estado atual de seu coachee e caminhar junto com ele até um estado desejado.

  • Uma metodologia de desenvolvimento humano na qual se cria um contexto transformacional para o alcance de um estado desejado.
  • E, como preferimos no IBC, o encontro do melhor de duas pessoas em busca de resultados extraordinários, por meio do autoconhecimento, do transe conversacional e da cocriação.

Diferente do que muitos pensam o Coaching não é apenas um treinamento. O conceito é bem mais amplo, uma poderosa metodologia voltada para o desenvolvimento de habilidades e competências que estão latentes dentro de cada um de nós.

Para entender de forma abrangente o Coaching, diríamos que ele é uma ciência do desenvolvimento. E se falamos em desenvolvimento falamos em processo, que, por conseguinte, nos remete a algo que é realizado em etapas.

Coaching é Mudança Que Gera Resultados!

De fato, o Coaching não é algo tão mágico, ou talvez até seja “mágico” no que diz respeito aos seus resultados, mas nada é alcançado sem esforço, disciplina e uma enorme capacidade de lidar com mudanças, uma vez que se trata de uma modificação, às vezes, brusca de comportamento pessoal e para os casos de empresas, também há uma mudança de cultura organizacional ou, pelo menos, mudanças no campo da gestão.

O Coaching avança do campo epistemológico para o campo metodológico, ele não é só um determinado conhecimento sobre um determinado campo que eu adquiro em uma formação, mas Coaching é também, e principalmente, uma metodologia de transformação comportamental; que tem seu objeto de atuação, sua abordagem e seus resultados mensuráveis.

Desde o seu surgimento o Coaching desenvolveu uma diversidade de testes, rodas, tabelas, técnicas de toda natureza, a fim de que a prática se estabelecesse. Da teoria à prática, o Coaching foi se consolidando como uma forma eficaz de gerenciamento do comportamento humano em diversos ambientes e com diversas finalidades.

Maravilhoso o processo de Coaching não é mesmo? Aprofunde-se ainda mais e torne-se coach com o IBC. Conheça a Formação Professional & Self Coaching – PSC, o melhor curso de Coaching do Brasil, e ouse ir além.