O que é Coaching, Coach, Coaches e Coachee?

Por: José Roberto Marques | Blog | 13 de setembro de 2016

 

O que é Coaching, Coach, Coaches e Coachee?

© Depositphotos.com / racorn Com a grande competitividade do mercado, empresas e pessoas têm, cada vez mais, buscado o Coaching para se aperfeiçoar constantemente e conquistar maiores e melhores posições.

 

Difundido no Brasil há aproximadamente 10 anos, o método Coaching impacta e transforma totalmente a vida de um indivíduo ou de uma organização. Com a alta competitividade do mercado, empresas e pessoas têm, cada vez mais, procurado o Coaching para se desenvolver continuamente e conquistar patamares maiores e melhores.

Leia a seguir o que é Coaching e suas principais denominações:

COACHING

É uma metodologia que reúne conhecimentos, ferramentas e técnicas de diversas ciências e áreas do conhecimento como Psicologia, Neurociência, Administração, Programação Neurolinguística (PNL), Gestão de Pessoas, Antropologia e Sociologia.

O processo visa a evolução e o gerenciamento do comportamento humano, e tem como objetivo, levar o indivíduo ao estado desejado por meio do desenvolvimento de habilidades e competências, além de mudanças e transformações com foco no aumento da performance e na aceleração de resultados.

Nesse sentido, o Coaching provoca mudanças latentes em um curto espaço de tempo na vida da pessoa, seja em âmbito pessoal ou profissional. Isso ocorre pois o processo permite que o indivíduo compreenda quais são suas qualidades e pontos a serem melhorados, suas crenças e valores, suas limitações, seu modo de agir e pensar perante as situações, além de promover autoconhecimento e autoconfiança, o que permite que a pessoa desenvolva metas e objetivos congruentes, inteligência emocional e assim, alcance aquilo que deseja.

O Coaching também é muito utilizado por empresas, visto que o processo auxilia na potencialização do desempenho organizacional. As técnicas e ferramentas da metodologia, quando aplicadas no ambiente profissional, desenvolvem e aperfeiçoam as competências dos colaboradores e promovem mudanças positivas em toda a equipe. Empresas como Google, Petrobrás, Avianca, Wickbold, Loreal, Magazine Luiza e Sefaz utilizam o Coaching para se desenvolver continuamente.

COACH

Em inglês, Coach significa instrutor ou treinador. É o profissional capacitado e habilitado por uma instituição de Coaching certificada, que atende e desenvolve outros indivíduos, seja em âmbito pessoal ou profissional, utilizando as técnicas e ferramentas da metodologia. Trata-se de uma parceria, uma junção de fortalezas, uma conexão das melhores partes de duas pessoas para atingir um objetivo específico em curto espaço de tempo.

É importante ressaltar que o Coach não é um orientador ou mentor. Sua missão é despertar, com ajuda de perguntas poderosas; reflexões, mudanças comportamentais, ressignificação, respostas internas e o potencial infinito de cada um.

Esse processo ocorre em sessões, semanais, quinzenais ou mensais com 1h de duração. Em um ambiente de completa harmonia e troca, o Coach faz questionamentos que resultam em insights e auxilia o cliente a identificar as ações necessárias para que o resultado que ele deseja, seja atingido. Tudo isso ocorre sem a interferência do Coach, ou seja, o profissional apenas evidencia a pessoa, as respostas que ela mesma já possui.

COACHES

É o plural de Coach. Coaches são profissionais treinados para aplicarem processos de Coaching em seus mais variados segmentos. Existem dois tipos de Coaching, o pessoal e o profissional, conheça seus conceitos a seguir:

Coaching Pessoal

Nesta modalidade, o processo de Coaching é voltado para o desenvolvimento em âmbito pessoal. Através de técnicas, ferramentas e perguntas poderosas, a pessoa consegue maximizar seu foco, potencializar habilidades e competências, desenvolver mudanças, definir metas e objetivos eficientes e assim, alcançar a evolução e a transformação que deseja. Alguns nichos que abrangem o Coaching Pessoal, são:

  • Coaching Familiar: a metodologia tem como foco, fazer com que os familiares identifiquem seus pontos positivos e aquilo que precisa ser modificado, para que assim, eles alterem as ações que estão impedindo a harmonia da família como um todo, se comuniquem embasados pelo respeito, lidando com a personalidade e as opiniões de cada um, mesmo que elas sejam diferentes entre si;
  • Coaching de Emagrecimento: a metodologia oferece subsídios para que o cliente identifique seus padrões mentais e modifique aqueles que geraram a sua dependência alimentar e causaram aumento de peso, além de auxiliá-lo quanto ao desenvolvimento de objetivos e hábitos que ocasionem na forma física desejada pelo cliente;
  • Coaching de Relacionamento: o processo visa proporcionar autoconhecimento, identificar os pontos fortes e de melhoria do casal, gerar mudança de hábitos e comportamentos nocivos, corrigir problemas de comunicação, estipular a melhor forma de se transmitir ideias e opiniões e fortalecer os vínculos afetivos que, independentemente da causa, estejam fragilizados, evitando assim, o desgaste emocional do casal;
  • Coaching Esportivo: nesse nicho de Coaching, o intuito é oferecer suporte a atletas e pessoas do ramo, para que os mesmos desenvolvam inteligência emocional e autoconfiança e assim, maximizem sua performance para atingir as metas estipuladas e saibam lidar com os momentos de derrota.

Coaching Profissional

Já no segundo tipo de Coaching, todo o processo é voltado para as questões profissionais da pessoa. Através dele, o Coach aplica ferramentas e técnicas capazes de aumentar a produtividade do indivíduo, desenvolver habilidades de liderança, aprimorar a comunicação, fornecer e receber feedbacks assertivos e assim, entregar resultados extraordinários. Alguns nichos dessa modalidade, são:

  • Coaching de Carreira: a metodologia tem como objetivo, subsidiar o profissional, independentemente da fase em que a sua carreira se encontra, através da identificação das suas competências, seus pontos de melhoria, suas limitações e suas expectativas. Isso garante que o cliente trilhe sua carreira embasada na exploração de todo o seu potencial;
  • Coaching de Liderança: tem como intuito, desenvolver habilidades de liderança no profissional, isso quer dizer que o processo maximiza a comunicação da pessoa, seu feedback, foco, gestão do tempo, motivação e relacionamento interpessoal, tudo isso, garante que o profissional seja capaz de desenvolver ações apropriadas, bem como criar um ambiente organizacional capaz de garantir resultados de excelência para a empresa;
  • Coaching Corporativo: o processo aqui, visa oferecer suporte a empresa, dando subsídios para que a mesma maximize sua atuação através da identificação dos pontos de melhoria na liderança, nos processos e na gestão dos colaboradores. Dessa forma, a organização consegue definir metas e objetivos com estratégias e prazos condizentes e assim, lidar com os possíveis problemas que podem ocorrer em sua rotina, bem como potencializar a sua performance;
  • Coaching em Vendas: o método tem como foco, aumentar as vendas da empresa. Através de técnicas e ferramentas comprovadas, o processo oferece suporte ao vendedor, para que ele tenha mais autoconfiança, aumente sua performance e assim, realize negociações e vendas assertivas.

COACHEE

Este é nome definido para o cliente que passa pela sessão de Coaching, conduzida pelo Coach. Durante o processo, o Coachee vivência uma evolução em todos os sentidos, pois a essência do Coaching é preocupar-se com o ser humano como um todo. Portanto, trabalha todas as partes que o envolvem.

É importante ressaltar que, ao sentir essa experiência, o Coachee é capaz de identificar qual é a sua missão de vida e assim, definir seus objetivos e as ações para alcançar aquilo que deseja, seja em âmbito pessoal ou profissional. Dessa forma, é possível enxergar o mundo além dos olhos, percebendo que o Coaching é um estilo, uma filosofia de vida!

COMO SE TORNAR UM COACH

A metodologia de Coaching, por utilizar técnicas, ferramentas e conhecimentos de inúmeras áreas como, administração, psicologia, recursos humanos, etc, permite que profissionais de diferentes ramos de atuação, como direito, pedagogia, jornalismo, entre outras, se tornem Coaches. Ou seja, qualquer pessoa, até mesmo alguém que um dia foi Coachee, pode se tornar um profissional de Coaching.

Para isso, é necessário que a pessoa faça uma formação em uma instituição credenciada, certificada, que possua uma conduta ética e seja consolidada no mercado. O Instituto Brasileiro de Coaching é a maior escola de Coaching do país, com reconhecimento internacional e dentre os seus cursos e treinamentos, oferece o Professional & Self Coaching – PSC, a mais completa formação de Coaching do Brasil.

A metodologia permite que a pessoa vivencie uma experiência transformadora, onde ela será capaz de identificar suas qualidades, pontos de melhoria, medos e limitações, além de adquirir conhecimentos, técnicas e ferramentas de Coaching para se tornar um profissional da área e assim, utilizar todo o conteúdo aprendido para promover mudanças, crescimento e evolução em outras pessoas, em âmbito pessoal ou profissional.

Este artigo contribuiu com você? Comente e compartilhe em suas redes sociais!