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O Que é Ciclo Financeiro? Como Criar Isto em uma Organização?

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Rawpixel.com/Shutterstock Para manter seu Ciclo Financeiro equilibrado as empresas devem ter um capital de giro que lhes permita manter seu negócio ativo e saudáváel até obter o ROI sobre seus investimentos

O Ciclo Financeiro, também conhecido como Ciclo de Caixa, é definido como o prazo médio entre o pagamento dos rendimentos dos fornecedores e o recebimento das vendas feitas aos clientes. Para isso, as empresas precisam ter um capital de giro que permita “segurar as pontas” enquanto não obtem o lucro com a venda dos produtos ou matérias-primas pegos de terceiros.

Este ciclo consiste em quatro etapas importantes: compra da mercadoria e estoque (ciclo econômico), pagamento de fornecedores e recebimento das vendas (ciclo de caixa). Assim, se, por exemplo, eu compro do meu fornecedor determinado item e tenho 45 dias para pagar, mas levo 60 para receber do meu consumidor, eu preciso criar estratégias efetivas de gestão financeira para que estes 15 dias de diferença não prejudiquem o meu negócio.

Na prática, isso significa que, muitas vezes, a empresa precisa dispor do próprio capital para fazer o pagamento de seu abastecedor. Por isso, para evitar prejuízos aos seus cofres e que isso diminua sua capacidade financeira, é importante negociar os prazos com os fornecedores e, formar com eles parcerias profícuas, pois ambos precisam um do outro para existir.

Como Criar um Ciclo Financeiro Positivo

Para alcançar e manter um ciclo financeiro positivo, as empresas devem conhecer bem seus processos de vendas e criar estratégias efetivas, que lhes permitam ter o retorno sobre o investimento – ROI, dentro de um prazo tangível.

Além disso, como existem muitas variáveis no mercado e as vendas podem tanto crescer como diminuir, em certo período, é essencial ter um capital de giro. Em outras palavras, o empresário precisa dispor de recursos que possibilitem a empresa “rodar”, independente, de ter feito vendas ou não.

Aqui neste contexto, aplicar estratégias de Marketing, como os 4 P’s, visando à atração de novos e antigos clientes, é um elemento fundamental. Fazer anúncios, promoções e oferecer boas condições de pagamento, são algumas medidas que podem ser adotadas para que os produtos sejam vendidos e tragam o retorno esperado.

Por tudo isso, podemos afirmar que a perpetuação das organizações se relaciona diretamente com a forma como o empreendedor administra seu ciclo financeiro. É preciso entender como o seu mercado se comporta e estar atento aos prazos de entrega e pagamento dos fornecedores, que é um dos mais importantes parceiros das empresas.

Por fim, você empresário deve buscar administrar assertivamente os seus processos de vendas e criar estratégias efetivas para atrair e fidelizar os seus clientes. Por isso, trate seu cliente de forma única e lembre-se sempre que são eles que ajudam a manter seu ciclo econômico em abundância e a conquistar resultados extraordinários em seu negócio.

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