Voltar

O que é Benchmarking? Qual a importância para sua empresa?

Publicado em | 0 comentários

Jirsak/Shutterstock O Benchmarking é uma excelente fonte de informações para as empresas e fator estratégico para elas

Benchmarking é um processo altamente estratégico para as empresas. Ocorre por meio da coleta, análise de dados e da comparação de seu trabalho com o das empresas concorrentes. Esta avaliação permite não apenas comparar suas práticas, mas também incorporar novos conceitos e ideias ao seu dia a dia.

Multinacionais como a Ford e a IBM são conhecidas por suas práticas de benchmarking. Assim como estas organizações, muitas outras empresas têm trazido estes benefícios para melhorar, progressivamente, suas estratégias de gestão de pessoas, processos, serviços e produtos.

Se, por exemplo, uma organização deseja melhorar sua logística de entregas, o benchmarking entra trazendo, novas informações e conhecimentos, sobre como os concorrentes fazem este mesmo trabalho.

O objetivo, com isso, é observar, de perto, o que as outras empresas fazem de diferente, para com isso, corrigir as falhas, melhorar os procedimentos internos e tornar o trabalho mais eficiente e competitivo.

Por que investir em Benchmarking?

Nenhum empresário ou empreendedor quer ficar para trás e perder seu espaço no mercado. Neste contexto, por ser um modelo bastante efetivo, o benchmarking vem se tornando uma prática amplamente utilizada em todos os segmentos empresariais.

Isso se justifica graças à alta competitividade, que estimula as empresas a estarem atentas aos seus processos e também ao que seus concorrentes estão fazendo. Este trabalho ajuda ainda a expandir e implantar novas ideias e preparar-se para atender melhor os clientes.

Mas na prática, o que o benchmarking traz de positivo? Novas ferramentas de gestão, profissionais diferenciados, novos recursos técnicos e financeiros, modelos de negócios inovadores, comunicação eficiente, liderança Coaching. Estes são alguns dos diferencias que esta metodologia ajuda a captar e trazer ao conhecimento das organizações.

Dispondo destas e, de outras informações importantes, é possível ampliar a visão do negócio, identificar ameaças, novas oportunidades de crescimento e incorporar práticas mais efetivas. Este mapeamento permite ainda antecipar tendências e concorrer, de igual para igual, com as outras empresas.

Por tudo isso, podemos concluir que, sem as informações que o benchmarking traz, seria bem mais difícil, para as organizações, acompanhar seus concorrentes e melhorar os seus processos. Este acompanhamento é importante para a evolução de toda empresa e, muito positivo, quando as estimula a inovar, mudar, empreender e conquistar alto desempenho organizacional. Experimente e faça seu benchmarking também!

Gostou do artigo? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!