Você já ouviu falar sobre behaviorismo? O conceito é uma vertente da psicologia que estuda o homem a partir das suas condutas e comportamentos.  Também conhecida como uma ciência que analisa o comportamento, ou simplesmente como comportamentalismo, essa linha de pensamento está entre uma das três abordagens psicológicas e comportamentais mais importantes do mundo.

Muitos consideram o psicólogo americano John B. Watson (1878-1958) como o fundador do behaviorismo por conta de um manifesto que escreveu em 1913 em que se afirma a si mesmo como seguidor do movimento. O artigo chamado “Psicologia: como os behavioristas a vêem”, trouxe visão dos defensores do método como uma carta aberta para o mundo. Para o pesquisador, os comportamentos são herdados e também podem se perpetuam por meio de nossos hábitos.

As principais influências do trabalho do Watson foram os seguintes estudiosos: o fisiologista russo Ivan Pavlov (1849-1936); o neurologista russo Vladimir Bechterev (1857-1927); os filósofos franceses Auguste Comte (1798-1857) e René Descartes (1596-1650); e o fisiologista alemão Jacques Loeb (1859-1924). Grandes mentes que trouxeram grandes teorias e reflexões para a humanidade, não é mesmo? Não faltou base teórica para que Watson construísse sua própria teoria sobre o comportamento.

Entretanto, Watson não foi o único a se interessar pelo assunto comportamental. O também psicólogo americano, Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) também quis se aprofundar no tema. Só que, diferente de Jonh, ele defendia que os nossos comportamentos não são reflexos de heranças familiares, mas do meio onde estamos inseridos.

E agora: você concorda com quem? Se você ainda quer saber mais sobre essa área antes de opinar é só continuar lendo o texto!

Como o behaviorismo pode nos ajudar

Visões a parte, o fato é que o behaviorismo contribui de forma decisiva para a compreensão do comportamento humano e nos ajuda no nosso próprio processo evolutivo. Somos o reflexo de como pensamos e agimos e as transformações que buscamos começam exatamente pela mudança de mindset.

Os behavioristas nos oferecem a oportunidade de entender melhor quais são os processos mentais que ocasionam as nossas condutas e como decifrar as informações destas. Mais do que isso: ele nos ajuda a compreender como os nossos comportamentos podem limitar ou maximizar os nossos resultados em todos os sentidos. Em um processo de coaching, o behaviorismo é usado, por exemplo, para dar ao coachee o entendimento de como as suas atitudes, em âmbito pessoal ou profissional, têm o poder de afetar ações, resultados e relacionamentos.

PSC

Na psicologia comportamental a intenção também é a de dar ao paciente a chance de conhecer melhor a si mesmo e, com isso, ajudá-lo a entender quem é, quais são os seus influenciadores comportamentais, discorrer sobre isso, de modo a superar possíveis condutas negativas que dificultam algum aspecto de sua vida. Na metodologia coaching, o ensinamento do autoconhecimento se assemelha muito a esse objetivo.

O coaching como ferramenta

Tudo que fazemos tem uma reação proporcional, seja positiva ou negativa. E nós, como adultos, devemos nos responsabilizar por elas, ou seja, lidar com as consequências da melhor maneira possível. Portanto, é essencial que cada um de nós tenha a capacidade de analisar como as próprias ações podem estar afetando o que está ao nosso redor e aprender com essa reflexão. Afinal, é bacana repetir algo bom, mas é chato cometer o mesmo erro, não é mesmo? Como on Skinner afirmou uma vez: “Não aceite nenhuma prática como imutável. Mude e esteja pronto a mudar novamente. Não aceite verdade eterna. Mude.” Então, lembre-se de que quando você muda, sua vida muda também. Permita-se!

Uma excelente maneira de se permitir é entender que você precisa buscar maneira de evoluir. Não adianta nada decidir que irá mudar sua atitude simplesmente por mudar. Pergunte a si mesmo qual é o motivo dessa alteração e o que ela vai causar. Basicamente, você deverá analisar toda a situação. Quando você compreende onde está o problema é mais fácil de resolvê-lo.

Como eu já disse acima, o coaching é usado behaviorismo de diversas maneiras. Eu, como master coach senior, sou fã dessa área de estudo e gosto sempre de aprender mais a partir dela para usá-la da melhor maneira possível. A formação Consultor em Análise Comportamental do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), do qual sou fundador e presidente, é ideal para aquele profissional que deseja obter conhecimento sobre o mapeamento de perfil e tendências de comportamento das pessoas. Tal sabedoria será fundamental para aperfeiçoar a autogestão e o gerenciamento de pessoas. A partir desse curso você terá otimizado seu autoconhecimento, autodesenvolvimento, assertividade, eficácia e produtividade.

O conteúdo desse programa oferece valiosos conteúdos que englobam o domínio completo da Teoria dos Perfis Comportamentais, desenvolvimento de gestão de pessoas, evolução de processos, potencialização de bons resultados, rentabilidade, maximização de procedimentos de seleção, otimização dos treinamentos, crescimento de bons relacionamentos interpessoais e muito mais. Além disso, você terá acesso a um exclusivo software de Coaching Assessment, que tem a validação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ministério da Ciência e Tecnologia, da Fumsoft e da Finep.

Após o curso, você poderá aplicar seus aprendizados em curto, médio e longo prazo trazendo grandes vantagens para a empresa que trabalha. São benefícios como o aumento da satisfação da equipe no remanejamento de funções para que os potenciais possam ser mais bem explorados; crescimento da participação e bons resultados dos processos de treinamento e desenvolvimento de colaboradores; mais agilidade e assertividade nos procedimentos de recrutamento e seleção; retenção de talentos; e muito mais.

O coaching e o behaviorismo combinam muito bem, não é mesmo? Agora é a sua vez de colocar seu plano de progressos próprio em ação! Nunca se esqueça de que a evolução acontece todos os dias e que ela deve ser valorizada e não considerada um ato de falta de inteligência ou habilidade. Busque pelo o seu máximo tanto no trabalho quanto fora dele todos os dias. Você vai como será mais feliz e realizado ao abrir a mente para  novos aprendizados.

Escreva o que achou dos textos nos comentários!

 

Copyright:  1069550111 – https://www.shutterstock.com/pt/g/photographeeeu