Voltar

O que é Behaviorismo? E Como ele Pode te Ajudar

Publicado em | 0 comentários
Behaviorismo

Antonio Guillem/Shutterstock O Behaviorismo nos ajuda a compreender como nossos comportamentos afetam nossas relações e resultados

O Behaviorismo é uma vertente da Psicologia que estuda o homem a partir de suas condutas e comportamentos.  Também chamado de comportamentalismo e “ciência do comportamento”, este método está entre uma das três abordagens psicológicas e comportamentais mais importantes do mundo.

O psicólogo americano, John Watson, é considerado o criador da Psicologia do Comportamento e foi o principal difusor desta teoria por meio de livros, dissertações e artigos sobre o assunto, como o publicado, em 1913, intitulado – “Psicologia: como os behavioristas a veem”, que trazia a visão dos defensores do método. Para ele, os comportamentos são herdados e também se perpetuam por meio de nossos hábitos.

As principais influências do trabalho de Watson foram: Ivan Pavlov, Vladimir Bechterev, Auguste Comte, René Descartes e Jacques Loeb. Entretanto, ele não foi o único a se interessar pelo assunto. O também psicólogo americano, Burrhus Frederic Skinner, diferente de Jonh, defendia que nossos comportamentos eram reflexos não de heranças familiares, mas sim do meio onde estamos inseridos.

Como o Behaviorismo Pode nos Ajudar

Visões a parte, o fato é que o behaviorismo contribui de forma decisiva para a compreensão do comportamento humano e nos ajuda em nosso próprio processo evolutivo. Somos o reflexo de como pensamos e agimos e as transformações que buscamos começam exatamente pela mudança de mindset.

Os behavioristas nos oferecem a oportunidade de entender melhor os processos mentais por trás de nossas condutas e de decifrarmos as informações nelas contidas. Num processo de Coaching, o behaviorismo é usado, por exemplo, para dar ao coachee o entendimento de como os seus comportamentos, em âmbito pessoal ou profissional, afetam os seus resultados e relacionamentos.

Na Psicologia Comportamental a intenção também é a de dar ao paciente a chance de conhecer melhor a si mesmo e, com isso, ajudá-lo a entender quem é, quais são os seus influenciadores comportamentais, discorrer sobre isso, de modo a superar possíveis condutas negativas que dificultam algum aspecto de sua vida.

Com isso, podemos perceber como o behaviorismo é uma poderosa vertente psicológica, que vai a fundo a nossa mente, condutas e hábitos e que nos ajuda a compreender como os nossos comportamentos podem tanto limitar como maximizar os nossos resultados em todos os sentidos.

Tudo que fazemos tem uma reação proporcional à nossa ação. Comportamentos positivos levam a resultados positivos e o contrário você já sabe. Portanto, como disse Skinner – “Não aceite nenhuma prática como imutável. Mude e esteja pronto a mudar novamente. Não aceite verdade eterna. Mude.” Então, lembre-se: quando você muda, sua vida muda também. Permita-se!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!