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O que é Avaliação 180 Graus?

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Blan-K/Shutterstock A Avaliação 180 graus serve para mensurar o desempenho dos colaboradores, corrigir falhas e ajuda a reconhecer os profissionais que se destacam na empresa

Em toda empresa é sempre importante analisar o andamento dos processos, bem como o desenvolvimento do trabalho dos líderes e colaboradores. Neste contexto, a Avaliação 180 graus é uma forma efetiva de avaliar o desempenho dos profissionais e oferecer-lhes feedbacks sobre seus pontos fortes, de melhoria e reconhecer seus resultados.

Para que este tipo de avaliação surta os efeitos desejados, todos os gestores da organização devem estar cientes dos critérios que serão utilizados em tal mensuração. Deste modo, ao abordar seu liderado para fazer a avaliação 180º, o líder terá os parâmetros técnicos e comportamentais para coletar as informações que precisa e fazer um relatório efetivo dos componentes avaliados no desempenho e conduta do profissional.

Do mesmo modo, todos os profissionais que serão avaliados devem ser informados, previamente, mas não apenas comunicados. A empresa deve deixar claro quais são os objetivos e benefícios deste tipo de apreciação e desde então, engajar os seus profissionais.

Como Aplicar a Avaliação 180 Graus

Além de preparar os colaboradores, a empresa também deve preparar seus gestores para aplicá-la de modo correto, ou seja, com respeito, objetividade e foco nos resultados e melhorias propostos pela avaliação. Em outras palavras, para evitar situações constrangedoras e, que algum profissional sinta-se exposto ou prejudicado, o líder deve ter bom senso e sensibilidade para abordar e aplicar o questionário, sem impor julgamentos ou dar feedbacks, fora de contexto, por exemplo.

Nos casos em que a medição 180 graus é feita em toda empresa, o que geralmente é aplicado pelo setor de Recursos Humanos, estes mesmos cuidados também devem ser tomados, a fim de evitar um mal estar coletivo. Após a coleta das informações, os dados devem ser catalogados pela Gestão de Pessoas e os resultados devem gerar feedbacks para os funcionários avaliados.

Este ciclo encerra a fase de avaliação. Porém, apenas o processo de entrevistas com os avaliados, pois se a empresa considerar necessário, com base nas informações obtidas, ela poderá dar início a ações de correção e melhoria que identificou que precisam ser implantadas na organização.

Feedback como Instrumento de Crescimento

Quando o gestor tem a chance de fazer uma avaliação 180 graus, ele também tem a oportunidade de reconhecer aqueles profissionais que mais se destacam como também aqueles que necessitam de maior acompanhamento. O que é comum aos dois exemplos é que, para ambos, a melhor forma de recompensar estes colaboradores é oferecendo-lhe feedbacks.

Por meio dele, os funcionários podem receber os reconhecimentos que merecem por seu bom desempenho e também, orientações sobre os pontos técnicos e comportamentais que precisam melhorar. O feedback traz ainda a visão do gestor e da empresa em relação ao profissional, dando-lhe uma dimensão mais realista de suas possibilidades de crescimento e ameaças, caso não melhore determinados aspectos.

De todo modo, os feedbacks devem ser vistos como um retorno muito bem-vindo, pois é por meio deles, que todo profissional, pode conquistar reconhecimento, ter motivação para evoluir e melhorar seus resultados continuamente.

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