Em toda empresa é sempre importante analisar o andamento dos processos, bem como o desenvolvimento do trabalho dos líderes e colaboradores. Neste contexto, a Avaliação 180 graus é uma forma efetiva de avaliar o desempenho dos profissionais e oferecer-lhes feedbacks sobre seus pontos fortes, de melhoria e reconhecer seus resultados.

Para que este tipo de avaliação surta os efeitos desejados, todos os gestores da organização devem estar cientes dos critérios que serão utilizados em tal mensuração. Deste modo, ao abordar seu liderado para fazer a avaliação 180º, o líder terá os parâmetros técnicos e comportamentais para coletar as informações que precisa e fazer um relatório efetivo dos componentes avaliados no desempenho e conduta do profissional.

Do mesmo modo, todos os profissionais que serão avaliados devem ser informados, previamente, mas não apenas comunicados. A empresa deve deixar claro quais são os objetivos e benefícios deste tipo de apreciação e desde então, engajar os seus profissionais.

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Como Aplicar a Avaliação 180 Graus

Além de preparar os colaboradores, a empresa também deve preparar seus gestores para aplicá-la de modo correto, ou seja, com respeito, objetividade e foco nos resultados e melhorias propostos pela avaliação. Em outras palavras, para evitar situações constrangedoras e, que algum profissional sinta-se exposto ou prejudicado, o líder deve ter bom senso e sensibilidade para abordar e aplicar o questionário, sem impor julgamentos ou dar feedbacks, fora de contexto, por exemplo.

Nos casos em que a medição 180 graus é feita em toda empresa, o que geralmente é aplicado pelo setor de Recursos Humanos, estes mesmos cuidados também devem ser tomados, a fim de evitar um mal estar coletivo. Após a coleta das informações, os dados devem ser catalogados pela Gestão de Pessoas e os resultados devem gerar feedbacks para os funcionários avaliados.

Este ciclo encerra a fase de avaliação. Porém, apenas o processo de entrevistas com os avaliados, pois se a empresa considerar necessário, com base nas informações obtidas, ela poderá dar início a ações de correção e melhoria que identificou que precisam ser implantadas na organização.

Benefícios de Uma Avaliação 180° Para Sua Empresa

PSC

Um grande número de empresas possui algum tipo de avaliação de desempenho. Muitas vezes, os responsáveis ​​por sua administração relutam em mudar seus padrões de avaliação, seja devido à inércia ou à crença de que nenhum sistema de avaliação pode realmente ser útil.

No entanto, as avaliações de 180 graus são altamente assertivas e podem ser incrivelmente benéficas para organizações de vários tamanhos, em todos os setores. A verdade é que muitos gerentes não têm o habito de dar um feedback para sua equipe, e isso pode levar a grandes problemas em sua organização.

Introduzir uma avaliação 180º em seus funcionários e equipe, irá melhorar o diálogo entre eles e seus gestores. Conheça quantas melhorias sua empresa poderá ter: 

  • Melhor desempenho dos funcionários
  • Auto estima elevada
  • Aumento da motivação
  • Maior retenção de funcionários
  • Melhor desempenho organizacional

Especificamente, avaliações de 180 graus podem abordar problemas comuns que muitas organizações enfrentam, variando de funcionários que se sentem vitimados por seus empregadores e gerentes que desprezam as conversas sobre o desempenho.

A atmosfera de comunicação aberta que uma avaliação de 180 graus oferece torna excelente para a realização de uma análise de lacunas no desempenho, permitindo que as organizações discutam claramente as áreas em que um funcionário está ausente e planejem abordá-las.

Esse diálogo permite que os gerentes criem mais facilmente uma solução para um funcionário com desempenho insatisfatório, desde treinamento adicional até a adição de novos funcionários.

Além de abordar problemas de desempenho insuficiente, a comunicação aprimorada também serve para demonstrar aos profissionais de alto desempenho que eles são realmente valorizados.

Para organizações que lutam para encontrar tempo para administrar avaliações de desempenho, um sistema de avaliações de 180 graus tem mais um benefício importante: sua economia de tempo. Como os dados são coletados de apenas duas fontes – o funcionário e seu gestor direto – a coleta e a compilação das informações relevantes são simples, simplificadas e muito assertivas. 

Os benefícios de instituir um sistema de avaliações de 180 graus não se estendem apenas à sua própria organização. Seus funcionários também podem obter informações e orientações valiosas dessas avaliações, o que pode levar a funcionários mais felizes, mais comprometidos e mais trabalhadores.

Em primeiro lugar, a comunicação aberta facilitada por avaliações de 180 graus significa que os funcionários recebem um feedback mais objetivo que é equilibrado e fornece metas claras de desempenho. Se um funcionário está no melhor desempenho ou possui áreas nas quais precisa trabalhar, essa clareza ajuda a garantir que tanto o gerente quanto o funcionário estejam no mesmo caminho. 

Além disso, a avaliação 180 graus permite que os funcionários discutam problemas que enfrentam e forneçam feedback sobre o desempenho de seus gerentes também. Ambos os pontos, em particular, fazem com que um funcionário se sinta valorizado e ouvido.

Uma avaliação de 180 graus também apresenta a oportunidade perfeita para discutir as necessidades de treinamento e falar com o plano de desenvolvimento de um funcionário.

Embora seja certamente no melhor interesse de uma empresa ter funcionários atualizados sobre o desenvolvimento do setor e se esforçar para melhorar seu valor para a empresa, isso também beneficia o funcionário a ter suas próprias metas de desenvolvimento pessoal abordadas. De fato, isso pode gerar boa vontade e fidelidade da empresa em nome do funcionário.

Feedback como Instrumento de Crescimento

Quando o gestor tem a chance de fazer uma avaliação 180 graus, ele também tem a oportunidade de reconhecer aqueles profissionais que mais se destacam como também aqueles que necessitam de maior acompanhamento. O que é comum aos dois exemplos é que, para ambos, a melhor forma de recompensar estes colaboradores é oferecendo-lhe feedbacks.

Por meio dele, os funcionários podem receber os reconhecimentos que merecem por seu bom desempenho e também, orientações sobre os pontos técnicos e comportamentais que precisam melhorar. O feedback traz ainda a visão do gestor e da empresa em relação ao profissional, dando-lhe uma dimensão mais realista de suas possibilidades de crescimento e ameaças, caso não melhore determinados aspectos.

De todo modo, os feedbacks devem ser vistos como um retorno muito bem-vindo, pois é por meio deles, que todo profissional, pode conquistar reconhecimento, ter motivação para evoluir e melhorar seus resultados continuamente.

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