Voltar

O que é autoconfiança e como o Coaching ajuda a estimular

Publicado em | 0 comentários
líder confiante

© Depositphotos.com / pressmaster A autoconfiança pode ser definida como autopercepção positiva, autoaceitação e o autorreconhecimento das habilidades e capacidades individuais.

Seja no trabalho ou na vida pessoal, desenvolver autoconfiança é essencial. Esta convicção, presente em todas as pessoas de sucesso, é um diferencial importante e deve ser alimentada e autodesenvolvida continuamente.

Mas, na prática, você sabe o que é autoconfiança? Podemos defini-la como a autopercepção positiva, autoaceitação e o autorreconhecimento das habilidades e capacidades individuais. Entretanto, por muitos motivos, muitas pessoas não conseguem desenvolver a autoconfiança e, por isso, sofrem em decorrência da baixa autoestima.

Como o Coaching potencializa a autoconfiança

Para reconhecer, é preciso conhecer. Muitas pessoas simplesmente desconhecem seu potencial e vivem à sombra de experiências negativas, o que interferem diretamente no desenvolvimento da autoconfiança.

Neste contexto, o processo de Coaching apoia o indivíduo em seu caminho de autodescoberta, trazendo questionamentos poderosos que o fazem refletir profundamente. Com isso, a pessoa/profissional passa a enxergar e reconhecer seus pontos fortes, qualidades e diferenciais.

Ao vivenciar este intenso autoconhecimento, o cliente consegue identificar as experiências e crenças que sabotam sua confiança, trabalhando ativamente para eliminar suas influências negativas. Pense que cair e ferir os joelhos certamente causa dor, mas deixa uma cicatriz que representa sua experiência e capacidade de se levantar e superar a dor.

No processo de Coaching é assim: mesmo tendo passado por eventos muito traumáticos e negativos, o cliente é convidado a ressignificá-los, buscando algum aspecto positivo nestas situações e fazendo disso um estímulo para seguir em frente.

A importância do autoconhecimento

“Quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo”. Essas palavras definem com perfeição a conquista de autoconfiança proporcionada pelo processo de Coaching. Para restabelecer a autoconfiança, o Coaching nos convida a responder importantes questionamentos, tais como: Quem eu sou? O que me faz acordar todos os dias? Como eu gostaria de ser visto e reconhecido? Quais são meus diferenciais? Quais são meus pontos fortes? Quais são as minhas conquistas? Como eu me sinto? Como eu gostaria de ser e estar agora?

Como suporte destas e de outras perguntas poderosas, o indivíduo expande sua visão e passa a enxergar seus pontos fortes, vitórias, diferenciais, forças pessoais e competências individuais. A partir deste processo, ele se reconhece como alguém que merece ser reconhecido, ouvido, amado e alcançar o sucesso.

É fato: a autoconfiança depende da forma como nos enxergamos. Com uma autopercepção renovada, é possível reestabelecer um relacionamento saudável e ter uma postura mais positiva em relação a si mesmo e à vida.

Quer aumentar sua autoconfiança e conquistar resultados extraordinários em sua carreira e vida pessoal? Faça a Formação Professional & Self Coaching – PSC, desenvolva novas habilidades, aumente sua autoestima e viva todo o seu potencial infinito.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!