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Assiduidade: O que é?

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Assiduidade: O que é?

Gyorgy Barbi/Shutterstock A assiduidade favorece na produtividade e potencializa o rendimento dos profissionais e das empresas

Assiduidade designa o caráter daquilo que é contínuo, frequente e constante. No mundo corporativo, um profissional assíduo é aquele que não falta ao trabalho. Além de ser uma característica que demonstra comprometimento e disciplina do trabalhador, é decorrente do contrato de trabalho estabelecido e, por isso, obrigatória em qualquer relação empregatícia.

Quando o empregado falta ao trabalho, a empresa deixa de ganhar em produtividade e têm os seus resultados prejudicados. Por isso, a assiduidade é uma das características mais buscadas pelas organizações durante contratações e ainda um dos fatores considerados em avaliações de desempenho.

O combate a um dos problemas mais comuns nas organizações é realizado com a ajuda dos gestores, que devem estabelece regras e monitorar o comportamento dos membros de sua equipe. Muito além de somente fiscalizar os seus subordinados, os líderes devem dar o bom exemplo e fazer o possível para construir um ambiente de trabalho em que sejam respeitados os compromissos e obrigações.

Ações para aumentar a assiduidade nas empresas

As constantes faltas ao trabalho podem levar o profissional à demissão por justa causa, porém tanto o processo de afastamento quanto de contratação também é dispendioso para as empresas. Digo isso porque essa ação impacta financeiramente tanto na produtividade, quando no tempo para o recrutamento e seleção de novos colaboradores.

Os gestores precisam ficar mais atentos aos processos de seleção dos profissionais e também focados em criar mecanismos efetivos que estimulem a motivação e frequência das equipes. Quanto mais assertivas forem essas ações, melhores serão os resultados, o que influencia diretamente na assiduidade e desempenho do colaborador. Algumas outras atitudes são muito efetivas para combater as abstinências.

Descubra por que o profissional está faltando ao trabalho

Uma ação muito eficaz é buscar fazer o mapeamento dos principais motivos que levam os profissionais a faltar ao trabalho. Em muitos casos, não é intencional, mas em decorrência das condições do transporte público, dificuldade de acesso à empresa, problemas de saúde ou mesmo pela falta de creches onde possam deixar seus filhos enquanto trabalham.

Lembre constantemente os seus subordinados sobre as regras da empresa

Assiduidade é uma questão básica que deve fazer parte do comportamento de todos os profissionais. Como gestor, trate a falta ao trabalho como algo grave e procure manter esse tom com todos os seus subordinados, para fazê-los compreender que se trata de um descumprimento ao contrato de trabalho estabelecido. Exceto em casos de razões legítimas que justifiquem o absenteísmo, relembre todas as políticas e diretrizes, normas e procedimentos da organização e advirta os funcionários sobre as consequências de manter esse comportamento.  

Procure conhecer mais sobre a vida pessoal dos seus liderados

Estar mais próximo dos profissionais, ouvi-los e buscar compreender suas razões, necessidades e dificuldades também é papel das organizações. Isso mostra respeito e comprometimento com as pessoas, que na maioria das vezes, querem trabalhar, mas esbarram em problemas externos.

Fique atento quando o problema estiver dentro do ambiente de trabalho

Em alguns casos, o absenteísmo é consequência de problemas reais que existem dentro de sua equipe. Funcionários desmotivados devido a alguma questão podem faltar ao trabalho como forma passiva de protesto contra práticas da empresa ou mesmo devido a problemas de relacionamento interpessoal. Fique atento quando esse problema for recorrente para identificar as suas causas e corrigi-las o quanto antes.

Trabalhe em conjunto

Quando há um trabalho em conjunto entre líderes, RH e profissionais, cria-se um ambiente de parceria e engajamento, onde a empresa busca oferecer condições mais favoráveis aos seus colaboradores, e estes, em contrapartida, respeitam os horários, o tempo de expediente e desempenham bem as suas funções diárias.

Tudo isso é bastante positivo, pois eleva a motivação de funcionários, valoriza seu trabalho, evita que se ausentem de suas funções e potencializa os resultados. Isso é extraordinário e traz um excelente retorno a todos. Então, fica a dica – valorize seu trabalho e marque presença!

Você é gestor? Já teve algum problema com assiduidade com sua equipe? Conte-nos mais sobre a sua experiência nos comentários.

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