Peter Bernik/Shutterstock O ser humano vive continuamente em processo de aprendizado por meio de suas experiências e das observações ao seu redor

A aprendizagem pode ser entendida como o processo pelo qual o sujeito adquire informações, habilidades, atitudes, valores etc. Se dá a partir do seu contato com a realidade, o meio ambiente e com outras pessoas.

O ser humano cria alguns hábitos para podermos prestar atenção em outras coisas e esses hábitos geram aprendizagem. O aprender é uma constante na vida do homem.

A Aprendizagem é uma Habilidade que se Divide em Quatro Estágios:

1º Incompetência inconsciente

Quando uma pessoa não sabe realizar determinada tarefa e não sabe que não sabe. Se alguém nunca dirigiu um carro, por exemplo, não faz a mínima ideia do que isso significa.

2º Incompetência consciente

Ao começar a aprender/fazer aulas de direção, a pessoa descobre as suas dificuldades. Sendo assim, ela aprende de forma consciente a pisar na embreagem, freio, trocar a marcha etc. Essa pessoa está com a atenção voltada apenas para isso, mas ela é competente para dirigir apenas em ruas menos movimentadas e de curto trajeto.

PSC

3º Competência consciente

A pessoa já pode dirigir, a técnica foi aprendida, porém há a necessidade de muita concentração.

4º Competência inconsciente

Todos os “pequenos padrões” que aprendemos com bastante esforço se juntam em uma linear forma de comportamento. E, a partir disso, podemos admirar a natureza, ouvir rádio, mexer no relógio, tudo isso enquanto dirigimos. Nossa mente consciente designa o objetivo e deixa que a mente inconsciente cuide dele, liberando a atenção para outras coisas.

Para o Coaching, após um treinamento cansativo, os seres humanos atingem o quarto estágio de aprendizado e formam os seus hábitos. Seguindo essa lógica, a habilidade do indivíduo torna-se inconsciente.

Porém, a maneira mais eficiente de realizar uma tarefa nem sempre é através dos hábitos. Os conhecimentos e as nossas crenças acumuladas durante toda a vida acabam filtrando e nos fazendo perder algumas informações que são essenciais para chegarmos à competência in­consciente.

O melhor jogador de futebol do mundo treina exaustiva­mente todos os dias para participar de um campeonato brasileiro e se superar durante cada jogo. Isto é, é preciso treinar exaustivamente para conseguir conquistar a quarta fase do aprendizado: competência inconsciente (executar com perfeição determinada tarefa).

Gostou de saber mais sobre como se dá nosso processo de aprendizado? O interessante é que se estivermos abertos, podemos aprender sempre mais um pouco e expandir tanto nossas habilidades e competências, como nossa mente e evoluir de forma sistêmica. Permita-se e ouse aprender mais e mais continuamente!