A análise transacional (AT) pode ser definida como uma teoria da personalidade e uma psicoterapia sistemática para o crescimento e a mudança pessoal. Criada no ano de 1956 pelo psiquiatra canadense Eric Berne, esta é uma importante técnica que promove o autoconhecimento e permite a compreensão dos comportamentos, da comunicação, dos pensamentos e das sensações em relação a outros indivíduos.

Neste artigo, vamos compreender melhor os principais conceitos e contribuições dessa teoria, bem como os benefícios que ela tende a oferecer às pessoas. Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

Os 3 sistemas de emoções de Eric Berne

Segundo Berne, cada pessoa possui três tipos de sistemas de emoções ou personalidade, chamados de estados de ego: pai, adulto e criança. Cada um desses perfis atua como se fosse uma pessoa trabalhando e operando dentro da mente humana, pois representa diferentes maneiras de raciocinar, de sentir e de se comportar diante das mais diversas situações que vivenciamos na nossa vida diariamente.

O estado de ego pai representa a influência que foi recebida dos pais, familiares e professores, nos hábitos e costumes aprendidos durante a infância. Trata-se da parte do cérebro em que estão armazenadas as condutas, os valores e os comportamentos que são aprendidos e adquiridos com aqueles que exerceram algum tipo de influência durante a criação do indivíduo.

O estado de ego adulto é a parte da personalidade que é responsável por analisar e pensar racionalmente, antes de tomar alguma decisão. Esse tipo de ego não age pelas emoções e se baseia na razão, avaliando conceitos como certo e errado, bom e ruim e melhor ou pior.

O estado de ego criança, por fim, é a parte infantil da personalidade. Nela, está representada a maior parte dos sentimentos, tais como felicidade, angústia, tristeza, amor, alegria e entusiasmo. É por meio dela que são sentidas as emoções, positivas ou não.

A perspectiva geral da análise transacional

PSC

A análise transacional leva em consideração os conceitos de caráter e personalidade. Dentro dessa linha de pensamento, o caráter é o conjunto de características que cada indivíduo já traz consigo, como tendência à lealdade, à passividade, à rebeldia etc. Já a personalidade é o resultado das interações do indivíduo com o meio em que vive, recebendo influências da família, dos amigos, da cultura, da educação recebida, da religião etc.

Por meio da análise transacional, é possível identificar e reconhecer pensamentos, emoções e comportamentos sabotadores que impedem o indivíduo de evoluir em diferentes aspectos da sua vida e de adotar atitudes que proporcionem uma vida mais saudável e feliz.

Essa poderosa técnica pode ser aplicada em qualquer contexto, profissão, organização, instituição ou religião, especialmente quando aplicada ao coaching — o mais poderoso método de desenvolvimento e capacitação humana existente na atualidade —, pois auxilia os indivíduos a encontrarem soluções práticas e permanentes para as mais diversas dificuldades e problemas emocionais ou comportamentais.

Principais conceitos da análise transacional

Além dos estados de ego e da diferenciação entre caráter e personalidade, a análise transacional também traz outras contribuições aos estudos do comportamento humano, por meio dos conceitos a seguir.

  • Potencial do indivíduo: as pessoas nascem OK, com um potencial natural para estabelecer bons relacionamentos com as pessoas, estudar, trabalhar e fazer parte de diversos grupos sociais, superando as dificuldades diárias;
  • Relações contratuais: as relações são consideradas positivas e saudáveis quando todos os envolvidos nelas assumem as suas parcelas respectivas de responsabilidade. Isso depende da clareza de comunicação e dos esforços para alcançar objetivos comuns;
  • Autonomia: cada indivíduo pode e deve tomar decisões conscientes e espontâneas, desde que compreenda os seus padrões de funcionamento. Assim, é possível fazer escolhas para ser efetivamente feliz;
  • Padrões de pensamento: as pessoas, como resultado do caráter e da personalidade, apresentam determinados padrões de pensamentos, sentimentos e comportamentos que impactam as suas relações e a sua comunicação. Quando o indivíduo se torna ciente desses padrões, ele consegue promover mudanças naquilo em que pode melhorar;
  • Transações: as transações são os padrões de comunicação do indivíduo com as pessoas ao seu redor. A análise dessas transações é feita com o objetivo de tornar a comunicação mais clara, facilitando o alcance das metas do indivíduo;
  • Posições existenciais: as posições existenciais são o nome que a AT atribui aos padrões básicos do indivíduo ao pensar, falar, sentir e agir. Elas promovem várias percepções sobre a pessoa na sua relação consigo mesma e com o outro;
  • Jogos psicológicos: os jogos psicológicos são as atitudes dos indivíduos de acordo com os seus padrões comportamentais e com as posições que assumem nas relações (perseguidor, vítima, salvador etc.). Identificar essas posições também permite reconhecer possibilidades de melhorias nas relações;
  • Reconhecimento: o reconhecimento é uma das necessidades humanas mais fundamentais nas relações que estabelecemos uns com os outros. Segundo a AT, há diferentes formas pelas quais o reconhecimento pode ser demonstrado;
  • Emoções: todo ser humano tem emoções naturais (alegria, tristeza, raiva, amor e medo), mas há também emoções aprendidas, utilizadas para mascarar o medo de vivenciar as emoções naturais;
  • Script ou roteiro de vida: ainda na infância, de acordo com a sua visão de mundo e da realidade que a cerca, a criança faz escolhas que determinam como será o seu estilo de vida, criando a base do seu “roteiro”.

Benefícios da análise transacional

Confira alguns dos muitos benefícios que a análise transacional oferece:

  • Alteração de comportamentos nocivos;
  • Transformação de sentimentos e emoções negativas;
  • Eliminação de obstáculos e comportamentos limitantes;
  • Desenvolvimento emocional;
  • Conquista de autoconhecimento e autodesenvolvimento contínuo;
  • Desenvolvimento de personalidade;
  • Eliminação de traumas e cargas negativas;
  • Desenvolvimento de novas habilidades e comportamentos;
  • Evolução do Eu pessoal;
  • Melhor administração das diferentes áreas da vida;
  • Melhor aceitação de si mesmo e dos outros;
  • Melhora na autoestima.

Se você deseja entender como a análise transacional aliada ao coaching pode contribuir com o seu crescimento pessoal e profissional, convido você a conhecer o Professional & Self – Coaching — PSC.

Trata-se da melhor formação em coaching do país. É um eficiente treinamento que alia os conceitos da AT com diversos conhecimentos, técnicas e ferramentas do coaching, levando ao autoconhecimento, identificação de pontos fortes e de melhoria e desenvolvimento de novas habilidades que auxiliam as pessoas a enfrentar dificuldades e fraquezas.

Gostou deste artigo? Então, contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!