
Blog do JRM
© Depositphotos.com / kbuntu A análise transacional é uma teoria da personalidade e uma psicoterapia sistemática para o crescimento e a mudança pessoal.
A análise transacional (AT) pode ser definida como uma teoria da personalidade e uma psicoterapia sistemática para o crescimento e a mudança pessoal. Criada no ano de 1956, pelo psiquiatra Eric Berne, esta é uma importante técnica que promove o autoconhecimento e permite a compreensão dos comportamentos, comunicação, pensamentos e sensações em relação a outros indivíduos.
Segundo Berne, cada pessoa possui três tipos de sistemas de emoções ou personalidade, chamados de estados de ego: pai, adulto e criança. Cada um destes perfis atua como se fosse uma pessoa trabalhando e operando dentro da mente humana, pois representam diferentes maneiras de raciocinar, sentir e de se comportar diante das mais diversas situações que vivenciamos em nossa vida diariamente.
O estado de ego Pai representa a influência que recebida dos pais, familiares e professores, nos hábitos e costumes aprendidos durante a infância. Trata-se da parte do cérebro em que estão armazenadas as condutas, valores e comportamentos que são aprendidas e adquiridas com aqueles que exerceram algum tipo de influência durante a criação do indivíduo.
O estado de ego adulto é a parte da personalidade que é responsável por analisar e pensar racionalmente, antes de tomar alguma decisão. Este tipo de ego não age pelas emoções, e se baseia na razão, avaliando certo e errado, bom e ruim e o melhor ou pior.
O estado de ego criança, por fim, é a parte infantil da personalidade. Nela, está representada a maior parte dos sentimentos, tais como felicidade, angústia, tristeza, amor, alegria e entusiasmo. É por meio dela que são sentidas as emoções, positivas ou não.
Por meio da análise transacional, é possível identificar e reconhecer pensamentos, emoções e comportamentos sabotadores que impedem o indivíduo de evoluir em diferentes aspectos de sua vida e de adotar atitudes que proporcionem uma vida mais saudável e feliz.
Esta poderosa técnica pode ser aplicada em qualquer contexto, profissão, organização, instituição ou religião, especialmente quando aplicada ao Coaching — o mais poderoso método de desenvolvimento e capacitação humana existente na atualidade —, pois auxilia os indivíduos a encontrarem soluções práticas e permanentes para as mais diversas dificuldades e problemas emocionais ou comportamentais.
Confira alguns dos muitos benefícios que a análise transacional oferece:
Se você deseja entender como a análise transacional aliada ao Coaching pode contribuir com o seu crescimento pessoal e profissional, convido você a conhecer o Professional & Self – Coaching – PSC.
Trata-se da melhor formação em Coaching do país. É um eficiente treinamento que alia os conceitos da AT com diversos conhecimentos, técnicas e ferramentas do Coaching, levando ao autoconhecimento, identificação de pontos fortes e fracos, e desenvolvimento de novas habilidades que auxiliam a enfrentar dificuldades e fraquezas.
Se você gostou deste artigo, lembre-se de sempre curtir e compartilhar o conhecimento em suas redes sociais.