Sergey Nivens/Shutterstock A Alavancagem Financeira é uma estratégia usada pelas empresas para obter capital externo para fazer investimentos e assim preservar o seu patrimônio líquido

Você sabe o que é alavancagem financeira? Entende a sua importância para as organizações? Bem, este é um termo genérico que serve para exemplificar qualquer ação focada em aumentar a rentabilidade das empresas, mas utilizando para isso o endividamento (pedidos de empréstimos, ativos e financiamentos, por exemplo).

Sei que à primeira vista esta ideia parece um pouco complicada de entender, pois foge um pouco de nossas atividades diárias. Porém, para ajudá-lo a compreender melhor o que é alavancagem financeira, imagine que ao pegar um empréstimo, uma empresa, ao invés de usar o seu próprio capital (patrimônio líquido) para investir, acaba dispondo do valor pego fora, para fazer o que precisa, sem mexer em seu próprio dinheiro.

Em outras palavras, é como se o empresário tivesse um investidor extra, que entra no negócio para ajudar a subsidiá-lo. Para medir os riscos deste tipo de operação, é usado como base de mensuração, o Grau de Alavancagem Financeira – GAF, que aponta as ameaças deste tipo de ação.

Como a Alavancagem Financeira Funciona

A fórmula para medir estes tipos de riscos é ilustrada pelos elementos GAF = RSPL / ROI. O RPSL, refere-se ao Lucro Líquido / Patrimônio Líquido e ao Retorno Sobre o Investimento o ROI. Entretanto, como esta conta é bastante complexa, não vamos nos ater aqui, aos fatores matemáticos, mas sim, as consequências da alavancagem para as empresas e seus investidores.

Mas você deve estar se perguntando, como uma empresa pode investir em endividamento, não é mesmo? A ideia ao pegar este empréstimo de terceiros não é ficar endividada, mas sim, aplicar este dinheiro para aumentar sua presença no mercado e expandir o negócio.

PSC

Assim, segundo especialistas em Economia, a alavancagem financeira só é benéfica quando o dinheiro investido, por um prazo longo, traz o aumento do seu patrimônio líquido, ou seja, aumenta a rentabilidade da organização. Porém, isso só será realmente vantajoso se o valor recebido for maior do que o montante aplicado e trouxer resultados a mais para a empresa.

Por isso, antes de recorrer a este tipo de estratégia financeira, os empreendedores devem analisar bem todas as suas condições e verificar se são compatíveis com suas possibilidades. Em caso positivo também é preciso ter maturidade organizacional para administrar o dinheiro extra de forma assertiva e gerenciar corretamente a alavancagem financeira da empresa.

Isso evita fazer negócios impensados e tomar decisões erradas que prejudiquem toda a organização. E consequentemente, compliquem a vida dos empresários, acionistas e colaboradores da companhia. Reflita e boa sorte!

Gostou do artigo sobre alavancagem financeira? Curta, comente e compartilhe!