Mulher segurando a plaquinha escrito Coaching, ilustrando o acordo

Docstockmedia/Shutterstock O acordo formaliza a contratação dos serviços de Coaching

O acordo ou Acordo Coaching é um momento importantíssimo do processo, que deve ser realizado nas primeiras sessões (preferencialmente na primeira). Ele surge verbalmente, enquanto o coach e o coachee entram em acordo sobre o funcionamento das sessões, as responsabilidades de ambos e os objetivos (estado desejado) do cliente.

O acordo de Coaching pode se transformar em um contrato de prestação de serviço devidamente registrado para salvaguardar os envolvidos. É importante que no acordo também estejam esclarecidas questões éticas sobre os limites da relação coach e coachee, horários, local, pagamento, confidencialidade e tudo mais que as partes considerarem importantes.

É possível que o acordo seja revisto em algum momento, isso também pode ser deixado claro no começo. Caso o coach não ache relevante trabalhar com contrato de prestação de serviço, escreva, como formato de tabela, as regras estabelecidas para o processo de Coaching e compartilhe com o coachee, pois estando escrito atribui-se mais credibilidade e o planejamento ficam mais facilitado.

A Importância Do Acordo no Processo de Coaching

O acordo é importante para formalizar a prestação de serviços e garantir que tudo saia conforme o combinado. A partir daí, é partir para a parte prática é realizar as sessões e desfrutar de todos os benefícios que o Coaching pode trazer à vida e carreira de coachee.

Com suas metodologias, técnicas e ferramentas, o método proporciona um crescimento de forma planejada, objetiva e acelerada, o que fornece ao cliente a oportunidade de desenvolver suas competências e habilidades, vencer suas crenças e comportamentos limitantes e alavancar definitivamente os seus resultados.

O Coaching é tão diferenciado porque trabalha com foco no tempo presente, ou seja, nas metas e objetivos que a pessoa deseja alcançar seja qual for à área de sua vida. Além disso, proporciona um intenso autoconhecimento, o que na prática se reflete em decisões mais assertivas, numa comunicação mais clara, liderança efetiva e numa vida com mais propósito e sentido.

PSC

Se não bastasse tudo isso, esta incrível metodologia auxilia a que o cliente possa identificar as origens de suas limitações profissionais, pessoais ou mesmo afetivas e trabalhar, de forma correta, para mudar este quadro, reprogramar suas crenças e ter novos comportamentos. Tudo isso, auxilia a que a pessoa consiga acessar todo o seu poder interior e desfrutar de conhecimentos que possam levá-la a dar um salto de qualidade gigantesco em sua vida.

Isso não está formalizado no acordo de Coaching, mas esta é a grande cereja do bolo, os benefícios intangíveis que o processo traz à história e aos resultados de seu cliente. Se você quer o mesmo? Faça o Professional & Self Coaching – PSC e ouse ir além em todos os sentidos!