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O que é a Psicologia do Desenvolvimento Humano?

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Da infância à fase adulta. É sobre isso que a Psicologia do Desenvolvimento Humano trata! | kharlamova_lv

A psicologia do desenvolvimento humano é uma área de conhecimento que tem por objetivo analisar e compreender como os processos físicos e psicológicos se desenvolvem em cada etapa do crescimento humano. O desenvolvimento físico, cognitivo, social, afetivo e psicológico tem princípio na concepção e fecundação do óvulo e continua durante todas as fases da vida de um sujeito tendo fim com a morte. Para que se considere o desenvolvimento de um indivíduo, é, portanto, imprescindível integrar várias áreas de conhecimento como educação, biologia, sociologia, antropologia, medicina, que juntas poderão dar um diagnóstico comportamental sobre ele.

A psicologia do desenvolvimento se debruça sobre as transformações psicológicas que ocorrem no decorrer do tempo com um indivíduo e utiliza estudiosos da área como o grande teórico sobre o assunto, Jean Piaget, para trilhar modelos que como as mudanças que acontecem na vida do sujeito e de que modo podem ser compreendidas e descritas. No começo dos estudos sobre essa área, apenas crianças e adolescentes eram analisados nas pesquisas. Hoje, os estudos se ampliam para todas as etapas da vida, pois se compreende que os seres humanos vivem em constantes mudanças e que essas análises contribuem para o desenvolvimento também de adultos.

Fases do desenvolvimento

Jean Piaget introduziu o conceito de fases do desenvolvimento de crianças sendo o primeiro o período sensório-motor (de 0 a 24 meses), em que a criança percebe o mundo conforme o deslocamento de seu próprio corpo, o que não está em seu campo visual não existe, o mundo é a própria criança. O segundo é o estágio pré-operatório (de 2 a 7 anos) em que a criança passa a ser capaz de representar, mentalmente, objetos que não estejam fisicamente presentes, mas nessa fase elas ainda não conseguem enxergar as coisas pela perspectiva do outro, são egocêntricas. O terceiro (de 7 a 11 anos) é o das operações concretas, a criança consegue ver o mundo de maneira lógica e passa a ter desejos de sociabilidade. O último (a partir de 12 anos) é o estágio operatório formal em que os adolescentes conseguem entender que sua realidade específica é apenas uma entre várias imagináveis, e começam a questionar temas existenciais como a verdade, o bem, o mal, a justiça.

Muitos estudiosos atualmente se debruçam sobre estas teorias e dão continuidade às análises na vida adulta dos indivíduos, pois mudanças ou constâncias nesses padrões de comportamento podem ser importantes armas para se compreender os desejos, personalidades e aspirações que determinado sujeito possui. As novas concepções de atuação profissional que enfatizam a prevenção e a promoção de saúde fazem com que profissionais de várias áreas busquem na psicologia do desenvolvimento subsídios teóricos e metodológicos para sua prática profissional.

Coaches profissionais também se utilizam desses conhecimentos para conseguirem trilhar estratégias que irão beneficiar seus clientes. Ao se conhecer todos os aspectos do desenvolvimento humano de determinado indivíduo é possível diagnosticar suas dificuldades e suas potencialidades e, assim, criar um trabalho que possibilite o pleno desenvolvimento dessa pessoa, superando os desafios e aproveitando as qualidades que sua personalidade oferece. O Curso Professional & Self Coaching – PSC do IBC Coaching tem na psicologia do desenvolvimento humano uma de suas bases teóricas. Conheça nossa metodologia e se desenvolva conosco!

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