Sabe aquelas pessoas que inventam histórias extraordinárias e as apresentam como se fossem verdade, ou aumentam seus feitos para levar algum tipo de vantagem? Esse é o perfil dos mitomaníacos, indivíduos com distúrbios de personalidade que precisam ser acompanhados e tratados adequadamente.

A mitomania pode ser definida como a compulsão por mentir. Considerada um transtorno de ordem psicológica, a doença está relacionada a problemas de autoestima e a questões psicossociais. O mitomaníaco, portanto, mente para melhorar sua imagem, elevar sua estima e se sentir melhor diante da própria realidade.

Quer saber mais sobre o que é mitomania, os perigos desse transtorno e formas de tratamento? Continue a leitura!

Saiba mais sobre o que é mitomania

Mentir é um comportamento comum do ser humano que é utilizado em certas situações para alcançar objetivos ou ser aceito. Contudo, quando uma pessoa começa a falar inverdades com frequência, pode ser sinal de que ela esteja sofrendo de mitomania. Esse distúrbio psicológico, que é também chamado de mentira patológica, foi descrito pela primeira vez por Anton Delbrück, um psiquiatra alemão, no final do século XIX.

A fuga do real feita pelos mitômanos muitas vezes acontece de maneira inconsciente, pois o mentiroso compulsivo não percebe as contradições naquilo que fala. Por isso, não se importa em repetir suas histórias fantasiosas até para as pessoas que conhecem a verdade. Basicamente, ele acredita nas próprias mentiras e as fala com convicção.

Isso cria situações de extremo constrangimento para o próprio indivíduo, além de familiares e amigos. Afinal, geralmente as pessoas que testemunham o distúrbio de personalidade não sabem que as mentiras são involuntárias e partem de uma doença que precisa ser tratada. Isso acaba criando estigmas sociais bastante delicados, prejudicando o desenvolvimento pessoal e profissional.

PSC

Com auxílio psiquiátrico e sessões de psicoterapia, o mitomaníaco pode trabalhar seu problema e vencer a doença, que tem tratamento e pode ser curada. Para isso, todo o seu círculo de convívio deve estar comprometido em ajudá-lo a controlar a compulsão e evitar alimentar as fantasias.

Os perigos do profissional mitomaníaco

Alegar o falecimento de um parente por semana, fingir estar doente várias vezes ao mês, aumentar suas experiências, supervalorizar seu trabalho e sempre contar vantagem sobre os colegas são alguns dos comportamentos que o profissional mitomaníaco costuma apresentar no ambiente de trabalho.

Para piorar a situação, quando confrontado, o indivíduo tende a negar veementemente que tenha feito algo errado, colocando a responsabilidade em seus colegas ou em fatores externos. O que, consequentemente, pode causar uma série de desentendimentos com os demais e prejudicar o desempenho de toda a equipe.

Ao inventar fatos para se promover e obter vantagens, esse colaborador se torna um elemento perigoso para a empresa, pois suas mentiras comprometem a todos: gestores, equipes, colegas e clientes. Por isso, assim que o mitômano é identificado, a organização deve tomar medidas para evitar que suas mentiras prejudiquem a instituição e o bem-estar de todos.

O mais indicado é que o profissional que apresenta esse tipo de distúrbio seja encaminhado para avaliação médica e, posteriormente, para o tratamento adequado. Com ajuda especializada, essa pessoa terá mais condições de trabalhar os aspectos negativos que afetam sua vida e vencer a doença.

Principais sintomas da mitomania

Embora o sintoma mais marcante da mitomania seja a mentira frequente, existem outros sinais que apontam que o indivíduo está enfrentando um problema psicológico. Para chegar ao diagnóstico, os especialistas costumam analisar todo o comportamento do paciente, considerando especialmente os aspectos que apresentaremos a seguir.

Ampliação da realidade

Na grande maioria dos casos, os mitômanos não criam histórias sem embasamento. O que eles costumam fazer é ampliar a realidade, incluindo elementos que tornem os fatos mais interessantes. São detalhes inseridos ao longo das informações que as transformam em mentiras, pois não correspondem à realidade.

Ansiedade

Por não se sentirem satisfeitos com a realidade, os mitômanos costumam ser ansiosos. Isso ocorre especialmente quando fazem comparações entre o mundo real e o universo que eles criaram. Assim, a ansiedade os leva a inventar cada vez mais mentiras como forma de fuga para as suas frustrações.

Baixa autoestima

A necessidade de mentir muitas vezes é motivada pela baixa autoestima. Assim, o indivíduo se apresenta ao mundo da maneira que ele gostaria de ser e não como ele é realmente. Isso é bastante prejudicial, tanto para os relacionamentos pessoais quanto para a carreira, pois os demais não conseguem identificar o que é verdade do que é mentira.

Sensação de pressão psicológica

O mitômano precisa lidar com uma grande pressão psicológica que é gerada especialmente pelas suas cobranças internas e pelo medo de ser descoberto. Perceba que é uma relação interna ambígua, ao mesmo tempo em que ele parece acreditar no que diz, também há o medo de que outras pessoas descubram as suas mentiras.

Acreditar nas próprias mentiras

Por fim, está um sintoma que não se aplica a todos os casos de mitomania, mas que costuma ser bastante marcante: acreditar nas próprias mentiras. Quando o indivíduo não acredita em suas histórias, ele se esforça para tal e age como se acreditasse.

Quais são as causas da mitomania?

Não há uma causa determinada para a mitomania, entretanto, existem algumas teorias que podem servir como base para o desenvolvimento desse transtorno. Ela pode vir como consequência de outras doenças, como esquizofrenia, bipolaridade e borderline. Outra possível causa seria um tipo de desequilíbrio nos neurônios no lobo frontal.

Em se tratando de questões comportamentais, acredita-se que pessoas com certos tipos de comportamento estejam mais inclinadas a se tornarem mentirosos compulsivos. Trata-se de um perfil que tem maior inclinação à mentira como forma de chamar a atenção e, assim, se tornar popular.

Tratamento da mitomania

É bastante raro que uma pessoa que apresente sintomas de mitomania procure ajuda especializada. Geralmente isso acontece devido à insistência de familiares. Portanto, se você tem um amigo ou familiar que apresente os sintomas descritos e esteja tendo prejuízos em sua vida devido a esse comportamento, converse com ele.

Vale destacar que a conversa deve ser feita com muita empatia e respeito. Lembre-se sempre que a pessoa não cria histórias por maldade, trata-se de um transtorno psicológico que precisa ser tratado. Então, tenha empatia, ouça o que ela diz e deixe claro que a ajuda especializada é fundamental para que se trate e viva melhor.

O comprometimento do paciente é crucial para o sucesso do tratamento. Afinal, se ele não reconhecer que tem um problema, consequentemente não irá se dedicar para aplicar as recomendações médicas. Por isso, demonstre que está oferecendo seu apoio, seja para ouvi-lo, acompanhá-lo nas consultas e no que mais for necessário.

O tratamento costuma acontecer principalmente através de sessões de psicoterapia e, em alguns casos, medicação para controle dos sintomas, como a ansiedade, por exemplo. Tudo irá depender de cada caso e do que for relatado ao médico.

Você já tinha ouvido falar a respeito da mitomania? Conhece alguém que se comporta dessa forma? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para passar a informação adiante!