Voltar

O Que é a Metodologia 5W2H?

Publicado em | 0 comentários
5w2h

Wakebreakmedia/Shutterstock A ferramenta 5w2h é uma poderosa aliada dos processos de planejamento e execução de projetos nas empresas

Se existe uma metodologia que facilita e dá maior clareza aos processos de gestão e planejamento nas empresas, com certeza, esta é o 5w2h. Por isso mesmo, tanto empreendedores como empresários usam este método para organizar seus planos estratégicos e desenvolver novos projetos.

A ferramenta 5w2h tem origem na indústria automobilística, mais especificamente na do Japão, onde foi desenvolvida. No início foi associada aos processos de gestão da qualidade total, nas linhas de produção de carros. Logo depois foi expandida para outras áreas, sempre com a intenção de ajudar a coordenar o passo a passo da elaboração e execução de um projeto ou plano de ação, por exemplo.

O método atua como uma espécie de checklist das demandas, apoiando o profissional a ser bem mais assertivo no desenvolvimento do seu trabalho. Um de seus diferenciais está em ajudar a formatar melhor as ideias e os projetos por meio da definição clara de cada uma de suas etapas e responsabilidades.

Usar o 5w2h é importante porque embora na teoria o líder tenha bem claro quais são os seus objetivos ao demandar as atividades, a efetividade de sua delegação só se mostra quando, na prática, os colaboradores envolvidos entendem perfeitamente qual é a meta, como fazer o trabalho e, especialmente, o seu papel para alcançar estes resultados.

Entenda a Ferramenta 5w2h

A sigla 5w2h representa cinco palavras em inglês, que são e representam respectivamente: What – o que será feito? Why – por que será feito?(objetivo); Where – onde será feito? (local), When – quando será feito (prazo); Who – por quem será feito (pessoa responsável); How – como será feito? (qual a metodologia ou ferramenta aplicada) e How Much – quanto custará? (investimento financeiro).

Sabendo o que cada termo significa fica bem mais claro compreender como usar o método no dia a dia de uma empresa e também a entender como ele realmente pode ajudar a facilitar a execução dos projetos. Para isso, é essencial que todos os itens listados sejam colocados no papel e apresentados pelo gestor à equipe. Assim todos podem visualizar as informações levantadas e tomar consciência delas e de sua função e responsabilidades.

Ao responder todos estes questionamentos é hora de partir para a ação, pois a simplicidade, objetividade e clareza do 5w2h não deixa muita margem para dúvidas. Portanto, se você é líder do projeto, coloque em prática o que foi definido neste planejamento e coordene todas as etapas do checklist junto aos seus profissionais, dando-lhes todo o suporte necessário à execução e finalização da tarefa do modo e no tempo certo.

E se você quer dominar esta e outras ferramentas de gestão de negócios e impulsionar os seus resultados, minha dica é – conheça a formação Business and Executive Coaching – BEC e maximize o desempenho da sua empresa.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!