Voltar

O que é a ferramenta de Coaching roda da vida

Publicado em | 0 comentários
homem segurando a palavra coaching

© Depositphotos.com / gustavofrazao A roda da vida é uma poderosa ferramenta do Coaching, que avalia diferentes aspectos da vida de um indivíduo.

Você já parou para pensar se está realmente satisfeito com a vida que leva? Essa reflexão contribui para identificar em quais aspectos não têm obtido o sucesso necessário e investir nas soluções mais adequadas para isso. Fatores como um trabalho desgastante, falta de dinheiro, débitos a quitar e problemas com a família afetam a forma como encaramos as mais diversas situações, lidamos com as pessoas ao nosso redor e com as nossas emoções, o que acabam direta ou indiretamente afetando o alcance da tão sonhada plena realização pessoal.

Essa situação acontece principalmente com quem não tem equilíbrio em todos os setores da vida. Quando você está passando por uma situação ruim em determinada área, isso tende a afetar outras. Por exemplo, se o trabalho vai mal, dificilmente haverá bem-estar e satisfação nos demais campos.

Quem deseja conquistar essa harmonia, pode contar com a eficiência da roda da vida coaching. Trata-se de um dos métodos mais tradicionais de avaliação pessoal que garante uma visão sistêmica da vida do cliente, permitindo analisar com mais detalhes todas as áreas que a compõem. Entre os mais comuns estão:

  • Pessoal: desenvolvimento intelectual, saúde e disposição, equilíbrio emocional;
  • Profissional: realização e propósito, recursos financeiros, contribuição social;
  • Relacionamentos: família, desenvolvimento amoroso, vida social;
  • Qualidade de vida: criatividade, hobbies e diversão, plenitude e felicidade, espiritualidade.

A roda da vida avalia os aspectos listados acima, conferindo notas de 0 a 10 de acordo com o nível de satisfação associado a cada um deles. A partir dessa classificação, é feita uma reflexão sobre qual das áreas precisa ser trabalhada para equilibrar vida pessoal, profissional, relacionamentos e qualidade de vida.

Como é aplicada a roda viva coaching?

Quando o cliente atribui um percentual de satisfação para cada campo de sua vida eles são representados como fatia, cujo tamanho tem a mesma proporção do valor, formando um gráfico pizza. Por exemplo, se ele atribuir 50% de realização no setor profissional, então essa parte do círculo será desenhada como metade de um triangulo e assim por diante.

Ao final, o coachee poderá ter uma representação visual de como está a sua vida nos mais diferentes campos, segundo a sua própria avaliação e escolher aquele que considera o principal. Denominado de alavanca, essa área deverá ser devidamente trabalhada para garantir aumento de satisfação do indivíduo, o que trará melhorias nos demais setores.

Tipos de aplicação da roda da vida coaching

A roda da vida pode ainda ser utilizada para explorar ainda mais cada setor da vida. O campo família, por exemplo, seria redividido em cônjuge, filhos, pais, entre outros relacionados para que o coachee avalie especificamente cada um dos aspectos que a compõe. Habilidades, competência e outros fatores semelhantes também podem ser analisados da mesma forma para identificar aqueles que precisam ser desenvolvidos para alcançar os objetivos propostos. Com isso a ferramenta contribui no desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo.

Apesar da roda da vida parecer uma ferramenta simples, ela pode trazer muitos resultados positivos. Isso porque consegue indicar com precisão quais aspectos têm impedido ou dificultado a conquista da satisfação plena.

Este artigo foi útil e interessante para você? Então lembre-se de curtir e compartilhar o conhecimento em suas redes sociais.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!