Você já parou para pensar se está realmente satisfeito com a vida que leva? Essa reflexão contribui para identificar em quais aspectos não têm obtido o sucesso necessário e investir nas soluções mais adequadas para isso. Fatores como um trabalho desgastante, falta de dinheiro, débitos a quitar, problemas com a família, entre muitos outros, afetam a forma como encaramos as mais diversas situações, lidamos com as pessoas ao nosso redor e com as nossas emoções, o que acaba, direta ou indiretamente, afetando o alcance da tão sonhada realização pessoal.

Essa situação acontece principalmente com quem não tem equilíbrio em todos os setores da vida. Quando você está passando por uma situação ruim em determinada área, isso tende a afetar outras. Por exemplo, se o trabalho vai mal, dificilmente haverá bem-estar e satisfação nos demais campos.

Quem deseja conquistar essa harmonia, pode contar com a eficiência da Roda da Vida Coaching, uma das ferramentas mais eficientes e assertivas, para mostrar os pontos da vida que estão indo bem e aqueles que precisam da devida atenção para serem melhorados, a partir de mudanças simples incluídas no dia a dia.

Acompanhe-me e veja como esta ferramenta funciona e de que forma ela pode auxiliar uma pessoa a transformar a sua realidade de maneira altamente eficiente.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo, Verdadeiramente
e na Essência!

O que é a Roda da Vida Coaching?

Trata-se de um dos métodos mais tradicionais de avaliação pessoal que garante uma visão sistêmica da vida, permitindo analisar com mais detalhes todas as áreas que a compõem. Entre os mais comuns estão:

  • Pessoal: desenvolvimento intelectual, saúde e disposição, equilíbrio emocional;
  • Profissional: realização e propósito, recursos financeiros, contribuição social;
  • Relacionamentos: família, desenvolvimento amoroso, vida social;
  • Qualidade de vida: criatividade, hobbies e diversão, plenitude e felicidade, espiritualidade.
PSC

A Roda da Vida avalia os aspectos listados acima, conferindo notas de 0 a 10, de acordo com o nível de satisfação associado a cada um deles. A partir dessa classificação, é feita uma reflexão sobre qual das áreas precisa ser trabalhada para equilibrar vida pessoal, profissional, relacionamentos e qualidade de vida.

O desenho abaixo exemplifica bem de que forma a Roda da Vida funciona e deve ser preenchida pela pessoa que irá utilizá-la para empregar mudanças positivas e necessárias em sua realidade.

Essa é a roda da vida. Vamos aprender a usá-la?

Como é aplicada a Roda da Vida Coaching?

Quando o cliente atribui um percentual de satisfação para cada campo de sua vida eles são representados como fatia, cujo tamanho tem a mesma proporção do valor, formando um gráfico pizza. Por exemplo, se ele atribuir 50% de realização no setor profissional, então essa parte do círculo será desenhada como metade de um triângulo e assim por diante.

Ao final, o indivíduo poderá ter uma representação visual de como está a sua vida nos mais diferentes campos, segundo a sua própria avaliação e escolher aquele que considera o principal. Denominado de alavanca, essa área deverá ser devidamente trabalhada para garantir aumento de satisfação do indivíduo, o que trará melhorias nos demais setores.

Tipos de aplicação

A Roda da Vida pode ainda ser utilizada para explorar ainda mais cada setor da vida. O campo família, por exemplo, seria redividido em cônjuge, filhos, pais, entre outros relacionados para que a pessoa avalie especificamente cada um dos aspectos que a compõe. Habilidades, competência e outros fatores semelhantes também podem ser analisados da mesma forma para identificar aqueles que precisam ser desenvolvidos para alcançar os objetivos propostos. Com isso a ferramenta contribui no desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo de forma significativa.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ!Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

A importância da Roda da Vida

Nos últimos tempos temos vivido de maneira tão automática, em decorrência da correria de nosso dia a dia, de nossas atividades e afazeres, tanto pessoais, quanto profissionais, que dificilmente conseguimos parar para fazer uma análise daquilo que está e não está indo bem em nossa vida.

É neste cenário que a Roda da Vida Coaching se faz extremamente importante. Digo isso, pois ela nos mostra uma realidade que muitas vezes queremos esconder ou não queremos encarar, principalmente pelo medo de que isso nos cause alguma dor. Entretanto, quando nos disponibilizamos a fazer esta análise, a visualizar ponto a ponto de nossa existência, temos também a oportunidade de empregar melhorias e mudanças fundamentais para que nos sintamos pessoas realizadas e até mesmo felizes.

Assim, para mim, a verdadeira importância da Roda da Vida está na possibilidade que ela oferece aos mais diversos tipos de pessoas de enxergarem com profundidade os pontos de suas vidas, ou seja, aqueles que estão bem e dessa maneira precisam permanecer e aqueles que precisam ser trabalhados para que assim a satisfação interna e externa cresça cada vez mais.

Com isso, o indivíduo que se permite passar por este processo, deixando o medo de lado, passa a, automaticamente, trabalhar o seu próprio autoconhecimento, algo que é essencial para que se consiga viver em harmonia com o universo ao nosso redor e até com a gente mesmo. É por isso, que sempre que tenho a oportunidade eu falo sobre a Roda da Vida e faço questão de aplicá-la nos processos de Coaching dos quais participo, pois vejo nela a possibilidade de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional, que muitas outras ferramentas não oferecem.

E para que você consiga compreender ainda mais como a Roda da Vida funciona e como você pode avaliar a sua satisfação com a sua vida, trago-lhe um vídeo em que eu falo sobre o que todos os indivíduos precisam para se sentirem verdadeiramente realizados. Assista e confira:

 

Apesar da roda da vida parecer uma ferramenta simples, ela pode trazer muitos resultados positivos. Isso porque consegue indicar com precisão quais aspectos têm impedido ou dificultado a conquista da satisfação plena.

Espero tê-lo ajudado com este conteúdo e que a partir de agora você possa aplicar a Roda da Vida Coaching em sua vida, para sentir a verdadeira felicidade em sua jornada evolutiva. Até porque nós merecemos ser felizes e nos sentirmos plenos e realizados com as nossas conquistas e esforços diários.

Agora me conte: você gostou deste conteúdo? De que forma ele agregou em sua vida? Deixe o seu comentário me dizendo o que achou e lembre-se de continuar acompanhando mais artigos, bem como minhas postagens em minhas redes sociais e em meu canal no Youtube.

Copyright: 569920414 – https://www.shutterstock.com/pt/g/dizain