Segundo o dicionário Aurélio, proatividade significa aquilo que não se baseia na reação a algo, mas em uma iniciativa de ação; que age antecipadamente; agilidade; eficiência.

Ser um profissional proativo tem se tornado, a cada dia, um fator essencial para se destacar no ambiente corporativo. Antecipar-se diante das situações e dificuldades, propor soluções, ter capacidade de adaptação a diferentes contextos e agir com dinamismo são ações que podem gerar resultados expressivos na carreira de qualquer profissional e podem contribuir com o crescimento e o desenvolvimento de uma empresa.

Mas, afinal, você se considera um profissional proativo? O seu trabalho é impecável e, dificilmente, alguém conseguiria fazer melhor? Quando foi a última vez que criou ou propôs ideias novas? Você costuma ouvir a opinião dos seus chefes e colegas sem questionar? Você é do tipo que “espera para ver no que dá”, ou está sempre se antecipando diante das situações?

Responder a algumas dessas questões pode demonstrar o quanto você tem sido ou não um profissional proativo.

Dicas para estimular a sua proatividade no trabalho

Neste contexto, separamos algumas dicas que podem ajudar você a estimular a proatividade em seu dia a dia de trabalho.

1. Dê satisfações sobre o seu trabalho

Antes que os seus chefes lhe perguntem sobre o andamento de uma atividade ou projeto, produza dados sobre a tarefa antecipadamente e apresente-os. Mostre o que já foi feito e o que falta, dando previsões de resultados e de conclusão. Se você identificar algum problema que possa corrigir, faça-o o quanto antes. Se precisar consultar um supervisor, comunique-o imediatamente para não perder tempo.

2. Analise as suas responsabilidades diárias

PSC

Faça uma lista com as tarefas do dia, a fim de entender quais precisam de ação imediata. É importante saber priorizar as atividades, de modo que você saiba por onde começar e quais tarefas podem ser deixadas para mais tarde. Lembre-se sempre de que ninguém consegue fazer várias atividades ao mesmo tempo com competência. Portanto, organize-se para ser verdadeiramente produtivo.

3. Antecipe os problemas, pensando em soluções rápidas

Um profissional proativo faz uso dos seus conhecimentos e das suas experiências para resolver os problemas por conta própria. Se isso não for possível, não há problema algum em pedir ajuda a colegas e supervisores. No entanto, faça isso apenas se você não conseguir lidar com a situação individualmente. Muitas vezes, bastam alguns minutos de reflexão para que uma solução eficaz apareça. Confie em seu potencial!

4. Pense de modo criativo

Procure desenvolver seu trabalho de forma diferente, avaliando tudo aquilo que pode ser melhorado. Hoje em dia, as empresas contratam pessoas que não sejam meros cumpridores de obrigações, mas que também se portem como donos da organização. Por isso, dar sugestões de processos de trabalho que possam ser melhorados faz parte da postura de um profissional proativo. Não faça apenas o que lhe mandam. Use a sua experiência e o seu conhecimento para promover melhorias na empresa.

5. Repense em suas responsabilidades e entregue mais do que é pedido

Ainda como um desdobramento do item anterior, é fato que muitas empresas demandam aqueles 110% no desempenho do profissional. Qualquer profissional tem a obrigação de dar 100% de si em suas atividades, afinal de contas, é para isso que foi contratado. Para que alguém possa obter destaque, ser proativo e, consequentemente, mostrar-se digno de promoções e aumentos salariais, é preciso superar as expectativas e ir além do óbvio e do obrigatório.

6. Não deixe atividades para a última hora

Ser proativo significa antecipar-se, e não atrasar-se. Os atrasos nas entregas das demandas indicam que você é um profissional descuidado e com administração ineficaz do seu tempo. Portanto, para que você de fato mostre proatividade, a pontualidade é primordial, pois ela indica comprometimento. Além disso, lembre-se de que, se você estiver adiantado, conseguirá resolver qualquer imprevisto com mais tranquilidade.

7. Previna o surgimento de problemas

Uma das maiores vantagens da postura proativa é não apenas a solução de problemas, mas também a sua prevenção. Por isso, em tudo aquilo que fizer, reflita sobre os riscos existentes, ou seja, sobre tudo aquilo que pode dar errado. Dessa forma, você conseguirá desenvolver planos de contingência, ou seja, o popular “plano B” para resolver a questão ou ao menos amenizar os seus impactos.

8. Separe as suas atividades por ordem de prioridade

Liste as tarefas, separando-as entre importantes, urgentes e circunstanciais. Esse método é muito eficaz para que você priorize atividades e administre bem o seu tempo. Tarefas importantes são aquelas que afetam com gravidade a empresa. As urgentes são as que precisam ser resolvidas o quanto antes. Já as circunstanciais são aquelas atividades que não produzem resultado algum, são apenas executadas por hábito ou por acaso, como reuniões desnecessárias.

9. Elimine tarefas desnecessárias

Ao analisar a sua rotina, você certamente identificará atividades que desperdiçam o seu tempo. É claro que o descanso e o lazer são importantes, mas deve haver um tempo do dia específico para isso, fora dos períodos produtivos. Por isso, se você procrastina a redação de um relatório enquanto navega pelas redes sociais, identifique já esse gargalo de produtividade e modifique os seus hábitos nesse sentido.

10. Proponha e anote novas ideias diariamente

A criatividade é um exercício que fortalece a mente tanto quanto as flexões fortalecem os braços. Por isso, a repetição e a constância fazem a diferença para o desenvolvimento dessa característica. Sendo assim, avalie o seu desempenho diariamente, bem como as rotinas de trabalho. Identifique possibilidades de melhoria e anote-as em um papel. Coloque em prática o que estiver ao seu alcance e apresente aos superiores as ideias que dizem respeito à empresa ou ao departamento.

Ser proativo é muito mais do que ser apenas um bom funcionário. É ir além, antecipando-se diante dos problemas, agindo com autonomia, reduzindo a dependência dos supervisores (mas respeitando a hierarquia da empresa) e, acima de tudo, apresentando ideias para melhorar o dia a dia. Se você colocar as 10 dicas acima em prática, certamente será uma referência em proatividade!

E você, querida pessoa, se considera alguém verdadeiramente proativo? Quais das dicas acima você já segue e quais dela ainda precisa colocar em prática? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas sugestões a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!