Voltar

O que avaliar na hora da mudança de emprego

Publicado em | 0 comentários
homem decidindo entre dois caminhos

© Depositphotos.com / alphaspirit Uma mudança de emprego, por mais atraente que seja, deve ser bem avaliada e preencher as expectativas do profissional em vários aspectos.

Estamos vivendo uma fase de instabilidade na economia brasileira, com quedas expressivas da produção interna, do poder de compra e da quantidade de empregos ofertados. Setores importantes, como a indústria e o comércio, têm sofrido muito os efeitos da crise. Com isso, estão contratando menos e demitindo mais, o que dificulta a vida de pessoas que estão à procura de um novo emprego.

Para um seleto grupo de profissionais, entretanto, a crise não tem causado nenhum impacto negativo em suas carreiras.  Isso porque, ao enxugar seus quadros de colaboradores, as empresas estão priorizando a contratação de mão-de-obra mais qualificada, e quem estiver bem preparado tem muito a ganhar.

Esse contexto também se aplica aos profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho, uma vez que eles estão constantemente sendo avaliados e desejados pelas empresas concorrentes. Ao receber um convite para mudar de emprego, o profissional empregado, deve avaliar bem os prós e contras de fazer a mudança.

O que avaliar antes de decidir mudar de emprego

Quais as motivações

Responda: o que faz você querer mudar de emprego? Encontrar novos desafios? Maiores possibilidades de ser líder? Plano de carreira? Aumento de salário? Melhor infraestrutura? Congruência com seus valores? Pacote de benefícios? O ideal é que você saiba exatamente o que motiva sua mudança.

O que a empresa atual tem a oferecer

Será mesmo que todas as possibilidades na sua empresa atual se esgotaram? Sonde seu gestor sobre os planos de expansão da empresa para você e sua área, bem como as oportunidades de crescimento. Com dados reais, fica mais fácil avaliar sua situação e tomar a uma decisão.

Quais são as opções

Faça uma lista com os prós e contras das duas empresas (horários, estabilidade, plano de carreira, distância, cultura organizacional, salários, benefícios, gestores) e avalie quais os pontos positivos e negativos de cada uma. Para decidir, fique com aquela que melhor se encaixa em seu planejamento de vida e carreira.

Qual o seu estado atual

Além do salário mais atrativo, é importante se certificar que a empresa nova oferece os desafios profissionais que você está buscando. Do contrário, é possível que você se sinta desmotivado e estagnado, mesmo fazendo a mudança.

Após responder aos questionamentos acima, você está preparado para tomar sua decisão. Uma mudança de emprego, por mais atraente que seja, deve ser bem avaliada e preencher as expectativas do profissional em vários aspectos. Do contrário, fica apenas a frustração pela decisão errada.

Se você também deseja mudar de emprego, porém ainda não está certo de sua decisão, a dica é: faça Coaching! O processo ajudará a ajustar o foco, alinhar os pontos e decidir, com base em seus valores e anseios profissionais, o que é melhor para você.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!